1

Luis Fernando inaugura Sala do Conhecimento e vistoria obras da MA-217 na região dos Cocais

Foto 3 Luis Fernando em Caxias foto Jorge RibeiroO Secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney, em Caxias, durante a inauguração da Sala do Conhecimento, na Agência Estadual de Extensão Rural e Pesquisa (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). Ele também vistoriou a obra de melhoramento e pavimentação da MA-217, no trecho  entre Caxias e São João do Sóter.

No primeiro compromisso, Luis Fernando Silva entregou a Sala do Conhecimento, instalada em parceria pela Agerp, Embrapa e Programa Mais Alimento, do Governo Federal. O novo espaço abriga uma videoteca e biblioteca, onde serão disponibilizados cursos para fabricação de doces das mais variadas frutas, para produção de pães, técnicas de plantio de frutas, entre outros.

A Agerp trabalha com fortalecimento da agricultura familiar no estado e na atuação facilitadora do acesso às políticas públicas voltadas à agricultores familiares, incluindo programas como Pronaf, Penai, Pegpaf e créditos fundiários.

– Está de parabéns o governo pela iniciativa. A Agerp de Caxias dá um passo importante instalando espaço para conhecimento, local onde agricultores familiares e os próprios técnicos da Agerp desenvolvem um sistema de atenção,  capacitação e extensão rural”, disse Luis Fernando.

Participaram da cerimônia, a gestora regional da Agerp de Caxias, Marta Surama Vieira Costa; o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; deputados estaduais Alexandre Almeida e César Pires; prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado; servidores da Agerp , vereadores de Caxias e lideranças políticas, rurais e sindicais da região.

A gestora da Agerp no município, Marta Surama, afirmou que o novo espaço otimiza o tempo que o trabalhador rural passa na Agerp enquanto aguarda a resolução de algum problema e ainda contribui com a capacitação dos técnicos que irão trabalhar no campo.

Esse espaço garante mais qualidade para o técnico que irá repassar os conhecimentos condizentes com a realidade de cada localidade e ainda ajuda o trabalhador rural a aumentar seus conhecimentos e aprender coisas novas – observou.

Luis Fernando Silva destacou, ainda, que agricultura familiar se desenvolve a partir de investimentos em outras áreas, como a infraestrutura, com a construção de estradas, irrigação, acesso ao crédito, comercialização, mas tudo depende do sistema que tem que ser bem articulado e isso o Governo do Estado desenvolve bem.

Assistência técnica e extensão rural, conhecimento, orientação são ações desenvolvidas pelo Governo do Estado através da Agerp, que está de parabéns em abrir mais esse espaço – comemorou o secretário.

Na ocasião, o secretário Luis Fernando Silva destacou obras que o governo está realizando em Caxias e na região, a exemplo do Hospital Regional de Alta Complexidade, a conclusão de estradas, a pavimentação da estrada Matões a Baú; da estrada de São João do Sóter a Caxias, em fase já bastante adiantada. “O Governo do Estado está presente na região e em Caxias. São obras importantes para o desenvolvimento dos municípios dos Cocais”, frisou.

A Agerp fica localizada na Rua Riachuelo , 336-centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo endereço na internet www.agerp.ma.gov.br.

À tarde, o secretário Luis Fernando, acompanhado de engenheiros, vistoriou a obra de melhoramento e pavimentação executada pelo Governo do Estado na MA-217, no trecho  da rodovia entre Caxias e São João do Sóter.

Em seguida, ele prestigiou o festejo de São Francisco de Assis realizado, no povoado Altos do São Francisco, em São João do Sóter. O secretário estava acompanhado da prefeita municipal, Luisa Rocha; do secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, e do deputado estadual César Pires.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Meu Maranhão querido. O que estão fazendo com essa gente. Até “Sala de Conhecimento” inauguram pra encher a bola do LF rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *