Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

César Pires defende união de forças para discutir sistema de segurança

Da Agência Assembleia

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), conclamou os representantes dos Poderes e dos diversos segmentos do estado a unirem forças em busca de uma solução emergencial para os problemas da segurança pública e do sistema prisional do Maranhão. Segundo ele, as dificuldades que estão ocorrendo não se esgotam apenas no campo político, mas exigem uma conjunção de forças de toda a sociedade.

O posicionamento de César Pires, na sessão desta quinta-feira (10), foi em resposta às críticas de deputados da oposição, que atribuíram a responsabilidade da violência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas ao Governo do Estado, acusando-o de inoperante.

César Pires rebateu, negando que o governo esteja sendo inerte com a questão da segurança pública. Segundo ele, os problemas que estão ocorrendo no Maranhão não são fatos isolados, também aconteceram em outros estados, como no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná. Ele afirmou que nesses estados a crise foi difícil de ser controlada, resultando em situações indesejáveis para qualquer cidadão.

Não vamos aqui apenas acusar e remeter responsabilidades dessa situação difícil e violenta que estamos vivenciando.

Na avaliação do líder governista, a situação requer um esforço conjunto, já que muitos querem, na verdade, tirar proveito da situação.

O Governo do Estado está atento sim, e prova disso é que tem feito concurso e tem promovido capacitação de policiais. Está fazendo a sua parte, porém, essa é uma situação que não depende só de governo, mas de todos nós – enfatizou ele.

César Pires disse que o governo está sendo capaz de compreender o momento e tenta solucionar o problema interagindo com a sociedade. Na esteira da reflexão sobre o episódio de Pedrinhas na última quarta-feira, ele afirmou que a situação requer compreensão política, esforço globalizado e maior participação da seccional da OAB, do Ministério Público, do Poder Judiciário e das entidades que atuam no campo da defesa dos direitos humanos, a fim de que cada um faça a sua parte de forma correta e que não fique apenas apontando ou tentando encontrar culpados.

O deputado César Pires informou que um novo conceito de policiamento está sendo implantado no Maranhão e que teve a oportunidade de conhecer, em Codó, 26 novos policiais militares que após capacitação de 60 dias ingressarão nas fileiras da Polícia Militar da 9ª Companhia. Tais policiais, segundo ele, serão formados dentro de uma estrutura curricular totalmente diferenciada dos moldes passados.

 Ainda segundo César Pires, em um ano e meio cerca de 70% dos policiais militares do Maranhão terão nível superior, formados em Direito e já com a carteira da OAB. Ele disse crer que este novo conceito de capacitação haverá de mudar o modelo de abordagem do policial militar no Maranhão.

Na perspectiva do novo sistema, o nosso policial não será só reativo, mas também será proativo, saberá interagir com a sociedade – afirmou.

 Finalizando, ele explicou que os critérios do Governo do Estado foram tão exigentes que das duas mil vagas, só passaram 1.760.

Foi priorizada a qualidade em detrimento da quantidade. É um novo modelo de policiamento militar que está emergindo aqui no estado do Maranhão.

Sair da versão mobile