Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os quatro Zé’s do PT…

Da coluna Estado Maior*

Consolidada a aliança do PT com o PMDB para as eleições de 2014 – em que pese as pendências do Processo de Eleição Direta, ainda a serem resolvidas pela direção nacional – o partido no Maranhão já começa a movimentar os bastidores na discussão para a montagem da chapa.

E quatro Zé’s disputam a indicação: José Costa, secretário de Ciência e CTecnologia; José Ignácio, superintendente do Incra; Zé Carlos da Caixa, deputado estadual, e José Antonio Heluy, secretário de Economia e Trabalho Solidário.

José Costa é o nome mais próximo do ex-vice e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira. E tem a simpatia de parte da cúpula do PMDB, até como reconhecimento ao próprio Washington. Zé Ignácio, também da mesma corrente de Washington, tem postura independente em relação ao ex-vice. Trabalha com a hipótese de ser candidato a deputado federal, mas não descarta uma possível indicação para compor com o PMDB.

Zé Carlos da Caixa é ex-aliado da corrente de Washington, mas se afastou dele durante o PED. Seu projeto era transformar o assessor Henrique Souza em presidente da legenda, para garantir um canal de interlocução com o PMDB. Aos mais próximos, tem dito que prefere disputar vaga na Câmara Federal, mas é visto como um nome para compor com Luis Fernando Silva.

José Antonio Heluy é o petista que há mais tempo defendeu a aliança com o grupo da governadora Roseana Sarney. Ainda em 2006, quando Roseana pertencia ao antigo PFL – e contra as correntes petistas locais, que se alinhavam à oposição – Heluy teve a coragem de assumir publicamente o apoio à então senadora. Em 2009, com a retomada do governo por Roseana, voltou a defender o apoio do PT ao seu governo, consolidado apenas em 2010, com a indicação de Washington. José Heluy tem, portanto, know-how para estar na aliança PT/PMDB.

Há outros nomes no PT com possibilidades de composição com o PMDB. Mas os quatros Zé’s estão entre os mais cotados.

 *Publicada em O EstadoMaranhão, edição de 08/12/2013
Sair da versão mobile