4

Câmara acusa prefeito de barrar CPI dos Transportes

fabioO vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição no Parlamento Municipal, acusou durante pronunciamento nesta terça-feira (17), o prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC), de passar o “rolo compressor” na CPI dos Transportes para evitar as investigações nos contratos entre a Prefeitura de São Luís e as empresas que detêm concessão pública para explorar o sistema de transporte público da capital.

Todo dia ouvimos reclamações da população em relação ao sistema de transporte e, quando os vereadores obtêm assinaturas para investigar o setor, a Prefeitura fez a Câmara Municipal voltar atrás desta decisão que contou com o apoio de treze parlamentares. Quem colocou um ponto final na CPI dos Transportes foi o prefeito de São Luís. Ele não permitiu, pelas vias diretas e indiretas, que o povo da cidade soubesse ou entendesse como funciona o sistema de transportes coletivos da capital e fez o pior tipo de intervenção possível – disse.

 A CPI foi apresentada pelo vereador Antonio Marcos, o Marquinhos (PRB), em resposta a declarações da direção do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), que teria declarou falência no setor.

Segundo Fábio Câmara, o prefeito além de desmoralizar a base do governo na Casa, demonstrou que não confia nem nos próprios aliados.

O prefeito permitiu que aliados seus assinassem a CPI e depois os orientou a retirarem as suas assinaturas do requerimento de instalação do colegiado. O próprio vereador Marquinhos, propositor da CPI, declarou que a mesma não tinha a intenção de perseguir o prefeito ou a prefeitura e, sim, só queria ajudar o prefeito a se livrar dos ataques dos empresários que insistem na concessão de um aumento de passagens – afirmou.

Segundo o líder da oposição, a Câmara Municipal se diminuiu um pouco mais hoje enquanto Poder.

Quando uma vereadora como Rose Sales, que fez total oposição ao Castelo e que cresceu na sua votação por agir com firmeza e sempre em favor do povo e a favor da plena transparência, retira a sua assinatura pró-instalação da CPI, a Câmara regride na medida em que podemos ver claramente duas Roses Sales: uma como oposição, contra o prefeito e em favor do povo. A mesma que assinou o requerimento na semana passada aprovando a instauração da CPI; E a outra como situação, a favor do prefeito, contra a transparência. Essa é a Rose que retirou a sua assinatura do pedido de CPI – declarou.

O peemedebista levantou outra questão que, segundo ele, não poderia passar em branco: a suspeição que o próprio prefeito levantou sobre si ao intervir no processo de instalação da CPI.

O Ministério Público, através de um Termo de Ajuste de Condutas – TAC, exige uma auditoria no Sistema Municipal de Trânsito e Transportes. Entra secretário e sai secretário – em nove meses já são três – e nada de auditoria! Agora foi a Câmara de Vereadores que tentou abrir a caixa preta e, mais uma vez, o prefeito intervém! Disso tudo, é mais do que plausível a questão: o que o prefeito e a atual gestão têm tanto a esconder da justiça e da população? – questionou

Outros vereadores apoiaram a fala de Câmara, reforçando a cobrança pela investigação no setor através da Justiça.

Já que esta Casa não vai fazer nada para investigar, nós mesmos temos que agir nesse sentido de levar o caso à Justiça – disse Marlon Garcia (PTdoB).

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. BOM DIA BLOGUEIRO A TITULO DE COLABORAÇAO QUANDO FALAR DE FABIO CAMARA POR FAVOR COLOQUE O NOME TODO POIS PODEMOS CONFUNDI LO COM CAMARA MUNICIPAL

  2. Quer a lista de CPIs estaduais que deviam acontecer e a maioria governista não deixa:
    a) Da Agiotagem;
    b) Dos Covênios Fantasmas;
    c) Dos 72 hospiatais sob dispensa de licitação;
    d) Da reforma milionário do Hospital Carlos Macieira.
    e) Do metro quadrado mais caro da Via sem pressa.
    f) Da Caema, que da promessa feita em abril de 2012, a água continuou um problema em abril de 2013…

  3. O POVO TEM QUE COBRAR, ESSE PREFEITO QUER O QUE COM ESSA ATITUDE?
    E A ROSE, HAHAHA
    QUER DIZER QUE AQUELE DISCURSO DELA SO ERA PARA CASTELO?
    ME POUPE NE ROSE SALES.
    VAI ANDAR DE ONIBUS PRA VOCE VER COMO É.
    SAI DO TEU CARRO E DA UMA VOLTA DE BUSU, QUERIDA.
    AJUDA O TEU POVO, OS QUE VOCE CHAMA DE IRMÃO NA TUA IGREJA AO MENOS.
    UM BEIJINHO PARA ROSE.
    2016 VEM AI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *