2

Governo incentiva obras nas estações ferroviárias de Rosário e Santa Rita

Ministro do Turismo em RosárioA secretária de Estado de Cultura, Olga Simão – representando a governadora Roseana Sarney – e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, prestigiaram o início das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Rosário e da entrega do Complexo Ferroviário de Recurso, no município de Santa Rita. Os dois investimentos são do Ministério do Turismo (MTur) e estão sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA).

Marcaram presenças nas atividades e solenidades no interior do Estado, a superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogéa;  o senador João Alberto, os deputados estaduais Roberto Costa e Zé Carlos; e os prefeitos Irlahi Linhares (Rosário), Antônio Ribeiro (Santa Rita), Alan Ribeiro (Bacabeira) e José Leandro (Vitorino Freire); da secretária de Estado, Claudeth Ribeiro (Igualdade Racial) e lideranças comunitárias.

Olga Simão disse da importância das parcerias com os governos federal, estadual e municipal, na promoção da cultura com a restauração e preservação de prédios ou monumentos, no resgate da memória e da arte existentes em vários municípios do Maranhão.

Por isso, o empenho e o comprometimento do Governo do Maranhão em trabalhar de mãos dadas com o Iphan, com as prefeituras, ao apoiar todas as ações e projetos na busca de manter o nosso patrimônio arquitetônico e as nossas tradições culturais.

A antiga estação de Rosário, construída no século XVIII, será transformada no Complexo Cultural formada por uma área de 14 mil metros quadrados, que abrigará teatro, salão de exposição, biblioteca, restaurantes, lojas para comercialização do artesanato da região, agências bancárias, além de posto de atendimento ao turista. A estrutura vai transformar Rosário em ponto de referência para o turismo na Região do Munim e Lençóis Maranhenses.

 Já as duas edificações do Complexo Ferroviário de Recurso – antiga Estação e Armazém da ferrovia que ligava São Luís a Teresina -, tem a finalidade de preservar a memória ferroviária e atender a comunidade através da Associação Quilombola de Nossa Senhora da Conceição. No local funciona um Centro de Cultura Negra e um Centro Comunitário voltado para a capacitação dos jovens da comunidade.

O ministro do Turismo destacou, depois de visitar os municípios, que se trata de duas importantes obras, pois uma dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e que transformará a entrada da cidade de Rosário; e a outra já recuperada e entregue a população de Santa Rita, fomentará a divulgação do artesanato e a identidade da comunidade quilombola de Recursos.

As estações ferroviárias tiveram um papel econômico muito importante no país, a exemplo da Madeira-Mamoré, e que no momento atual, recuperadas e revitalizadas, podem continuar ajudando como atrativo turístico, cultural e histórico, inclusive na geração de emprego e renda – afirmou o ministro Gastão Vieira.

Para os prefeitos de Rosário e de Santa Rita as duas revitalizações, além de incentivar turismo local, darão oportunidade de as duas cidades mostrarem as suas belezas naturais e culturais. “Com o começo das obras da estação poderemos vislumbrar uma nova cidade”, afirmou a prefeita Irlahi Linhares.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. se ainda não o fez, os responsáveis por esses projetos deveriam conhecer – se ainda não o fizeram – A revitalização da antiga REFFSA efetuada com o apoio da PETROBRÁS em Mossoró(RN). É muito bonito. Tem museu, praça de alimentação, espaço para eventos, etc. Vamos copiar o que tem de bom lá fora também.

  2. Zé Leandro deveria estar em Vitorino , onde sua administração é calamitosa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *