7

Caso VLT mobiliza Câmara e Assembleia

http://4.bp.blogspot.com/-sI-zje50YtM/UFoj0dvONPI/AAAAAAAAAD0/ilvSS_9Ydw4/s1600/318404_420572474668321_1845953347_n.jpgDepois de, inúmeras vezes, o vereador Fábio Câmara (PMDB), denunciar a falta de compromisso da Prefeitura de São Luís com a continuidade do projeto VLT, é a vez agora da Assembleia se pronunciar.

O deputado Neto Evangelista (PSDB) apresentou o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) desmentindo o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Uma das desculpas de Holandinha para não tocar a obra era exatamente a suposta inexistência do projeto (reveja aqui).

O documento que pode, de uma vez por todas, acabar com um dos tantos blá blá blá’s da gestão municipal.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Esse pessoal que trabalha no gabinete desse prefeitinho de H pensa que o povo é besta , o Deputado Evangelista so mostrou o projeto do VLT agora porque esse teu prefeitinho de H falou que precisava de tempo para organizar a casa , pois então foi dado esse tempo e mesmo assim ele nada fez para pelo menos começar a resolver os inúmeros problemas que nossa cidade tem em relação ao transporte público .
    O negócio é que desde o prefeitinho de H até seus puxas são todos incompetentes e fracos para administrar São Luis .
    Não podemos esquecer o “acordo” que o Holandinha fez com os empresários do transporte coletivo que finaciaram sua campanha para que ele não continuasse com o projeto do VLT.
    Tá na hora da população ir pras ruas e exigir desse EDI-H Jr uma solução para o transporte coletivo de nossa cidade.

  2. Queremos o VLT rodando nas ruas de São Luis. Afinal o nosso dinheiro já foi gasto e não pretendemos perde-lo. A ideia de Castelo não pode ficar esquecida como ficou o Castelão. A continuidade tem que ser feita e já.

  3. O jovem Deputado Neto Evangelista, que foi companheiro de chapa do então candidato a reeleição, João Castelo – anuncia que o VLT, trenzinho inventado pelo candidato para angariar votos, tinha projeto. Sim, senhores, o VLT tem projeto. O incrível é se saber, agora, depois de mais de um ano, que existe esse projeto. Sim, porque nesse tempo todo nunca apareceu projeto nenhum, apesar de insistentes cobranças durante a campanha para que o candidato mostrasse o tal projeto, a fatura etc. e nada. Preferiu perder a eleição a revelar tão secreto segredo.Segundo Evangelista o projeto existia e o Prefeito Edivaldo Holanda Junior mentiu quando disse ao povo que não havia projeto de VLT. Ora, o próprio prefeito Castelo confessou num dos debates que não havia projeto nenhum. Quando tomou posse, em janeiro, o prefeito procurou mas não encontrou nenhum projeto de Sistema VLT, encontrou sim, apenas dois vagões aleatórios, comprados às pressas, as vésperas da eleição, plotados com propaganda política, instalados sobre pouco mais de 500 metros de trilhos, assentados em terreno inadequado (aterros) e sem ideia de traçado. Tanto que foi interrompido antes de um posto de combustível, o que demonstra que não havia estudos de solo, de traçado e, tampouco, de desapropriação. E agora, mais de quinze meses depois de anunciada a implantação do VLT, como em um passe de mágica, aparece o tal projeto. É um fenômeno! É possível, sim, que tenha, agora, um Projeto. Ou melhor, um pós-projeto, feito após a eleição. Mas o Deputado tem que apresentar o Projeto completo, ou seja, acompanhado de todos os projetos básicos, estudos etc. Durante a campanha foi cobrado do candidato Castelo que apresentasse esses documentos. Sabe-se das exigências para a implantação de um Sistema VLT. Necessita de estudos de solo, traçado, desapropriações, impactos ambientais, energia, estudos de densidade ao longo do traçado, viabilidade econômico-financeira. São preliminares obrigatórias à elaboração do Projeto Executivo. E custam tempo e dinheiro. É necessária a contratação de técnicos ou empresas especializadas nas respectivas áreas. Para contratá-las precisa-se de previsão orçamentária e do inevitável processo licitatório. É necessária a realização de audiências públicas e precisa publicidade. Depois de tudo isso, vem nova licitação ou processo de dispensa para a execução das obras e aquisição dos equipamentos, com os respectivos preços, tudo publicado no Diário Oficial do Município, dentro dos prazos legais. Então, se o Projeto existe ou se já existia à época da campanha, o Deputado precisa apresentar todos esses elementos, inclusive a Nota do Empenho, a Ordem de Pagamento, o nº e a data do Processo, a publicação no Diario Oficial, etc. Por outro lado, se existe este projeto ele deveria estar em poder do Governo Municipal, na Secretaria de Obras ou de Transportes, onde deveria ter sido iniciado e concluído o procedimento. Se não foi encontrado, logo foi surrupiado, furtado, o que é crime!

  4. Marco, seria interessante pegar junto ao CREA uma cópia da ART ( anotação de responsabilide técnica) do citado “projeto”.
    SEM ART ele não existe, e, em havendo ART, poderemos saber o autor do projeto, custo do projeto.
    Bem, como as “obras do VLT ” “foram iniciadas”, são necessárias alem das ARTs dos projetos técnicos, as ARTs referentes a execução.

  5. Mostre-nos a integra do projeto caro Marco, paraque possamos avaliar o mesmo, posto que o deputado apresenta apenas uma idéia.

  6. Holandinha e seus secretários evacuam na cara do povo de São Luís e ainda acham ele bacana… caramba… nunca essa cidade foi tão enganada…. revoltante!!!

  7. Esse blá blá blá de dizer que não tinha projeto era para despistar que o real motivo para o abandono do projeto do VLT é que as empresas de transporte de São Luis fizeram um acordo com EDI-H Jr na campanha eleitoral,financiaram sua campanha para que ele se elegendo prefeito não desse continuidade ao projeto do VLT.
    Isso comprova que esse prefeitinho de H não tem compromisso com o povo de São Luis e sim com os empresários do ramo de transporte coletivos de SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *