0

Detran conscientiza em bares sobre riscos de dirigir alcoolizado…

detran1

Mesa preta chamou atenção de frequentadores de bares

Trabalhando com o tema da Semana Nacional de Trânsito, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas”, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou neste final de semana, em bares da Lagoa da Jansen e da Avenida Litorânea ações educativas para alertar a população do risco dessa combinação mortal em parceria com a Associação Maranhense de Bares e Restaurantes.

Além do teste do bafômetro o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro. Foi o caso da professora Karen Oliveira.

– É muito legal essa iniciativa do Detran-MA, as pessoas precisam ter consciência do perigo de dirigir alcoolizadas. Hoje sou o anjo, meus amigos e eu temos um acordo, antes de sair escolhemos o anjo da vez – disse ela.

detran3

André Campos também distribuiu camisas

André Campos, Diretor Geral do Detran-MA, participou da ação e conversou com várias pessoas sobre a ação educativa.

– Estamos alertando a população do perigo de dirigir, após ter consumido bebida alcoólica. A Semana Nacional de Trânsito alerta o Brasil inteiro sobre a necessidade de ser responsável não apenas por você, mais também por quem está do seu lado. Queremos mostrar à população que uma escolha pode mudar toda a sua vida e de quem te ama também – disse Campos.

Cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de acidentes de trânsito. Um dos grandes aliados desta estatística é a mistura entre álcool e direção, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915,40, além de suspensão do direito de dirigir, o infrator estará sujeito a prisão de seis meses a três anos.

detran2

Frenquetradosres elogiaram e participaram da campanha

Em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, havia uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”.

A mesa chamou a atenção de muita gente, principalmente de quem estava bebendo e pensava em dirigir.

– Para ser sincero até pensei em dirigir hoje, por que bebi só um pouco, no entanto quando olhei a mesa e lembrei de um amigo que faleceu há 5 anos em um acidente de trânsito, quando ele ingeriu álcool, perdeu o controle do carro e bateu em um poste no interior do estado. A gente pensa que nunca vai acontecer conosco e a verdade é que pode sim acontecer. A minha namorada que não bebi vai levar o carro hoje – disse Eduardo José Ribeiro, autônomo.

Nos próximos dias, o Detran-MA continuará desenvolvendo ações para sensibilizar os motoristas da capital.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *