7

Luis Fernando recebe apoio de prefeitos do PCdoB; dois deles até deixaram a legenda…

 

Dos cinco eleitos em 2012 pelo partido, apenas Hernando Macêdo, de Dom Pedro, mantém-se alinhado ao projeto de Flávio Dino, mas deixa claro que não pretende cortar relações com PMDB

 

edson_lajeado

Luis Fernando, em discurso ao lado do prefeito Edson santos

O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Luis Fernando Silva, fechará o ano de 2013 com o apoio público de pelo menos quatro dos cinco prefeitos eleitos em 2012 pelo PCdoB – partido do seu adversário Flávio Dino. Dois deles – Bruno do Breado, de Igarapé Grande, e Nonato Silva, de Cajapió – decidiram deixar a legenda para se dedicar à aliança com o peemedebista. O secretário mantém intensa articulação também com lideranças de outros partidos da oposição, como PSB, PSDB, PPS e PDT e espera tê-los em seu palanque no ano que vem.

Em 2012, os comunistas elegeram prefeitos em cinco municípios maranhenses – Lajeado Novo, Gonçalves Dias, Cajapió, Igarapé Grande e Dom Pedro. Chegaram a comemorar vitória do partido nas urnas. Mas todos os prefeitos eleitos – inclusive Hernando Macêdo, de Dom Pedro, único a ainda se manter alinhado ao projeto de Flávio Dino – tinham ligações políticas históricas com os partidos da base do governo Roseana Sarney (PMDB), o que os levou a se aproximar de Luis Fernando.

Edison Santos, de Lajeado Novo, tem participado de todos os eventos do pré-candidato peemedebista na região tocantina. Em pelo menos duas oportunidades fez questão de aparecer na foto ao lado do candidato. Vilson Andrade, de Gonçalves Dias, também participa dos eventos de Luis Fernando, embora se mantenha filiado à legenda.

O primeiro a decidir deixar o PCdoB – após patrulhamento dos correligionários comunistas – foi Bruno Costa Galvão, o Bruno do Breado, prefeito de Igarapé Grande. No início de outubro, ele e seu pai, Edvaldo Lopes Galvão, o Breado, uma das principais lideranças da região do Médio-Mearim, anunciaram a saída das hostes comunistas.

Dias antes, em evento do chefe comunista na região, a ausência dos dois foi comentada, até que eles informaram que não acreditavam no projeto comunista para o Governo do Estado.

Na semana que passou, foi a vez do prefeito de Cajapió, Nonato Silva. Ele veio a São Luís para comunicar que também estava deixando o PCdoB para apoiar oficialmente a campanha de Luis Fernando Silva.

Cajapió é uma espécie de feudo eleitoral da família do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB). Sua irmã, Ana Sílvia, é a vice de Nonato Silva. Por conta disso, os Tavares tentavam controlar a prefeitura para entregar ao afilhado comunista do ex-governador. O prefeito decidiu se afastar deles e buscar apoio no grupo do peemedebista. Vai se filiar ao DEM e apoiar os candidatos a deputado César Pires (DEM) e Júnior Marreca (PV).

Único remanescente dos prefeitos eleitos em 2012 pelo PCdoB, Hernando Macedo deixa claro que mantém relação amigável e próxima com seus ex-aliados de PMDB. Deverá permanecer com Flávio Dino até a campanha, mas sem quebrar lanças que impeçam a relação cordial com o Governo do Estado.

E principalmente com os peemedebistas…

 

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. caro marcos
    tá vendo aquela cruz no fim da foto significa campanha sepultada de luiz fernando ,vai ser a segunda edição de washington macacheira nas eleiçoes de 2014.até que ele saiu legal na foto pousando na frente da cruz,este já morreu,não adianta tu ficares badalando midia que dai não passa meu irmão é taca na certa do comunista.

  2. Todos esses prefeitinhos rabo de cabra….fisgado pelo beiço.rsrsrsr

  3. Sr. Deça; conhecedores que somos dos políticos do Maranhão, sabemos que dentre aqueles que já se elegeram para cargos executivos pouquíssimos não têm contas a acertar ou com os tribunais ou com o TCE, essas instituições, aqui no Maranhão, fazem de tudo pra agradar a Governadora. Logo, o que esses prefeitos e ex estão fazendo é se defendendo. De dia posam ao lado do Luis Fernando, mas, a noite vão à casa do eleitor pedindo de vote contra, pois só assim podem livra-los do tacão da oligarquia.

  4. O comunista vai levar uma sova. Esse Adriano aí acha que já ganhou, imagina! Por isso que perde sempre. Luis Fernando caminha para vitória no Primeiro turno, tal qual Roseana.

  5. Se com todos esse LF não decola, imagine se fosse o contrário, kkk..
    O povo não tem focinheira, vota em quem quer e já está decidido.

  6. POR QUE SERÁ ? , SIMPATIA NÃO FOI , TRABALHO TAMBEM NÃO. TÃO INDO PELO BEIÇO QUE NEM SINO. SÓ NAO SABEMOS SE O POVO TAMBEM VAI. GRANA ALTA MEU AMIGO PODE TER CERTEZA. ENGRAÇADO QUE OS VICE NÃO ÃO INDO TAMBEM, SERÁ QUE NÃO É MUTRETA. CUIDADO BLOGUEIRO OS ELEITORES TÃO FICANDO ESPERTOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *