14

Alunos sem aula e sem leite na escola. Isto é a revolução na educação?

joao-batista-matos-vereador

Jornalista Batista Matos diz que comissão irá pedir explicações ao município sobre o porque da diminuição das horas aulas e do programa do leite

Uma comissão de pais de alunos do município, liderada pelo jornalista João Batista Matos, busca explicações da prefeitura de São Luís sobre quando a Secretaria de Educação (Semed) irá regularizar a situação dos milhares de alunos que tiveram a diminuição das horas aulas semanais em suas escolas, devido ao cumprimento da lei 11.738, que estabelece que a carga horaria máxima dos professores com os estudantes seja de 2/3 de sua jornada de trabalho e os outros 1/3 seja para atividades de planejamento e estudo.

A comissão também quer explicações sobre a paralisação do programa Leite na Escola, suspenso há quase um ano.

Há escolas em que os alunos deveriam sair as 11h30 e estão saindo às 10h. As diretorias das escolas explicam que é para garantir o tempo que é destinado por lei para os professores terem seu horário para planejamento e estudo. Ocorre que a Semed deveria contratar mais professores para suprir esta lacuna que tem prejudicado milhares de alunos – explicou Batista Matos.

Pai de três alunos em uma escola do município, Fredson Ferreira disse que no primeiro semestre os alunos saiam mais cedo duas vezes na semana, mas que agora estão sendo liberados mais cedo três vezes.

Quem vai suprir este prejuízo lá na frente? Se somar até o final do ano terão sido dezenas de horas sem aproveitamento e isso é incalculável no aprendizado dos meus filhos – reclama.

LEITE NA ESCOLA
Batista Matos diz que pais e alunos de escolas municipais tem reclamado também da suspensão do programa Leite na Escola, que já dura quase um ano.

É bem verdade que o programa foi suspenso no final do ano letivo de 2012, ainda na gestão passada, mas no início deste ano a secretária de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, disse que ele seria retomado logo que recomeçasse o ano letivo de 2013, mas o programa segue suspenso. Esta comissão que criamos manifesta com certeza o desejo de todos os pais e alunos do município quanto a regularização das horas aula e o retorno imediato do programa do leite – observou.

NÚMEROS
Até o ano passado, a distribuição do leite em pó integral era dividida por núcleos, beneficiando alunos das escolas municipais localizadas nas regiões urbana e rural de São Luís, num total de 89.112 estudantes da Rede de Ensino. Eram sete núcleos educacionais, sendo seis localizados na região urbana e um núcleo na Zona Rural da capital, compreendendo um total de 91 escolas e 58 anexos, além das 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, o que totalizava 104 mil estudantes beneficiados.

Coordenado pelas secretarias municipais de Segurança Alimentar (Semsa) e de Educação (Semed), o programa tinha como metas principais a redução de evasão escolar e proporcionar aos alunos das escolas municipais uma alimentação nutritiva e saudável. O estudante que tivesse até três faltas durante o mês, ficava impossibilitado de receber o complemento alimentar, caso não justificasse a ausência em sala de aula.

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. É aí isso batista matos. vc é bom pra caralho meu, pegou duas causas importantes. afinal, são mais de 100mil crianças envolvidas. não liga pra esses baitolas não que isso é inveja por não terem a mesma capacidade que vc.

  2. Será que o os erros ou acertos que o Batista tenha cometido desmentem a realidade que o programa do leite parou e os alunos estão sem aula. Não seria melhor essa turma que recebe pra esculhambar quem faz qualquer observação negativa a este governo refletissem que eles deveriam era apoiar uma causa como esta. Gente chega de paixão, vamos ser mais coerentes e capazes de sabermos reconhecer nossos erros e buscar corrigi-los.

  3. Manda batistão. os caras falam mal porque não precisam do leite e não estudam em escola pública. quem, precisa te agradece

  4. Sou mãe e meus filhos sentiram falta do leite desde que este prefeito chegou. Pelo menos alguém decidiu defender o retorno do leite para as crianças

  5. Batista tu deverias ter começado isso desde governo castelo pois edih so continua o caos!!!

  6. E NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL NA IVAR SALDANHA, O ENTRA E SAI DE DIRETORES INCOMPETENTES ESTA PASSANDO DO LIMITE.DESDE O RETORNO. DAS FERIAS DE JULHO,NUNCA FOI SERVIDO UMA MERENDA, PROFESSORES NAO RECEBEM PELAS HORAS EXTRAS TRABALHADA, FALTA PROFEASSORES EM DIVERSAS DISCIPLINAS,ENFIM UM CAOS NESSAS ESCOLAS DA URE SAO LUIS. ESSE CHEFETE DA URE SAO LUIS NA SAI DO GABINETE,OU MESMO MANDA ALGUEM FISCALIZAR MELHOR ESSAS DIRETORAS PICARETAS QUE DEIXAM AS ESCOLAS SEM AULAS,E COM UM FRACO PLANEJAMENTO PEDAGOGICO.

    DR. PEDRO FERNANDES TEM QUE VISITAR ESSAS ESCOLAS DE BAIXO DESEMPENHO,OU ELE SO QUER SE REELEGER E NAO ESTA NEM AI?

  7. Rubem brito??? aquele que roubou canos de dinheiro da Caema?? Nem com o dinheiro de todo o governo ele se elege! Ele era o arrogante e bêbado que acabou com a SEMOSP na prefeitura de jackson..

  8. ESTE TAL DE JOAO BATISTA MATOS EX VEREADOR,REPROVADO NAS URNAS É DA PANELINHA DE CASTELO E GARDENINHO,PARA MIM NÃO TEM CREDITO NEM CONFIANÇA O QUE ELE FAZ E DIZ.

  9. Rubem brito?! Aquele que roubou canos de dinheiro na CAEMA? Ele tava com muito muito dinheiro q nem saiu a deputado estadual?!

  10. O sarara ovelha seja verdadeiro. O candidato do rubem em 2008 foi aroldo saboia. De 100% de suas lideranlas, batista nao teve o apoio de nem 10%. Eu estava no cafe oferecido no icaros, la na ivar saldanha e vi tudo. No final, batista teve mais de mil votos na frente do aroldo. E depois o rubem nem teve condiçoes de ser candidato em 2010 pelos motivos familiares que nos sabemos. Com informaçoes de botelho e o homem que foi a lua

  11. Uma bela foto de quando esse covarde era vereador e deu sua contribuição para os descasos que culminaram nessa problemática que é a educação de são luis. O povo te tirou dessa tribuna seu vendido que abandonou Rubem Brito quando Jackson foi cassado o mesmo Rubem Brito que bancou tua campanha vereadorzinho

  12. A população de São Luis está LASCADA com essa administração de H.
    Falaram tanto do Castelo e agora esse aprendiz de prefeito está fazendo PIOR , a população caiu no maior estelionato eleitoral da história da capital maranhense.
    Tá na hora de pedir a cassação desse EDI-H.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *