Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Prefeitura de Dom Pedro realiza mais uma ação contra a Catarata…

Os casos mais críticos atingem idosos

A Secretaria de Saúde do Município de Dom Pedro tem intensificado as ações contra as doenças da visão, a mais comum delas, a catarata, que é a maior causa de cegueira tratável no mundo. A Doença afeta milhões de brasileiros e consiste na opacificação do cristalino, a lente natural do olho, o cristalino que normalmente é incolor perde a transparência com o passar dos anos e pode levar a completa cegueira se não tratada a tempo.

Levando em conta os riscos e a gravidade da doença a Secretaria de Saúde realizou na última quarta feira mais um mutirão para atender a população que sofre com doenças da visão. Foram atendidos cerca de 100 pacientes e identificados 10 novos casos da doença.

Para o Médico oftalmologista Francisco Junior, a ação do município é de estrema importância.

O ônibus do mutirão

– Quanto antes identificarmos os casos, mais sucesso no tratamento teremos, atendemos hoje pessoas de todas as idades, os casos mais críticos estão nos idosos que se recusam a tratar a doença já algum tempo, achando que podem resolver com uso diário de medicamentos – relata o Médico Francisco Junior, responsável clinico pelo evento.

Para o Secretário de Saúde Sandro Monteiro, ações como essa possibilitam acesso a informação e tratamento.

Médico Francisco Júnior em atendimento

– Recebemos pacientes que necessitam do uso de lentes corretivas e nunca se atentaram para isso, eventos como esse são também preventivos, quando o médico indica ao paciente ações simples como evitar exposição ao sol e uso de lentes corretivas para leitura ele evita problemas graves no futuro – destaca Sandro Monteiro.

Outras ações informativas, preventivas e de tratamento estão sendo desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Pedro, segundo o Prefeito Hernando Macedo, mesmo com recursos escassos a saúde é prioridade em nossa cidade.

– Temos feito esforços diários para manter em bom funcionamento não só o Hospital Municipal, mas também, a Farmácia Básica, Ceo, Caps e outros órgãos de fundamental importância para a saúde da nossa população – disse Hernando Macêdo.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile