4

Embratur e o blá blá blá do incentivo ao turismo

Por Aline Alencar

Não é de hoje as reclamações em relação aos preços das passagens aéreas serem exorbitantes nos destinos realizados dentro do Brasil.

O secretário estadual da Fazenda e presidente estadual do PSD, Claudio Trinchão (PSD), declarou o descontentamento da população afirmando que é exagerado e sem motivos os altos preços das passagens aéreas.

– É simplesmente inadmissível que o preço praticado para um voo de 02 horas e 05 minutos, cada trecho, custe mais que o dobro do preço de uma passagem que paguei para o trecho São Paulo – Madri (ida e volta), em julho/13, quando fui defender minha dissertação de mestrado. As companhias alegam que as tarifas subiram em função da variação do câmbio do Dólar Americano, contudo tal alegação, na minha análise, é parcial e não reflete de forma fidedigna a realidade – afirma (Leia mais aqui).

Tudo isto em períodos normais, piorando drasticamente em épocas festivas. Pode-se prever então como será a Copa 2014 para os brasileiros.

Enquanto isso, o consumidor espera, de mãos atadas, atitudes da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Embratur medidas a respeito, porém estes órgãos assistem passivamente a estes absurdos.

A Embratur que poderia funcionar como lobby sobre as empresas e, porque não, sobre a ANAC, não influencia muito em uma das questões mais primordiais de incentivo ao turismo: Como viajar com estes preços?

Passa da função de fomentar a atividade do turismo no país, geração de emprego no setor e o desenvolvimento da atividade em todo o Brasil para a inexpressível função de Instituto que “concentra-se na promoção, no marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos”. 

Ou seja, é apenas muito blá blá blá.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. nosso presidente da embratur não esta nem ai pra nada. o interesse dele e so o governo do maranhão!!

  2. O pior é lê um texto de uma jornalista sem nenhuma noção do assunto técnico que está avaliando. Será que ela se formou na FAC SÃO LUIS? Vai estudar!!!!!

  3. Aline, minha querida, você não não está confundindo os papéis da Embratur e do Ministério do Turismo ? A Embratur tem trabalhado direto direto na questão das tarifas aéreas e hoteleiras e o mesmo não vejo do ministro que tem em mão um orçamento e estrutura administrativa 100 vezes maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *