Praticamente todas as pesquisas de intenção de votos sobre as eleições de 2014, divulgadas até agora, foram encomendadas por membros da oposição. E todas seguem o mesmo roteiro para potencializar os índices do chefão comunista Flávio Dino.
Um exemplo desta manipulação de números pode ser percebida analisando-se a recente pesquisa de um certo BMO Marketing, de Presidente Dutra.
O instituto realizou pesquisa eleitoral em 23 e 24 de agosto, mesmo dia em que Flávio Dino estava na cidade, em caminhadas e eventos eleitorais – com forte divulgação anterior ao evento.
O roteiro é todo montado para favorecê-lo.
Primeiro, os carros de som espalham na cidade a presença do “candidato que combate a oligarquia”. Em seguida, são distribuídos panfletos com reforço no termo “oligarquia”. Quando Dino chega à cidade, o discurso é o mesmo, se apresentando como “o homem que vai acabar com a oligarquia no Maranhão”.
Enquanto o comunista faz campanha – a exemplo da caminhada desta foto – os pesquisadores seguem com o questionário, em que os adversários são apresentados ao eleitor como “candidato da oligarquia”.
Natural que, desta forma, ele apareça com mais de 60% das intenções de voto.
A mesma estratégia foi utilizada em São Domingos do Maranhão e Tuntum, sempre com pesquisas paralelas à presença do candidato nos municípios.
É assim que o Dino vai montando sua estratégia de campanha, aparecendo como líder inconteste das pesquisas.
O objetivo, muito mais do que se mostrar favorito contra o governo, é desestimular outros oposicionistas – como Eliziane Gama (PPS) e Hilton Gonçalo (PDT) – a continuar na disputa.
Até por que, como o governo conhece seus métodos, pouco se impressiona com seu “desempenho”.
Que só será levado em conta mesmo, quando a campanha começar, na hora da “vaca desconhecer bezerro”.
Aí, sim, se verá quem é quem…