Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A população precisa confiar no sistema de Segurança…

PM assassinado em pleno local de trabalho: afronta à autoridade da polícia

O grande problema da polícia maranhense – e do sistema de segurança como um todo – é a falta de confiança que a população deposita nela.

O cidadão comum já não tem mais certeza de que o sistema seja capaz de enfrentar, e vencer, bandos como o tal “Bonde dos 40” – que, de uma hora para outra passou a ser um grupo tão poderoso que ninguém consegue desarticulá-lo.

O Governo do Estado precisa, imediatamente, mostrar à população que está no controle da Segurança Pública. E muitas vezes, este sinal só é percebido com uma mudança de comando e de foco.

A população precisa ver nos responsáveis pela Segurança a segurança para o seu dia a dia.

E esta segurança se percebe com ações claras, com mobilização evidente,  não com discursos, blabláblá, baboseiras teóricas ou culpa a terceiros.

É exatamente por isso que não se compreende a insistente manutenção do secretário de Segurança, que já se provou incapaz de comandar a própria tropa.

Nestes quase 20 anos de cobertura política, o titular deste blog já viu secretário de Segurança cair simplesmente por que um policial agrediu um meliante em frente às câmeras. Já viu secretário de Segurança ser demitido  por causa de um simples tumulto popular.

A cúpula da Segurança: reuniões intermináveis e ações desastradas

É inexplicável, portanto, que se mantenha um titular da Segurança, mesmo diante de tanta afronta à ordem pública.

Em nenhum lugar do país ou do mundo um secretário seria mantido no cargo após duas rebeliões consecutivas em presídio, resultando na morte de mais de 15 pessoas.

É inconcebível a manutenção de um secretário diante de tamanha afronta à polícia, com policiais assassinados em pleno local de trabalho e delegacias de polícia metralhadas a olhos vistos.

O governo parece estar refém do secretário, que mesmo diante de tamanha ineficácia se mantém incólume, junto com sua equipe.

Mas nenhuma dívida ou chantagem pessoal se justifica diante de uma população assustada, de uma insegurança plena e da afronta criminosa no dia a dia.

Este blog repete: a população precisa resgatar o sentimento de segurança e de tranquilidade plena, que só tem quando confia nos homens da segurança pública.

Infelizmente, nestes que estão aí não se confia mais…

 

Sair da versão mobile