7

GPS nos coletivos não serviria de muita coisa…

canindeSe existe algo para o qual possa servir o GPS nos transportes coletivos de São Luís seria para constatar que pouquíssimos ônibus de circulam na capital.

Ou seja, não valeria de muita coisa diante do caos que o transporte público da cidade se encontra.

Segundo o ex-secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, que já havia comentado sobre o assunto, assim como no Rio de Janeiro, onde constatou-se que o sistema de transporte de lá circula com menos ônibus do que o previsto, o total de ônibus usados que o GPS detectaria seria de 70% da frota rodando por toda São Luís.

Os usuários passam uma hora e meia esperando um coletivo e, muitas das vezes, ao passar pelo ponto de ônibus, motoristas acabam deixando muita gente “na mão”. Atualmente a capital maranhense carece de monitoramento, fiscalização de itinerários, velocidade e intervalos entre viagens

Seriam as prioridades para o transporte que a SMTT simplesmente faz questão de ignorar…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Caro Deça,

    O Sr. Canindé já deu sua contribuição ao setor de transporte urbano de São Luis. Acho que ele deveria se libertar dessa vontade incomensurável e insuportável de voltar ao comando da SMTT , pois esse desejo incontrolável, quase mórbido, macula e compromete sua correta análise dos fatos e eventos que ocorrem na área de transito e transporte de nossa cidade !

  2. CARO JORNALISTA NA GESTÃO DE CB O TRANSPORTE ERA O CAOS CIRCULAVA VÁRIOS ÔNIBUS VELHO SEM CONDIÇÕES DE TRAFEGAR NA CIDADE, ÔNIBUS COM PLACA DE OUTRO ESTADO E NINGUÉM FALAVA NADA , 70 PORCENTOS AS PARADAS DE ÔNIBUS NÃO TINHA ABRIGO, EU POR VÁRIAS VEZES RECLAMEI EM PROGRAMAS DE RÁDIOS O CB NUNCA TOMOU PROVIDÊNCIAS E OUTRAS NÓS PERCEBEMOS QUE ELE ESTA DESESPERADO PARA VOLTAR PARA SMTT, CB VC NÃO É SOBERANO NO TRÂSINTO E TRANSPORTE NO MARANHÃO, SE CANDIDATO DUAS VEZES A CARGO ELETIVO E NÃO UMA PARA CONSEGUIU UMA FOI PARA DEPUTADO ESTADUAL ASSIM QUANDO DEIXOU A SMMT E OUTRA FOI PARA VEREADOR E 2012 E TAMBÉM NÃO CONSEGUIU.

  3. Funcionaria sim, e muito.
    Canindé não possui competência técnica nenhuma para falar bem ou mal sobre o assunto.
    Eu particularmente duvido da veracidade do diploma de Engenheiro Civil de Canindé, mesmo, segundo ele, ter obtido tal Diploma na UEMA, que diga-se de passagem NÃO EXISTE como instituição de ensino.
    TODAS as empresas de onibus deveria possuir carros guinchos ou contratos com empresas que prestassem serviços de guinchos para que, num prazo máximo de 15 minutos retirasse das vias públicas os onibus que dessem ” prego”, principalmente nos horários de pico.
    O monitoramento dos coletivos devem ser realizados NÃO só pelas empresas, mas, e principalmente pela Prefeitura de São Luís, como aliás acontece em dezenas de grandes cidades desse nosso Brasil afora.
    Sem controle, não há histórico e consequentemente não há cobranças.
    São Luís parte para mais de um milhão e duzentas mil pessoas e o transito precisa ser gerido por profissionais.
    Ah sim, só com o dinheiro da venda dos terminais da Cohama e o do São Cristovão, daria para implantar com folga o sistema de bilhetagem única.
    Há proposito, o bilhete único com validade para 30 dias começa a valer neste fim de semana na cidade de São Paulo

  4. O engenheiro Canindé Barros como ex-gestor da pasta, por uma questão de ética deveria se eximir de criticar o seu colega. Mas devemos admitir que ele tem lá suas razões. Como vc disse, blogueiro d’Eça, “depois de esperar meia hora no ponto, muitas das vezes o motorista não pára”. É a mais pura verdade. No terminal da Fonte do Bispo, no centro de São Luís, por exemplo, são vários os motoristas que “passam por fora”, principalmente das empresas Gonçalves e Taguatur. Alguém deve saber o poder que o Sindicato das Empresas de Transporte tem para com o executivo ludovicenses, pois não é possível que diante de tantas irregularidades nenhuma empresa é punida. Parece que o SET é tão forte que emplacou secretários e subsecretários municipais, como o filho do ex-presidente Otávio Cunha (que ainda manda no SET) que recebe pela Semosp. Mas a questão aqui é o transporte coletivo que está uma lástima. O prefeito Holanda Júnior deveria sair um dia e tentar ir para casa de ônibus, como nos veeeeeelhos tempos. Aí sentia o drama da grande maioria da comunidade.

  5. Não seria mais interessante instalar sistemas automatizados de registro de tráfego? Algo semelhante aos cartões magnéticos, que seriam instalados nos terminais e em locais estratégicos. Ou sistemas de fotosensor que registrem a passagem dos veículos nos terminais? Com isso teríamos um acompanhamento mais próximo da realidade. Tecnologia existe. Falta só capacidade e vontade para fazer funcionar. Mas aí já é pedir demais. Afinal, o governo Holandino E-DIVAGAR…EdiLASCAR…. esse é o governo do NOVO DA MUDANÇA….

  6. Não seria mais interessante instalar,, nos terminais e em pontos estratégicos, sistemas automatizados de registro de tráfego. Algo que funcionasse com cartões magnéticos para registrar o dia, a hora, o condutor do veículo e outros dados que pudessem servir para aferir a quantidade e a regularidade dos horários de cieculação? Ou ainda algum tipo de fotosensor que registre automaticamente a passagem dos veículos? Tecnologia pra isso tem. Falta é compromisso. Fazer o que, né? ESSE É O GOVERNO DO NOVO… DA MUDANÇA…….E PODE PIORAR…

  7. MAS O PREFEITO ED-H E SEU PADRINHO O COMUNISTA FLAVIO DINO PROMETERAM, NA CAMPANHA PARA PREFEITO DE SÃO LUIS, QUE ELES SABIAM ONDE BUSCAR RECURSOS E QUE SÃO LUIS SERIA GOVERNADO DE OUTRA MANEIRA OU SEJA UMA NOVA MANEIRA DE SE GOVERNAR.ESSA NOVA MANEIRA DESSES DOIS É O CAOS TOTAL NO TRANSPORTE E NA SAÚDE DE SÃO LUIS. QUEM QUISER ESSE TIPO DE MUDANÇA “PRA PIOR” É SÓ VOTAR EM PAPADA DE PORCO EM 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *