0

Cooperação Estado e municípios será tema de seminário educacional

Com a finalidade de apoiar e orientar os municípios quanto a questões relativas ao financiamento, planejamento e gestão de Programas Federais, com destaque para o Plano de Ações Articuladas (PAR), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, amanhã (29), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, o II Seminário Educacional de Cooperação Estado e Municípios.

O evento será promovido em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Maranhão (Undime/Ma) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O encontro, que será aberto às 8h30 pelo Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, contará com a presença do coordenador geral de assistência a Programas Especiais do FNDE, Júlio Cezar Viana, além de prefeitos e secretários de educação dos 217 municípios maranhenses.

Com a realização do seminário, a Seduc objetiva propor estratégias para o fortalecimento do Regime de Colaboração entre a União, o Estado e os Municípios, na perspectiva de garantir o direito à educação básica para todos e a superação das desigualdades locais e sociais. Além disso, apresentar o novo cenário do PAR Municipal, tendo em vista a superação das fases de diagnóstico e de elaboração, culminando com a consolidação da fase de análise.

Programação

8h – Credenciamento
8h30 – Solenidade de Abertura
9h30 – MESA REDONDA: O Fundo de Desenvolvimento da Educação/FNDE e o PAR: políticas para o desenvolvimento da educação básica no âmbito dos estados e municípios.
10h30 – Plenário
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Palestra: Execução e Acompanhamento das Ações do PAR
15h – Elaboração e Adequação dos Planos Estadual e Municipais de Educação.
15h30 – Novo cenário da Avaliação Nacional: Aplicação das Avaliações do SAEB/2013
16h – Operacionalização da Plataforma Freire/PARFOR
16h30 – Experiências Exitosas em Gestão Escolar: CE Cruzeiro do Sul e CE Y Bacanga.
17h – Encerramento

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *