17

Maranhão de cassações

roseanaPor Robert Lobato

Todos sabem o meu entendimento sobre a cassação do mandato do governador Jackson Lago e do seu vice, pastor Porto.

Vi (e ainda vejo) como um ato de violência política e jurídica contra a vontade soberana do povo do Maranhão e que, a rigor, nem havia necessidade para tanto, tendo em vista que o governo do saudoso pedetista enfrentava vários problemas administrativos sérios que poderiam, inclusive, dificultar a sua reeleição. Mas ele tinha o direito de ir até o final do mandato. Ponto!

Entretanto, o grupo Sarney é completamente convencido da tese de que “inquilino” do Palácio dos Leões não perde eleição, o que faz sentido levando-se em consideração o histórico político-eleitoral das disputas pelo governo do Maranhão. Talvez esse entendimento tenha precipitado a ofensiva pela cassação do mandato de Jackson. “O seguro morreu de velho”, diz a sabedoria popular.

O fato é que a partir da cassação de Lago pelo TSE, abriu-se um precedente na política local onde quem é derrotado nas urnas apela para os tribunais, tanto que logo após o “golpe de estado pela via judiciária”, para usar as palavras do ex-ministro do STF, Francisco Resek, que atuou na defesa do governador, os pedidos de cassação  no TRE-MA aumentaram consideravelmente logo após o evento do de abril de 2009. Até Flávio Dino, candidato derrotado na eleição de prefeito de São Luis em 2008, tentou dar um “golpe de estado pela via judiciária” para tomar o mandato do então prefeito eleito João Castelo.

Com a vitória de Roseana Sarney em 2010 foi a vez da oposição, através do ex-governador José Reinaldo Tavares, de também procurar a “via judiciária” para chegar ao poder.

O engraçado é que as alegações usadas na ação que pode levar à cassação do diploma da governadora e do seu vice é, basicamente, as mesmas que o grupo Sarney usou para detonar com Jackson Lago. É como se Tavares pensasse assim: “Ora, eu sei o que tive que fazer para eleger o meu sucessor em 2006; fiz, deu certo, mas cassaram o candidato da oposição eleito. Em 2010 utilizaram dos mesmos esquemas que usei no exercício do governo do estado e elegeram a governadora. Claro que agora é minha vez de procurar a “via judiciária”. É mais ou menos assim o raciocínio oposicionista.

É hilário também a comemoração de alguns como se Roseana já estivesse com o mandato cassado…

Um certo deputado – que antes da chegada de Jackson ao Palácio dos Leões era “pobre de marré, marré”, mas saiu próspero do governo ininterrompido – declarou que “Roseana está provando do próprio veneno”. É mole?

Tá certo, tudo bem que pode prevalecer o entendimento de que “quem com TSE fere com o TSE pode ser ferido”, mas ainda há muita água para passar por debaixo da ponte do Tribunal Superior Eleitoral.

A verdade é que o parecer do polêmico e controverso procurador-geral da República, Roberto Bringel, traz mais desgaste político para a governadora, neste momento, do que a certeza de perda de mandato futuro, tal como tentam passar alguns afoitos da oposição.

Nesse particular (cassação) eu faço como São Tomé: só vendo para crer.

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. O TSE não tem coragem, não tem peito, não tem independencia para cassar o mandato da filha do caudilho amapaense Sarney, por isso estão todos tranquilos.

  2. O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, que por sinal está fazendo uma péssima administração, está mantendo contatos com Flávio Dino em Brasília, é constante as viagens do prefeito luminense e suas visitas na sede da Embratur.

  3. ESSA ASSAÇÃO DE ROSEANA FOI COISA CRIADA PELO ZÉ TRAIRA E PAPADA DE PORCO, ISSO NÃO VAI DAR EM NADA POIS NÃO TEM NADA DE CONCRETO.
    ZÉ RUELA TEM QUE COMPRAR UMA BOA SERRA PRA APARAR O QUE ELE TEM NA CABEÇA.

  4. MARCOS, DIZ PARA GERARDE, QUEVAIS COMEMORAR E 1ª ELEIÇÃO DE LUIS FERNANDO, E DEPOIS E REELEIÇÃO DELE.

  5. TODO MUNDO TEM DIREITO DE FAZER O QUE QUIZER, PARA OCUPAR O CARGO QUE TEM MUITO DINHEIRO, É ASSIM SEU FLAVIO DINO CONTRA CASTELO, ROSEANA CONTRA ROSEANA

  6. Robert fica cheio de dedo pra assumir o lado dele, impressionante… Porque nao assume logo que ta com Roseana ? Essa de que “agora é a hora de Zé Reinaldo recorrer a via judiciaria” … Nao era pra recorrer nao? Eu hein.. Ó isso é feio, o pessoal ta percebendo..

  7. VOCÊS ACREDITAM QUE ISSO VAI SE CONCRETIZAR? NUNCA, ISSO É COISA CRIADA DA CABEÇA DE ZÉ REINALDO E PAPADA DE PORCO. ESSA SERIA A VINGANÇA POR DR. JACKSON LAGO. MAS A JUSTIÇA NÃO CAI NESSA FOFOQUINHAS DE COMPADRE E COMADRE. ZÉ RUELA DEVE É COMPRAR UMA SERRA ELÉTRICA PRA CERRAR O QUE ELE TEM NA CABEÇA.

  8. Provando do proprio veneno, uma cisa e certa muita gente vai sentir no bolso, inclusive vc acabara a mamata,dos sanguesuga.esta chagando a hora,o maranhao esta se livrando de duas sarnas de uma vez so’.

  9. Só uma retificação ao texto do Robert Lobato:Procurador da Republica Roberto GURGEL.
    Bom texto.

  10. Marco, por que na cassação do diploma do governador Jackson, que tiveram as mesmas alegações de convênios que culminaram na cassação de diploma, quem assumiu foi o segundo colocado nas eleições de 2006 (a própria Roseana) e agora este blog insiste em dizer que se Roseana tiver o diploma cassado quem assume é o presidente da assembléia? Dois pesos duas medidas.
    Não acredito!!!

    Resp.: Preste bem atenção pra não errar mais. Na eleição de Jackson, quem ficou em primeiro lugar no primeiro turno foi Roseana Sarney. Quando a Justiça anulou os votos de Jackson, significou que, Roseana alcançou os 50% mais um necessários para vencer as eleições em 1º turno. Por isso ela assumiu. No caso de Roseana, a eleição só teve 1º turno. Se seus votos forem anulados, nenhum dos outros candidatos alcança 50% mais 1 dos votos para ser considerado eleito. Por iso a necessidade de o presidente da Assembleia assumir e convocar outra eleição, esta indireta. É simples assim.

    • Eu diria mais, a Carta Magna prevê este tipo de situação: se cassado nos dois primeiros anos de mandato, convoca-se nova eleição; se nos dois últimos anos de mandato, assume o presidente da assembleia legislativa

  11. Marco o caso da Governadora Roseana Sarney é totalmente diferente do Sr.Jackson Lago,pois a casação do Jackson se deu pelas declarações do Jose Reinaldo e não pelos convênios e no caso da Governadora pelo parecer do Procurador que alega assinatura de convênios com prefeituras no período VEDADO não tem embasamento nenhum pois os mesmos foram assinados de21 a 24/06/2010 e o período VEDADO compreendendo 03/07 a 10/07/2010 então o TSE não votará pela casação e sim pela absorvição da Governadora.

  12. Uma análise corrente no meio dos blogs sarneysistas: somos culpados, mas que se dane, esse processo não vai ser julgado antes do fim do mandato de Roseana. Li isso no blog de Caio Hostilio, agora nessa nota de Robert Lobato. O fato é que Roseana merece não só a cassação, como também a cadeia. Merece pagar no xadrez, por crimes contra a humanidade que cometeu ao longo dos anos que sangrou os cofres deste Estado. Mas claro que vocês vão rir de mim, vão dizer que é tanto impossível ela ser cassada, como é impossível ela ir pra cadeia, afinal, faz parte de uma famíglia poderosíssima, com influência em todas as esferas de poder do país. O fato, porém, é que este poder não é absoluto. As pessoas estão ganhando em instrução, educação, informação, e isso é suficiente para minar aos poucos o poder desta OCRIM. Vamos conseguir vencer essa quadrilha, mas é nas ruas, nas urnas, nas escolas, nas universidades. Não podemos esperar um salvador da pátria. Não é Flávio Dino, Marcos Silva, nenhum outro quadro que vai, por vontade própria, mover as peças necessárias para mudar este país. Temos que mudar a nós mesmos, deixar de sermos apenas uma massa ridícula de corruptos e corruptores.

  13. Roberto Bringel? O procurador geral da república é o Roberto Gurgel.

  14. Não adianta ninguém perder tempo com comemorações antecipadas. É mais fácil encontrar dente em bico de pato que Roseana perder o mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *