Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Ribamarenses recebem certificados de cursos de qualificação profissional

Trezentos moradores dos bairros Jardim Tropical e J.Lima, do município de São José de Ribamar, receberam, durante solenidade, certificados de conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos através do projeto Caminhão da Juventude.

A  iniciativa é pioneira, desenvolvida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), e funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, visando capacitar os jovens da cidade para inserí-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

Em pouco mais de três anos, o Caminhão da Juventude já capacitou mais de oito mil jovens de São José de Ribamar. Informações detalhadas sobre o projeto estão disponíveis no www.saojosederibamar.ma.gov.br/caminhaodajuventude.

A entrega dos certificados de conclusão dos cursos de informática básica, pedicure e manicure, práticas administrativas (formado pelos módulos de excelência em vendas, excelência em atendimento e habilidades gerenciais) aconteceu na quadra da Associação Comunitária do Jardim Tropical.

Representando o prefeito Gil Cutrim na solenidade, o secretário municipal Fredson Froz (Juventude, Esporte e Lazer) afirmou que a Prefeitura ribamarense continuará investindo fortemente no sentido de executar novas políticas públicas que beneficiem a juventude da cidade e promovam o desporto.

A versão 2013 do Caminhão da Juventude foi lançada no fim de julho e já beneficiou com cursos profissionalizantes gratuitos, além do Jardim Tropical e J. Lima, moradores da Sede, Parque Araçagi e Matinha – nos dois primeiros os certificados serão entregues em breve e no último a capacitação encerra-se dia 25. Na próxima segunda-feira estarão abertas as inscrições do projeto para o bairro Vila Sarney Filho.

 O Caminhão da Juventude funciona da seguinte forma: o laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado pela Prefeitura no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.

No horário das 18h às 20h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita. Só para se ter uma ideia, durante o período no qual o Caminhão ficou instalado nas regiões da cidade mais de 50 mil pessoas que não possuem computar em casa, em menos de três anos, utilizaram a Internet gratuita oferecida no espaço.

Sair da versão mobile