O grupo de consultores que analisa o desempenho do chefão do comunismo Flávio Dino – o mesmo que orientou pelo seu afastamento do prefeito Edivaldo Júnior (PTC), para evitar desgastes na imagem – já tem pronto um programa de repaginação do candidato.
Os especialistas em imagem querem que Dino emagreça bastante – ele engordou mais de 20 quilos nos últimos meses – melhore a postura no vídeo e faça treinamento com fonoaudióloga para melhor o timbre de voz.
Repaginação no visual de políticos é procedimento comum, sobretudo em períodos eleitorais.
O secretário Luís Fernando Silva (PMDB), por exemplo, foi orientado a abandonar os óculos e fez cirurgia para correção da vista, o que melhorou bastante a imagem no vídeo.
Até o ex-governador Jackson Lago (PDT), visto como turrão e ranzinza, aceitou as modificações do visual nas duas últimas eleições que disputou. Adotou, por exemplo, camisas e calças jeans, mais descontraídas que o conservador conjunto calça cinza e camisa azul clara.
O problema com Flávio Dino é a sua dificuldade em digerir críticas e observações negativas à própria imagem.
Para os especialistas, sua voz é “enfarenta” – muito fanha e cantada. No vídeo, ele tende a pender a cabeça para a direita, o que aumenta o tamanho do rosto por causa da “papada” muito acentuada.
Aos aliados, ele usa o argumento de que o eleitor não vai escolher um modelo, mas um governador.
Nada incomoda mais os responsáveis pela imagem do comunista, no entanto, que o seu peso acentuado e sua gordura localizada no abdome, que torna a região desproporcional em relação ao resto do corpo. Dino é muito largo na cintura e no quadril – uma gordura molenga – que o deixa com aparência de Cazumba, aquele personagem do São João, muito largo na cintura e estreito na região do ombro.
Segundo apurou o blog, aliados de Dino apontam um aumento de mais de 20 quilos em seu peso corporal nos últimos meses, resultado direto da ansiedade e do stress da pré-campanha, que o fazem comer além da conta.
O comunista resiste às intervenções, pois considera desnecessárias à concepção da imagem que o eleitor faz do candidato.
E a discussão tem sido motivo de tensão nos bastidores de sua campanha…