2

Um projeto necessário…

No próximo sábado (14), às 9h, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior participará da cerimônia de lançamento da obra de construção e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Margem Esquerda da Bacia do Bacanga. O ato será realizado na Praça Vila Bacanga (Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga).

Esta é realizada dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, coordenada pela Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe). As ações vão beneficiar mais de 31 mil famílias distribuídas em 30 bairros do eixo Itaqui-Bacanga.

A obra, orçada em R$ 42.156.652,68, será realizada pela empresa Sonel Engenharia S/A. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 24 meses e envolve a construção de aproximadamente 72 km de rede de esgoto, contendo 203 km de ramais, com um total de 31.116 ligações condominiais. A obra ainda contempla a construção de 184 fossas sépticas e sumidouros, 802 módulos sanitários (kit sanitários) e 13 estações elevatórias.

O sistema de esgotamento existente abrange somente a margem direita da bacia hidrográfica do Bacanga, compreendendo cerca de 106 km de redes coletoras e 21.689 ligações prediais.

Os bairros beneficiados com as redes coletoras e tratamento de esgotos são os seguintes: a jusante da barragem do Bacanga: Prainha, Bonfim, Vila Nova, Vila Roseana Sarney, Vila Ariri, São Raimundo, Gancharia, Anjo da Guarda, Alto da Vitória, Conjunto E.I.T., Vila Isabel, Vila Dom Luís, Vila Bacanga, Vila Cerâmica, Alto da Esperança, Residencial Ana Jansen e Sítio do Tamancão. E a montante da barragem do Bacanga: Sá Viana, Jambeiro, Riacho Doce, Piancó, Vila Embratel, Residencial Paraíso, Vila Zagueiro, América do Norte, Residencial Primavera, Residencial Resende, Vila São João da Boa Vista e São Benedito.

É aguardar e conferir o andamento das obras…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Esta é mais uma das “heranças malditas” deixadas por Castelo: Doar este Projeto aprovado no MCidades e com recursos federais disponíveis dentro do PAC, e com o aval do Banco Mundial para servir de contrapartida no Programa do Bacanga, precisando somente a Licitação para as Obras, licitação essa que ainda atravessou todo o ano em preparação.

  2. Prezado jornalista, uma lembrança faz-se conveniente: este é mais um dos projetos que foram criados ainda no Governo Castelo pela Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, que estava desde o final de 2012 sendo avaliado pela Caixa (agente financiador) e pela CAEMA. Demonstração clara de que os projetos que a Prefeitura executa até o momento são frutos dos trabalhos da equipe da gestão passada.

    Agradeço pelo espaço e reitero que a concepção desses trabalhos apresenta-se como fundamental para a melhoria qualitativa dos padrões de vida das populações da margem esquerda da Bacia do Bacanga, que pôde ser, de fato, atendida, mesmo que apenas no presente momento.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *