Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Água para todos virou sonho e prefeitura admite

Reunião realizada pelo vereador Fábio Câmara com lideranças da Cidade Olímpica e presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima

A prefeitura de São Luís admitiu incapacidade de operar sistema de água e saneamento na cidade e transferiu responsabilidade de seis poços artesianos da Cidade Olímpica para a Caema.

Se, de início, a prefeitura já transfere mais responsabilidade a inda à Caema, é sinal de que, possivelmente, não pode arcar com o fornecimento de água nos demais bairros da capital.

De acordo com a comunidade, dos seis poços artesianos existentes na localidade, apenas três estão em funcionamento. Os outros três poços estão com problemas nas bombas. A direção da Caema se comprometeu a recuperar, nos próximos dias, as fontes de água construídas que apresentam problemas técnicos.

No documento, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo Costa autorizou a transferência de responsabilidade. O documento, assinado pelo titular da pasta, não especifica as razões da medida. De acordo com o Termo, “a reposição dos equipamentos, quando necessário, a manutenção da rede hidráulica utilizada pelo poço artesiano, da bomba submersa e outras despesas decorrentes passarão pela operacionalização da Companhia de Saneamento Ambiental”, informa.

Segundo o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, é preciso analisar as razões para a medida da Semosp.

Vamos analisar com calma o porquê desse Termo. Antes, quando a Semosp administrava os poços na Cidade Olímpica, a Caema dava o apoio técnico necessário. Se for o caso, vamos assumir a manutenção integralmente – disse.

Segundo o vereador Fábio Câmara, o documento em que a prefeitura admite incapacidade para gerenciar abastecimento d’água em São Luís não o surpreende.

Durante audiência pública para debater o problema do abastecimento na cidade, eu já havia feito um desafio ao prefeito Edivaldo Júnior a retomar a Caema para os comandos do município e a fazer um trabalho melhor conforme o prometido. Dei 60 dias para que prefeito apresente a Câmara o pedido de revogação da concessão dada ao Estado para ferir águas e esgotos em São Luís. Mas a prefeitura apresentou um Termo de Responsabilidade, autorizando a transferência de responsabilidade de manutenção para a Caema, de seis poços artesianos que abastecem a Cidade Olímpica, provando com isso, que o Município não tem condições de gerenciar abastecimento d’água na capital – declarou o parlamentar.

Sair da versão mobile