13

Corporativista, Amma chama de “insinuações” as declarações de Beira-Mar.

beiramar

A conversa de Beira-Mar: afirmação virou “insinuação” para a AMMA

A Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma) resolveu se manifestar em relação às declarações do traficante Fernandinho Beira-Mar, captadas em uma conversa com o também traficante Marcinho VP, e divulgadas no Fantástico.

E, lamentavelmente, optou pelo caminho errado.

Em vez de cobrar investigação aberta e transparente para esclarecer a afirmação de Beira-Mar – de que tem um desembargador amigo no Maranhão – a Amma optou pelo corporativismo, classificando de insinuações o que foi divulgado no Fantástico.

– A declaração genérica de um reconhecido facínora não tem credibilidade para pôr em dúvida a honra dos componentes do Tribunal de Justiça do estado – diz um trecho da nota.

Exatamente como o blog previu que seria, os magistrados querem desqualificar o traficante ao invés de cobrar investigação.

Pelo raciocínio da Amma, é como se Fernandinho Beira-Mar estivesse sabendo que estava sendo gravado e tenha resolvido jogar dúvidas sobre o Judiciário maranhense, por um motivo ou outro.

Mas por que logo o Judiciário maranhense?

Fernandinho Beira Mar comentou sobre os presídios maranhenses e sobre um desembargador amigo numa conversa com outro traficante. Não tinha por que atacar o Judiciário maranhense, sem que conhecesse as suas entranhas.

A Amma, mais uma vez, perdeu a oportunidade de se descolar da imagem de entidade corporativista, sempre pronta a desqualificar qualquer um que critique ou que denuncie o Judiciário – sem ao menos esperar por uma investigação isenta.

O Maranhão espera postura melhor do Tribunal e Justiça.

E se não vier, que o Conselho Nacional de Justiça esclareça os fatos.

É simples assim…

Abaixo, a íntegra da nota da AMMA:

NOTA PÚBLICA

                A Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, em face de reportagem exibida no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, neste domingo (11/08), quando, em conversa gravada entre dois dos maiores criminosos brasileiros, um deles mencionou que teria como obter “apoio” junto a um desembargador do Maranhão, vem a público REPUDIAR tais insinuações contra o Judiciário estadual, acrescentando que a declaração genérica de um reconhecido facínora não tem credibilidade para pôr em dúvida a honra dos componentes do Tribunal de Justiça do estado.

                A incongruência da referida declaração salta aos olhos, pois, é sabido que não há no Maranhão presídio de segurança máxima estadual ou federal e que os crimes perpetrados por esse perigoso traficante, alcunhado de “Fernandinho Beira-Mar”, não tem relação com o estado, de sorte que não se justificaria sua eventual transferência.

                A AMMA reitera, por fim, a sua confiança na magistratura estadual, que é composta de homens e mulheres que têm compromisso com a Justiça, coragem para enfrentar os desafios diários e vontade de contribuir para o bem coletivo.

                São Luís, 12 de Agosto de 2013.

                GERVÁSIO PROTÁSIO DOS SANTOS JÚNIOR

                               PRESIDENTE DA AMMA

 

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. por que nao investigam os filhos dedesembargadores também, já que alguns gastam muito mais do que ganham?? tráfico de influência rola solto a preço de ouro. Vamos investigar os filhos deles!

  2. ESTAO DOIDO PARA O RR SAIR CANDIDATO AO GOVERNO, SO ASSIM FICARIA BEM MAIS FACIL PRA VCS, PEÇA PARA SEUS PARENTES PROCURAR OUTRO EMPREGO, POIS JA ESTA QUASE CHEGANDO O FIM DA OLIGARQUIA. VAI FALTAR DINHEIRO NO CAIXA DO JORNAL E TEU PGTO ESTA AMEAÇADO, VC SABE QUE NINGUEM AI SABE VIVCER SEM MAMAR NA TETA DO ESTADO, INCLUSIVE VC

  3. Que este Judiciário maranhense é podre, nos já sabemos. Aliás estamos cansados de saber. O que ganha um juiz ou desembargador é incompatível com a vida que levam alguns. Isso é público e notório que algo está errado nesta “Terra do Nunca”. Agora Gervasio querer tampar o sol com a peneira já e demais. Acho que vou começar a escrever minha carta a Papai Noel….

  4. EIS UM SERVIÇO À SUA ALTURA, JORNALISTA: INVESTIGUE E NOS DIGA QUEM É O DESEMBARGADOR. A AMA se posiciona como associação. Agora você, um jornalista e blogueiro, cumpre ir atrás da verdade. Vá!

  5. Excelente ponto de vista. Sou signatário deste ponto de vista, uma vez que falta o bom senso do Judiciário em investigar tal colocação do Fernandinho Beira Mar e Marcinho VP. Eles na realidade não falaram de vento e no fundo eles são uma “Arca de Pandora”. Se abrirem vai dar o que falar.

  6. EM TEMPO: Mesmo se fosse apenas um blefe, com a intenção de atingir alguém, a atitude mais coerente perante a sociedade/população, seria a de solicitar explicação e investigação. E não julgar logo o mérito, sentenciando e condenando as palavras do Beira Mar, insinuando que os presos, pobres e mortais não tem credibilidade no que falam.

    Resp.: É juizite pura. faz parte da categoria. Eles são assim, infelizmente. mas, felizmente, ainda há o CNJ.

    • Ei Deça, até parece que esqueceram das palavras da Ex-Corregedora Ministra Eliana Calmon, hein? Bem como as palavras de Joaquim Barbosa, ambos fazendo referência a própria classe de intocáveis.

  7. Já esperava esta reação também, afinal de contas o TJ/MA é a única instituição na face da terra, que não há reclamações contra magistrados, aposentadorias compulsórias por desvio de conduta, escândalos, investigações do CNJ e etc…
    Afinal de contas, é uma classe diferenciada, superior em relação a nós, simples mortais, alguns se consideram verdadeiros semideuses, intocáveis.
    Quem realmente está errado e deveria ser punido por prestar uma declaração desta, seria o Fernando Beira Mar, este sim, está sujando a imagem super limpa do Judiciário Maranhense.
    Engraçado, do jeito que as noticias tomam uma proporção gigantescas, onde tudo que ocorre nas diversas esferas do poder e instituições, são disseminadas em fração de segundos, na rede mundial de computadores, onde qualquer pessoa tem acesso, ainda me vem um representante classista, querer defender a instituição, ao invés de cobrar explicações, me poupe Sr. Presidente, seja mais sensato e sereno em seus contextos, saia dessa redoma de vidro e caia na realidade.
    Só o que me faltava!

    • Concordo Marco,como a AMA pode de maneira tão ágil,assegurar que dos 25 desembargadores,nenhum está envolvido?Detalhe:a escuta foi interceptada,os traficantes não sabiam.AhTá??investiguem primeiro e respondam à sociedade.

      • Bravo!meu caro Aleks e,essa história de contratar um “ex-sem-Deus”foi em 2003.Já se fazem 10 ANOS!!!o traficante falou com segurança de quem tem ligações nada republicana,AGORA!!!

        • Errata:”Ex-semi-Deus”.Obrigado Marco,continue cobrando o que a sociedade precisa saber dos seus “magistrados de 2º grau”.Espero que o Corregedor do CNJ,tome alguma providencia,isso é caso para a PF.

        • Prezados Sidarta Marins com os meus cumprimentos, concordo com você e acho que o Fernando Beira-Mar, não não blefou não, assim como eu, tenho a plena certeza que toda a sociedade Maranhense, exige e merece uma explicação plausível e convincente, não basta apenas ir para a mídia e dizer que não há envolvimento de nenhum magistrado e ponto final! Tem que investigar sim, até para passar uma imagem de imparcialidade para todos. Além disso, no meu entendimento o Juiz Roberto de Paula, também não foi feliz em seu comentário, ao dizer que Desembargador nenhum tem competência para interferir e/ou autorizar transferência de presos. O que o M.M tem que interpretar e entender é o seguinte, o magistrado de segundo grau, pode até não ter competência para tal ato, ocorre que o traficante quando menciona que tem ligações com um suposto Desembargador, e caso haja alguma movimentação deste, certamente não será de uma forma ética e regular, seguindo todos os tramites legais, concordas????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *