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Com Luís Fernando, São Luís experimentará maior projeto de mobilidade urbana desde Haroldo Tavares…

Mapa mostra o traçado do novo corredor de transporte

Depois de Haroldo Tavares – como secretário de Obras no então governo de José Sarney (1966) e, posteriormente, como prefeito da capital (1971) – São Luís, incluindo os municípios da Ilha que não existiam à época, experimenta agora o surgimento do seu segundo maior momento estruturante em termos de mobilidade urbana.

A proposta apresentada pelo secretário Luis Fernando Silva (PMDB) ao Governo Federal ontem, que sugere investimentos complementares para a construção de novas pontes, criação de novos corredores do transporte coletivo, melhoramento de viadutos, rotatórias e a conclusão do Anel Viário Metopolitano, incluindo linhas de VLT (Veículo Leves sobre Trilhos) e BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), representa o nascimento de uma estruturante malha viária da Ilha com impacto no mínimo para os próximos 50 anos.

Na década de 60, Haroldo Tavares, com José Sarney, concebeu a malha viária que sustenta São Luís até os dias de hoje.

Ninguém consegue pensar em São Luís sem o Anel Viário, Avenida dos Africanos, Holandeses, Ponte do São Francisco, entre outras.

perspectiva do local da nova ponte sobre o Rio Anil

Sarney e Tavares, já naquela época, também não.

Da mesma forma, conhecedor de cada canto de rua e avenida dos quatro municípios da região metropolitana, Luis Fernando propõe uma ação impactante e necessária para o novo momento que vive São Luís e os outros três municípios que crescem juntos com a capital.

Mesmo com as importantes intervenções feitas pela governadora Roseana Sarney em seu primeiro mandato quando construiu viadutos e avenidas em São Luís, a própria governadora e o secretário Luis Fernando concluíram que é preciso muito mais.

E, sem timidez, levaram à Brasília o pedido para a implantação do maior programa de mobilidade urbana desse novo momento da região metropolitana, tão defendida pelo então prefeito de São José de Ribamar e, que agora começa a virar realidade.

E já começou.

A duplicação da Holandeses, que vai iniciar neste  mês; a duplicação da Avenida Nossa Senhora da Vitória, que começa nesse semestre, e as inaugurações do segundo trecho da Via Expressa e da Quarto Centenário é apenas o começo de um grande e consistente projeto que incluem as seguintes obras:

Traçado do rio Bacanga e acessos

1 – Conclusão do Anel Viário da região Metropolitana

– Construção da sétima ponte sobre o Rio Anil (ligando Av. Ferreira Goulart ao Anel Viário já existente em São Luis – Av. Camboa e Av. Victorino Freire).

– Construção da ponte sobre o Rio Bacanga (ligando bairro Pindorama ao bairro Piancó), incluindo 7,5 Km dos acessos às Av. dos Portuguese e Av. dos Africanos.

– Reestruturação da Av. dos Holandeses – aumento da capacidade viária (implantação de corredor de onibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).

– Restruturação da Av. Ferreira Goulart (implantação de corredor de onibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).

2 – Obras Complementares

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a reestruturação da Rodovia MA 201 (alargamento de pista, duplicação, plataformas de embarque e desembarque, sinalizações e etc).

– Criação do Corredor Secundario de Transporte Coletivo na área de influencia da Estrada da Mata (Cidade Operaria, Jardim America, Cidade Olimpica, Estrada da Mata, Av. Tancredo Neves, Av. Mascarenha de Moraes, Estrada da Quinta até a intersecção da MA 201).

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a duplicação da Rodovia MA 204, no trecho de interseção da Rodovia MA 202 e MA 201.

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo na MA 203, na interseção da Rodovia MA 204 até a sede do municipio de Raposa.

3 – Estudos, Projetos e Execução de Obras Estruturantes

– Implantação da infraestrutura (rampas de embarque e desembarque, terminais de carga e passageiros, acessos, etc.)para operação privada de Ferryboat de São José do Ribamar para Icatu/acesso a BR 402, que chega ao Parque Nacional dos Lençois Maranhenses.

– Implantação de linha de transporte coletivo de massa a ser operado com Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT), atendendo às regiões de influencia, Porto de Itaqui, Distrito Industrial – Area retroportuaria, Anjo da Guarda, Centro Historico, COHAB/COHATRAC/ Cidade Operario/Cidade Olimpica/ Distrito Industrial (Maracanã), area de transição para Zona Rural de cidade de São Luís.

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