5

As insistentes mudanças de juízes no caso Décio…

Rocha foi a primeira juíza

É impressionante o número de juízes que já passaram pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, de São Luís, desde que o assassinato do jornalista Décio Sá passou a tramitar por lá.

Já estiveram no comando do caso as juízas Alice de Souza Rocha e Ariane Mendes Pinheiro, e os juízes Márcio Brandão, José Costa e Osmar Gomes.

Ariane:  férias

A primeira a se deparar com o caso foi Alice de Souza, que decretou a prisão de Valdêmio de Sousa e os suspeitos do crime. Ela pediu transferência da Vara. O blog ouviu advogados que apontaram pressão, mas ela negou. (Releia aqui)

Ariane Mendes substituiu Alice Rocha.

Chegou a intimar as testemunhas do caso para oitiva, mas tirou férias dias antes da sessão, sendo substituída por Márcio Brandão.

Márcio Brandão conduziu oitivas

Brandão conduziu as oitivas das testemunhas de defesa e de acusação, e dos próprios acusados. E foi elogiado pela postura diante do caso. Mas também foi substituído.

José Costa assumiu há pouco mais de um mês, logo após o Ministério Público apresentar o relatório de denúncia contra os acusados – livrando Fábio Bochecha do Júri Popular.

http://www.amma.com.br/files/image/costa.jpg

José Costa: liberdade a Buchecha

Foi Costa quem determinou a soltura de Bochecha, baseado no parecer do Ministério Público, que pediu sua impronúncia, por absoluta falta de provas.

Mas Costa também foi substituído.

http://gerenciador.tjma.jus.br/app/webroot/files/publicacao/20137/m_20100730_osmar_gomes_dos_santos__1_vara_bacabal_5.jpg

Gomes é o novo titular

Agora assume Osmar Gomes.

Gomes assumiu a 1ª Vara do Tribunal do Júri em substituição a José Costa.

E espera-se que fique até o julgamento do caso…

 

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Não sei eh do conhecimento do autor deste post, mas a Juíza Alice de Souza Rocha já era titular da 5ª Vara Cível da capital muito antes do assassinato jornalista Décio Sá, sendo excluída do rol de magistrados acima citados (Trabalho no fórum do Calhau)

    Respm: Ela decretou a prisão de Valdêmio e dos acusados pela polícia. E é isto que está dito no texto. Não está trabalhando direito, né?

  2. Acredita-se que agora o caso vai em frente e os culpados da execução do Detonador sejam finalmente punidos. Acredito no juiz Osmar Gomes não apenas pela sua capacidade jurídica, mas principalmente pela sua coragem e pela sua origem. Osmar Gomes, acredito, jamais será citado por bandidos de alto poder de fogo como colaborador. Acredito que o meritíssimo vá até o fim e faça um juri popular para ficar na história do judiciário maranhense. O TJMA, apesar das pencas podres, ainda tem bons frutos. Em frente juiz Osmar Gomes, honre a nossa raça.

  3. Quando você quer, escreve alguma coisa séria e escreve bem! Esta claro que existe alguma coisa estranha nesse rodízio. No mínimo uma dispersão de informações.

  4. Quer dizer que o povo votou no pai atraves do filho? Será que se o candidato fosse o Pai o filho seria eleito? Quem se atreve responder?!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *