3

Deputados discutem demarcação de área indígena no MA…

DepWRocha Comissão Demarcaçõs Indigenas

Weverton discursa em reunião sobre terras indígenas

A Câmara dos Deputados realizou ontem audiência pública para discutir a demarcação, homologação e ampliação das terras indígenas de Governador Amarante e Awá-Guajá, no Estado do Maranhão. A audiência foi proposta pelo deputado Weverton Rocha (PDT), e ouviu representantes da comunidade e as autoridades responsáveis pela demarcação de Territórios Indígenas no Brasil.

– Fizemos essa solicitação porque entendemos que alguma coisa estava acontecendo de forma errada no nosso estado na questão de demarcação de Terras Indígenas. Está faltando que as famílias sejam ouvidas para que não sejam prejudicadas da maneira como estão prestes a ser. Entendo que esta situação não é exclusiva do Maranhão, portanto é preciso ouvir os dois lados – ponderou o deputado.

A ausência do ministro da Justiça contrariou alguns deputados e integrantes da mesa, dada a importância da pauta.

No Maranhão a demarcação da Terra Indígena (TI) dos Awá-Guajá, caso seja homologada a área proposta pela FUNAI, afetará diretamente a vida de 40 mil pessoas de quatro municípios – São João do Caru, Zé Doca, Newton Belo e Centro Novo.

Há também a questão do povoado Caju, localizado dentro da área demarcada pela Funai, o centro produtor que abastece não só a cidade de São João do Caru, mas também os municípios próximos como Bom Jardim, Newton Belo e Zé Doca.

No caso da TI Governador, a sua ampliação abrangerá 75% do Município de Amarante o que o levará a colapso administrativo. Estima-se que só no município, serão desabrigados mais de três mil famílias, totalizando 20 mil pessoas.

 – Vamos solicitar também que o Ministério público segure a desinclusão dos produtores rurais na Awá-Guajá com o exército e a força nacional para que a gente tente uma solução pacífica naquela região – afirmou Weverton Rocha.

Além de Weverton Rocha, participaram da audiência os deputados maranhenses Carlos Brandão (PSDB), Chiquinho Escórcio (PMDB) e o senador Edson Lobão Filho (PMDB. Também os prefeitos do Município de Fernando Falcão, Adailton Ferreira Cavalcante, e do Município de Amarante, Adriana Ribeiro.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Esses deputados estão querendo é utilizar os índios como curral eleitoral, cadê o CIMI apra desmascarar essa farsa

  2. Do Blog “Tuntum Verdade, publicado hoje (21/8/2013)

    Hoje pela manhã 20/08/2013, um carro de som do Prefeito Cleomar, saiu as ruas da cidade em um tom de desespero, anunciando a vinda do Chefão do Comunismo a Tuntum Flávio Dino, agora dia 23 próximo. Como o que de fato aconteceu, o Cleomar colocou a bancada da Câmara de Vereadores de Tuntum, que a maioria é dele, para aprovar o título de cidadão tuntuense ao comunista. Título esse que aqui não está sendo a primeira vez que acontece, dizem o povo, que o título de cidadão cedido ao comunista, supostamente não passa de uma farsa adotada pelo o Dr. Cleomar. Além de tudo, o seu locutor saiu anunciando convidando ao povo que seria a visita do futuro Governador do Estado do MA, Segundo os bastidores ouvintes, embora que a campanha só poderá ser feita ano que vem, a turma de Cleomar não perde tempo, e começa a fazer campanha desesperada antes do tempo. Seria bom a justiça eleitoral fazer uma observação sobre os anúncios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *