6

Marina Silva, Flávio Dino e a esquerda evangélica

climb-aboard-marina-silvaUm historiador da UFRJ, Zózimo Trabuco, de 31 anos, afirma a existência de uma esquerda evangélica por meio de sua tese de doutorado  “A expressão política da esperança: Protestantismos, esquerdas e transição democrática”.

A esquerda evangélica, de acordo com o estudo de Trabuco,  na ditadura militar, se declarava comunista e participava da luta armada, e hoje defende o que os conservadores combatem.

Segundo ele, Marina Silva (PSB) está longe de se encaixar neste contexto, pelo contrário: cada vez mais as bases evangélicas conservadoras do Congresso se aproximam dela. Em entrevista ao Globo, ele explica:

– A trajetória dela é ligada ao catolicismo popular. Ela se converteu ao protestantismo quando já era senadora. As bases evangélicas que se aproximaram dela são conversadoras. Há uma certa pressão por verem nela a chance de o Brasil ter um presidente evangélico (leia o restante da entrevista aqui).

dinocampos

No contexto maranhense, Flávio Dino (PCdoB) se mostrou muito animado com a ida de Marina para o PSB, partido de Eduardo Campos. Até o momento, não se sabe para quem Dino irá fazer palanque: Campos ou Dilma, atualmente sua chefe.

O presidente da Embratur tem como base o comunismo que, a priori, não apoiaria uma aproximação conservadora de qual lado fosse.

Mas a filiação da ex-senadora foi amplamente festejada por Flávio Dino.

Além do jogo duplo no planalto, há por trás um confuso jogo de ideologias.

Por que será?

 

Sem categoria

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. DUVIDO MUITO SE ESSE CARINHA DE PERNAMBUCO E ESSA MARINA VÃO TER VOTOS SUFICIENTES PARA PREOCUPAR A DILMA. ESTA JÁ ESTÁ REELEITA, POIS TEM TUDO NA MÃO. EU SEMPRE DIGO QUE QUANDO UM GOVERNADOR, PREFEITO OU ATÉ MESMO O PRESIDENTE NÃO SE REELEGE DUAS COISA PODE ACONTECER: OU ELE É MUITO LADRÃO OU MUITO BURRO. E A DILMA NÃO SE ENQUADRA EM NENHUMA DESSAS DUAS ALTERNATIVAS.

  2. NÃO SEI QUAL A DIFERENÇA ENTRE ED-H E CAOSTELO.
    OS ELEITORES DE ED-H FORAM ENGANADOS, A CIDADE ESTÁ JOGADA AOS BURACOS, TRANSPORTE PÚBLICO OS EMPRESÁRIOS CONTINUAM MANDANDO, PORQUE ELES FINANCIAM CAMPANHAS. TUDO COMO ERA ANTES.

  3. Porquê você não inseriu a Eliziane desse comentário, já que tá tudo misturado?

  4. Atualmente Flávio Dino é conhecido em todo o Maranhão. Isso também teve contribuição de blogueiros como você que posta algo sobre ele todos os dias. Deve ser por isso que ele está disparado nas pesquisas.Obrigado Marco D’Eça. Continue falando dele todos os dias.

  5. MEU CARO MARCO, COMO VC PROMOVE O FALVIO DINO…ISSO ME FAZ LEMBRAR NA CAMPANHA DO ED
    VALDO 36 QUE VC FAZIA O MESMO E ELE FOI ELEITO
    AGORA VC REPETE A MESMA DOSE…ME PARECE QUE
    ESTA FORMULA ESTÁ DANDO CERTO…O FEITIÇO CONTRA
    O FEITIÇEIRO…NÃO SE PODE SUBSTIMAR A INTELIGENCIA
    DO OUTRO..MEU CARO…POR TANTO OLHO VIVO…

  6. Rapá!
    Eleiç]ão não combina com religião. Se fosse assim, se, de fato, Deus interferisse nas administrações, estaríamos no paraíso pois Holandinha se apresentava como o canddiato de DEUS. Pergunto: Ka a diferença entre Holandinha e CAOStelo? Nada. Tracamos seis por cinco e meio. Das duas uma: ou Holandinha não é merecedor da cmpaixão de Deus, ou o fato de ser e ter sido desprezado confirma: “FÉ DEMAIS NÃO CHEIRA BEM”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *