Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Justa homenagem aos mestres da cultura popular…

Câmara com João Chiador, Gutemberg, Pereirinha e Garcia

A Câmara Municipal realizou ontem sessão solene para homenagear quatro mestres da cultura popular maranhense.

Três dos cantadores-ícones – Humberto de Maracanã (Boi de Maracanã); João Chiador (Boi de São José de Ribamar) e Sabiá (Boi da Madre Deus) – receberam do vereador Fábio Câmara (PMDB), diplomas de honra ao mérito.

Fábio, Sabiá, Pedro Lucas, Marlon e Pereirinha

Da mesma forma, foi homenageado o mestre-cantador Apolônio Melônio (Boi da Floresta), que recebeu a honraria por iniciativa do vereador Marlon Garcia (PSDC).

– As homenagens têm de ser concedidas ainda em vida. Minha preocupação maior é com o final das vidas destes homens, com o fato de eles, muitas vezes, não possuírem um porto seguro para repousar seus corpos cansados do trabalho – declarou Câmara, que propôs a concessão de aposentadoria aos mestres da Cultura, como reconhecimento ao que já fizeram por São Luís, sua cultura e sua gente.

Apolônio com Cel. Franklin, com Garcia, Câmara e Osmar

A solenidade em homenagem aos cantadores foi marcada pela emoção.

Em poucas ocasiões, os vereadores se mostraram tão envolvidos com uma atividade, que também reuniu convidados de todos os setores da sociedade.

– Essa é uma forma de agradecer aos nossos mestres que souberam resistir e preservar muito mais do que a cultura, mas também a nossa alma maranhense. Queremos que ações como esta se tornem parte do nosso calendário de atividades e passe a ser um compromisso dos próximos governos – declarou Marlon Garcia.

Humberto com Fábio e Marlon

Fábio Câmara pretende elaborar imediatamente o projeto de lei autorizativa a ser encaminhada ao prefeito.

Caberá a Edivaldo Júnior (PTC) decidir pelo futuro dos mestres-cantadores…

Sair da versão mobile