8

A difícil convivência de Roberto Rocha na oposição…

http://blog.jornalpequeno.com.br/ricardosantos/files/2013/08/foto-20-Roberto-566x1024.jpg

Roberto Rocha, na comemoração do seu aniversário: difícil convivência na oposição

Eleição após eleição, o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha (PSB) é visto sempre com desconfiança pela oposição maranhense.

A falta de credibilidade  do socialista entre seus pares oposicionistas parece superar qualquer estrutura de campanha ou força política e eleitoral que ele possa demonstrar ter.

Às vésperas da campanha de 2014, Rocha continua a enfrentar esta desconfiança.

Com relação apenas formal com o chefão comunista Flávio Dino, Rocha também não se dá bem com o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), vive uma espécie de isolamento na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e não consegue abrir diálogo com membros do PSDB e do PDT.

Mas há razão para isso.

Filho do ex-governador Luiz Rocha, Roberto nasceu nas entranhas do grupo Sarney, por onde se elegeu deputado estadual. Rompeu com os Sarney em 1993, quando tentou ser presidente da Assembleia Legislativa e foi preterido.

A partir de então, passou a compor na oposição, mas nunca conquistou o nível de confiança necessário para se tornar um líder de fato.

Em 2002, decidiu sair candidato a governador, mesmo contra a vontade de Jackson Lago (PDT), que tinha a esperança de vencer no primeiro turno. A dois dias da eleição, renunciou a candidatura.

Resultado: José Reinaldo venceu no primeiro turno.

Em 2006 ele já estava com José Reinaldo, elegendo-se deputado federal no grupo que elegeu Jackson Lago. Mas manteve-se distante das articulações até a cassação de Jackson.

Em 2008, articulador da campanha de João Castelo – e enciumado com a ascensão de Flávio Dino (PCdoB) – tentou enquadrar o comunista dizendo que “política tem fila, que deve ser respeitada” .

Em 2011, já havia rompido com Castelo e estava no grupo do mesmo Flávio Dino que não respeitou a fila.  Conseguiu eleger-se vice-prefeito em 2012.

De lá para cá, tem buscado apoio de outras correntes políticas à sua candidatura a senador – e se mostra cada vez mais afastado do comunista e seus aliados.

As idas e vindas de Roberto Rocha na oposição repercutiu ontem na Assembleia Legislativa.

Ao explicar uma fala ao deputado Marcelo Tavares (PSB), o também deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) deu uma definição do perfil de Rocha:

– Ele é o nosso Cavalo de Troia na oposição.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. O OBJETIVO DA OLIGARQUIA AGORA É QUERER INSUFLAR A DISCÓRDIA NA OPOSIÇÃO. NÃO VAI CONSEGUIR. ROBERTO SERÁ SENADOR E ELIZIANE DEP. FEDERAL. DO CONTRÁRIO SEU ELEITORADO VAI SE DECEPCIONAR, E AÍ, NEM MEL, NEM CABAÇA.

  2. a oposicão tá unida mais do que nunca, HASTA LA VICTORIA! é 65 pra todo lado.

  3. É um pula-pula. Aprendeu como fazer política suja em casa e com os Sarney’s, pulou para a oposição. Rompeu com o grupo que o acolheu pulando para outro braço da oposição. Ficou pulando de um lado a outro. Um verdadeiro pula-pula. Devia trocar de sobrenome para Roberto RACHA ou Roberto PULA-PULA…

    • Eu imaginei que o Augusto Ribeiro estivesse falando do Zé Reinaldo. Porque ele tem todas essas características. Al´,e do mais é expert em Rachar e dividir. Fez isso em 2006 lançando Edson Vidigal a governo do estado. Em 2008, no mesmo grupo da oposição dividiu lançando Flávio Dino a prefeito. Dividiu até o PDT. E em 2010 rachou de novo se lançando candidato a senador e insuflando Vidigal também. Em 2012 numa armação macabra , fingiu ser aliado de Castelo enquanto ganhava um salário gordo como secretário de governo e deixou seu inseparável sobrinho – Marcelo Tavares apoiando Edivaldo Holanda. Esse rapaz se apequena a cada dia no cenário maranhense.

  4. BOA RETROSPECTIVA E ANÁLISE, COMO DEVE SER!
    AGORA É ESPERAR OS COMENTÁRIOS MAIS TOSCOS POSSÍVEIS DOS ALOPRADOS DOS COMUNISTAS DINISTAS

  5. RAPAZ VCS TAO FICANDO É DOIDO, DE LA ROBERTO JA VEIO ,TROUXE TODA A MALICIA DO GRUPO JUNTO COM ZE REINALDO , ELE SEMPRE ANTEVE A JOGADA DE VCS POR ISSO ESSE PAPO DE CAVALO DE TROIA, OLHA ESTIVE EM TUNTUM E PRESIDENTE DUTRA E O QUE VI FOI MUITA GENTE COM VONTADE DE MUDANÇA, ARRUMA LOGO OUTRO CANDIDATO QUE LUIS FERNANDO NAO DECOLOU NAO. APELEM PRA LOBAO.

  6. simples assim Marcos,ele não pensa e nem faz nada por ninguém esse é o Roberto Rocha que todos conhecem,ingrato só pensa no próprio.
    umbigo

    • você deve ser aquele tipo de viver pedindo cargos com pires na mão, Carmem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *