8

O simbolismo de se prender políticos no dia da República

genoinoDe O Estadão

Após 124 anos, o 15 de novembro volta a sacudir a política brasileira. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não escolheu no calendário o dia da Proclamação da República para assinar a ordem de prisão para os políticos condenados no processo do mensalão. Mas não deixou passar a chance de aproveitar a data histórica para fechar o processo que enviou para a prisão alguns dos principais líderes do PT, como o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoino (SP) e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, entre outros condenados.

Segundo um interlocutor de Barbosa, “ele gostaria de ter terminado tudo ainda na sexta-feira”. Ele lembrou que o presidente do Supremo sempre destaca que nada faz além de cumprir a rotina de um juiz. Mas admitiu que era inegável o simbolismo da assinatura das ordens de prisão de políticos pesos-pesados no feriado da Proclamação da República.

A ordem de prisão não encerra completamente o processo do mensalão, mas liquida sua parte mais visível – políticos na cadeia. O estouro do escândalo em 2005 abalou o PT, mas poucos apostavam que poderia levar à prisão seus líderes e os de outros partidos.

Iniciado em agosto de 2012, o julgamento teve Barbosa como seu condutor principal, já que coube a ele a relatoria do caso e, em seguida, a presidência da Corte. Polêmico, foi criticado por suas posições e bateu boca com colegas. Mas ganhou popularidade ao pedir a condenação de políticos acusados de corrupção.

Para auxiliares, Barbosa afirmou ontem que não queria mais perder tempo. Acrescentou que “queria virar essa página”. De fato. Decidida por ordem do Supremo, as prisões viram a página do tempo em que políticos acusados de irregularidades garantiam sua impunidade.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Caro Milton Calado, a balança que Deus pesa o pecado de cada um de nós é a balança da Justiça Divina, até mesmo pq Deus salva a qualquer custo aqueles que lhe são úteis. Agora a balança da Justiça é de acordo com o que se encontra nas Leis vigentes neste País e no momento de julgar não se julga o que a pessoa já fez de bom e sim a conduta atípica que ele cometeu, ou seja, a letra da Lei é cega, muda e surda, para o Magistrado julgar é preciso se ater apenas ao que consta nos autos e não ao passado do que a pessoa fez ou deixou de fazer.

    Resp.: Percebo uma certa concepção católica – e, consequentemente, anti-bílica – nos conceitos de ambos os comentaristas sobre o conceito de Deus. A Bíblia, de “vante a ré” mostra que Deus decide e pronto, independentemente do que o homem é ou faz. A decisão é dele. O home pode fazer o que quiser; mas se Deus não quiser, nada acontece. A ideia de um Deus pronto a perdoar ou punir é uma concepção católica, criada para impedir a fuga de fieis, abrindo perspectivas de salvação para os que andavam desiludidos nos primeiros séculos – e que resultou na aberração do conceito de livre-arbítrio, outras das equivocadas concepções católica.
    Para existir livre-arbítrio, biblicamente falando, seria necessário que Deus não fosse onipresente e onisciente. Ele sabe tudo, está presente em tudo – portanto, sabe o que acontece, o que aconteceu o que acontecerá. A vontade do homem nada é diante da vontade de Deus. “Se Deus não guardar a cidade, em vão trabalha a sentinela”. “Se Deus não permitir, nem o orvalho cairá sobre a planta”. E nada muda, estando decidido por Deus, faça o homem o que quiser. E para os que perguntam: por que Deus agiria assim? A resposta é óbvia: ele é Deus. Simples assim.

  2. faço só uma pergunta: só porque ele comprometeu sua juventude, se é que comprometeu, pela democracia ele esta acima de todos e da lei?.
    ele foi condenado, por um estado Democrático de Direto, pelo amor de Deus. parem de idolatrar estes caras

  3. Pobres diabos terão que pagar por toda a bangunça de mais de 500 anos do descobrimento desta ONÇA bRASIL

  4. Caro Milton, gostei de sua colocação, também sou católico, como vc, tive aulas de catecismo. Por mais pecados que se tenha, o arrependimento é a salvação, por maior que seja os pecados, e isso não se vê nestes homens de pouca fé, que se acham que só porque lutaram, não sozinhos, pelo processo de redemocratização tem o direito de usurpar os cofres públicos como se propriedades deles fossem. Estes homens são os piores ditadores que existem. Se inocentes forem serão agraciados no juízo final e serão recompensados.

  5. ESSES TRUCULENTO DO PT PENSAM QUE PORQUE ESTÃO NO GOVERNO PODEM TUDO. CADEIA NELES.

  6. Meu caro Marco, Fui criado dentro da confissão católica. Havia as aulas de catecismo a que todas as crianças católicas do meu tempo eram obrigadas a frequentar. Lembro-me de uma professora que ensinava assim o juízo final: Deus tinha uma balança; de um lado ele colocava as virtudes e do outro os vícios, os pecados. Quando o prato das virtudes baixava a pessoa ia para o céu. Se fosse o prato dos pecados, o destino era o inferno. Mas havia, contudo, a possibilidade do empate, ou seja os pratos ficavam em nível, empatados. Nesse caso o destino era o purgatório com chances de se chegar ao céu. Assisto, hoje, com profunda tristeza um homem portador de uma bela história de vida ir para o inferno de uma prisão, condenado pelos seus pecados, sem que se colocasse na balança suas virtudes. Creio que se tivessem feito isso, certamente ele seria levado, no máximo, ao purgatório. Falo de Jose Genoíno, que comprometeu sua juventude na luta contra a ditadura em defesa de seu pais. A ele a democracia que vivemos, muito deve. Por isso deveria ser pesado com o peso de suas virtudes. Um abç do Milton Calado

  7. Não sei o por que de “vocês” – ainda – referenciarem um ladrão; corrupto… Chamado Luis Inácio Lula da Silva-, que instrumentalizou e IMOBILIZOU o Movimento Sindical.

    Desse jeito: SÓ CRISTO SILVA !!!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *