Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Por que ajudo os animais?

Do blog Ei, bichinhos!

Sempre ouço essa pergunta e sempre tive a mesma resposta, curta e rápida.

Mas, hoje, resolvi aprofundar-me nesta questão que, para muitas pessoas (e digo muitas mesmo), é uma preocupação desnecessária diante de toda a pobreza e violência que assola, não só o nosso país, mas o mundo todo.
Mas, por que mesmo ajudar?

1º As razões culturais que perduraram durante séculos, nos fizeram pensar que animais são inferiores a nós e, por esta razão, podíamos fazer tudo com eles, inclusive tratá-los como objetos. Sem vida, sem sentimentos, sem amor ou dor…
*Grande equívoco do ser humano! A dor é a mesma para os animais. Os animais não sofrem menos que nós. Eles sentem as mesmas privações como alegria, tristeza, saudade, fome, dor…

2º Porque o Estado ou a instituição que deveriam protegê-los, não o faz. Uma por omissão e negligência e a outra, porque só visa lucro.
*Então, esta missão tem que ser tomada por quem se sente no dever de ajudá-los e não aceita que um animal passe fome e maus-tratos.

3º O número de animais abandonados pelas ruas das grandes cidades aumenta a cada dia. Eles são abandonados à própria sorte, justamente por aqueles que deveriam protegê-los. Os animais estão entregues nas mãos da loucura humana, insaciável e cruel.
*Agora me digam: esta mesma humanidade que mata e tortura, até por prazer, seu próprio semelhante, o que não há de fazer com um animal indefeso e sem voz?

4º Os animais são quase que completamente desamparados, não fossem alguns poucos que os ajuda. E estes poucos, freqüentemente, ainda são ridicularizados.
*Se todas as pessoas que criticam os que ajudam os animais fizessem, elas mesmas, alguma coisa por crianças ou idosos, teríamos um mundo perfeito. Porque somos poucos para ajudar, mas para criticar, somos muitos.

5º Quem gosta de animais, cuida do meio-ambiente, ajuda o próximo, levanta um velhinho, alimenta uma criança. Porque cuidar de um animal não é MENOR do que cuidar de um humano. Todos são criações de Deus e nós, como seres evoluídos, temos a obrigação de zelar pelos animais que nos dão tantas lições de amor.
*O bem não exige espécie!

6º Infelizmente, eles não podem ajudar a si mesmos, precisam de nós para isso.
*É comprovado que alguns animais têm uma inteligência fora do comum e, inclusive, alguns cachorros que vivem dentro de casa, são considerados como integrantes da família. Porém, esses bichinhos não têm a capacidade de criar para eles mesmos, uma proteção ou uma base de direitos que elimine qualquer tipo de abuso. Só o homem tem a capacidade de elaborar e fazer valer perante a lei, direitos que garantam uma vida digna para esses animais.

*Os homens podem cuidar de si mesmos, criando leis, regras de convivência e penas para quem infligi-las. Sempre teremos pessoas ajudando em asilos, hospitais e abrigos para mendigos, porque olhar a miséria da nossa própria espécie dói mais e nos faz colocar-nos no lugar do outro.

*Agora quem se coloca no lugar do animal? Quem olha para um cachorro deitado num canto de uma calçada, muitas vezes com fome e sede e se coloca no lugar dele?

*É difícil, não é? São poucos! Pouquíssimos!!!

E ainda tem gente que pergunta, por que ajudo animais, tendo tanta gente precisando?!

Sair da versão mobile