Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Sema lança cadastro ambiental rural no Maranhão…

A Secretaria estadual de Meio Ambiente apresentou ontem o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), duas ferramentas que devem garantir políticas públicas mais efetivas para a agricultura familiar sintonizadas com a agenda ambiental do estado e do País.

Estima-se que entre 280 a 300 mil imóveis rurais em todo o Maranhão devam compor o CAR, gerando uma base de dados relevantes para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

– Temos, agora, o prazo de um ano para mobilizar donos de imóveis e produtores rurais para efetuar o cadastro das propriedades, que deve atingir quase 300 mil imóveis em todo o Maranhão – disse o adjunto de Sema Antonio César Carneiro.

O cadastro, na prática, é uma declaração do próprio produtor, semelhante às declarações anuais de imóveis rurais.

– A responsabilidade pelo cadastro é dos donos dos imóveis. A Sema fará apenas a análise do cadastro. Mas, como gestores da política estadual de meio ambiente, temos o compromisso da Sema com o repasse de informações sobre o CAR no território estadual – acrescentou Carneiro.

A implementação do CAR no Maranhão é uma das ações que a Sema pactuou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES], por meio de projeto financiado pelo Fundo Amazônia.

São R$ 20 milhões que estão sendo investidos no estado, na implementação do CAR, elaboração de Planos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas, fortalecimento institucional e melhoria da gestão da Sema.

 

Sair da versão mobile