9

Mas a prefeitura precisa logo dar um jeito nisso…

IMG_3562

A área que deveria ser uma avenida está assim aora; precisa logo ser recuperada

As imagens que ilustram este post, feitas pelo jornalista Zeca Soares, mostram o que sobrou das barracas que ocupavam há anos a avenida Santo Antonio do Calhau, que liga o bairro à Cohama.

Ação de retirada destas barracas foi conseguida após anos de batalha, mas a prefeitura tem obrigação imediata de dar uma destinação à área.

E são dois os motivos básicos:

1 – se não limpar e organizar a área logo, transformando o local imediatamente em uma avenida – o que, de fato, ela é – é muito provável que os barraqueiros voltem a ocupá-la logo, logo.

2 – Urbanizando a área, a prefeitura garante o apoio dos moradores, que, no fundo, são antipáticos à medida de retirada, já que, ali, funcionavam ambientes que atendiam o dia dia destes moradores.

IMG_9250

Os escombros dificultam até a mobilidade das pessoas que trafegam por ali

É por isso que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Obras precisam revitalizar a área imediatamente, melhorando a qualidade urbanística da região, oferecendo opções de mobilidade e lazer.

E o Ministério Público, que apoiou a demolição das barracas, precisa cobrar também da prefeitura a revitalização da área.

O que se vê na região do Baramar, hoje, como mostram as imagens, é um cenário de terra arrasada, que se continuar por muito tempo, só prejudicará ainda mais a imagem do prefeito.

Por isso a necessidade de revitalização da área…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. deveriam ter exigido melhorias e adequação e nao derrubar o ganha-pão dos outros!!! além disso, as lanchonetes serviam os moradores da área! por q nao adequaram ao espaço??? achei radical demais a demolição! Sr. promotor, espero que esteja conseguindo colocar a cabeça no travesseiro à noite!!!!

  2. Não pode ter dois pesos e duas medidas. Se é para disciplinar o espaço público, é só deitar o olhar sobre o restante da cidade. Depois, tem que haver ocupação imediata com obras públicas. O edificio “balança-mas-não-cai” no São Francisco até hoje desafia o poder público. É preciso ter autoridade e saber exercê-la para que não se dê razão ao “Retrucador”: os puteiros tem mais administração do que a cidade…

  3. os bares do aterro que cercaram a area em seu redor, bar no mercado do peixe. ali é area da união, o papódromo, os campos de futebol viraram aluguel de bares, as barracas do horrível e terrível anel viário, como fica.

  4. Ótimo fez o que diz a lei, a prefeitura, mas também não deveria fazer o mesmo na favela do anel viário , lá no terminal da fonte do bispo? Qual é o mistério que faz com que aquela nojeira se torne invisível ao poder público?? Mistério…

  5. ESSE PREFEITO TÁ DEMOONSTRANDO PRA QUE VEIO. É UM NOVO JEITO DE GOVERNAR, ISSO É IDEIA DO SEU PADRINHO COMUNISTA.

  6. É certo que os espaços públicos devem ser preservados e servirem aos fins para os quais existem, servir ao público.
    Sou da opinião de que o poder público deveria agir com mais critérios ao proceder com essas retomadas, pois, a forma como as coisas estão sendo feitas, deixa todos nós com a impressão de que há uma certa truculência e arbitrariedade quando faz a demolição de um espaço, que sabidamente, há décadas servia à população…
    Num estado democrático de direito não se toma medida arbitrária como a que foi tomada pela Prefeitura, que fez a demolição das obras irregulares sem garantir aos ocupantes o direito de ao menos retirarem os seus pertences.
    Lamento profundamente em vê pais e mães de família terem seu local de trabalho, onde era assegurando o sustento da família ser demolido pela Prefeitura, sem contudo, ser-lhes garantido meios para desenvolver suas atividades num local seguro.
    O Prefeito, homem que se diz religioso e seguidor de Cristo deve saber que esse tipo de decisão fere de morte tudo aquilo que Cristo nos ensinou.
    A retomada do espaço público é legal e defendida por todos nós, no entanto, a ação de desocupação deve respeitar os limites da lei para que injustiças não venham ser cometidas.

  7. E ai continuação da Litorânea ? la tem essas casas de alvenaria tudo irregular a prefeitura não vai retirar não? tu sabe alguma coisa ?

    Resp.; Vocês estão confundindo uma coisa: O bares que foram destruídos na rua ao lado do Barramar, eram construções no meio de uma avenida. As que estavam à margem da Holandeses, perderam apenas os acréscimos. A mesma coisa é a Litorânea não está no meio de uma avenida, com as do Barramar. E os acréscimos, dão mais conforto ao cliente. Esta é a diferença.

  8. É uma verdadeira palhaçada esta ação da prefeitura, levam tratores para derrubar as barracas e não tem levam caçambas para tirar os destroços. Esse prefeito e seus comandados são todos um bando de comédia, esse promotor que dirigiu a ação nao teve a inteligência de solicitar. Aqui em São Luís é pior que puteiro, e se avaliarmos os puteiros tem mais administração que a cidade.

  9. O problema é que a blitz urbana e a secretária de urbanismo, deveriam não somente executar esse tipo de atividade em bairro nobre!
    Aqui na Forquilha, esta invadida de construções irregulares. Aproveitando espaço público. E dos condomínios aonde o espaço termina sendo coletivo, sendo usado de forma imprópria.
    Favor, fazer rondas não somente em bairros nobres.
    O Bairro da Forquilha, cheio de construções irregulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *