7

A ridicularização do sistema de Segurança do MA…

Do blog do Diego Emir

Parece uma piada; contando parece ser uma mentira, mas aconteceu neste fim de semana, algo que deve estar acontecendo de forma sistemática: um presidiário do sistema penitenciário do estado, saiu a noite para participar de uma confraternização, cobrar uma dívida e ainda tentar cometer novos crimes.

O quão isso ridículo isso? O quão mostra a precariedade de todo um sistema de segurança que envolve Justiça e ainda Administração Penitenciária?

O fato que ocorreu neste fim de semana, só demonstra a fragilidade do poder público estadual e evidencia o alto poder de corrupção que existe nele.

O menor dos culpados nesse caso é o Júnior Bolinha, pois esse só fez aquilo que já está intrínseco a sua personalidade, ofereceu propina aos responsáveis por vigiar sua cela e sua permanência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

O Investigador da Polícia e Vigilante merecem como menor pena, o cumprimento de reclusão, pois esta ainda assim não seriam capazes de corrigir o ato corruptível que cometeram.

Porém não sejamos tolos ou ingênuos de querem responsabilizar apenas esses três envolvidos no caso.

Toda a cúpula governista responsável pela gestão da Segurança e Administração Penitenciária é responsável pelo ocorrido, pois é fato a falta de uma fiscalização e uma certeza de ausência de fiscalização para casos como este. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Sarney também está na Uol, que reproduz entrevista a rádio Mirante. Quanto cinismo. “Nós estamos fazendo tudo o que pode ser feito”.

  2. Todo sistema judiciário é o pior do Brasil, no Maranhão tudo é muito difícil, até os Conselhos Tutelares que devem atender em regime de plantão, não funcionam. Procurei em Santa Inês, uma das maiores cidades do estado, e pasmém, estão de recesso ou simplesmente fechados. Nenhum Juizado funcionando.

    Em 2011 estive em São Bento, fui na Promotoria Pública e estava fechada, só com hora marcada. Um absurdo total!

  3. Eu lendo hj o site do uol, qdo eu me deparo novamente como o q??? A nossa digníssima governadora ” honrando” novamente o nome do MA no cenário nacional….

    No Maranhão, Roseana deseja erguer 11 presídios com BNDES e sem licitações

    Com a autoridade desafiada pelas facções criminosas que dominam o maior presídio do Maranhão, o complexo de Pedrinhas, a governadora Roseana Sarney deseja erguer 11 presídios novos a toque de caixa. Quer fazer isso com dinheiro do BNDES —coisa de R$ 53 milhões— e sem licitações.
    Deve-se a atmosfera emergencial à imprevidência do próprio Estado. No Maranhão, emergência tornou-se outro nome para a imprudência. É como se o governo local, desejasse desnudar a incompetência, cometendo-a. A administração de Roseana recebera do Ministério da Justiça R$ 22 milhões para construir três cadeias entre 2011 e 2012.
    A aplicação do dinheiro estava condicionada à apresentação de bons projetos. Por razões que a sensatez desconhece, o governo maranhense descumpriu as pré-condições. A verba voltou às arcas do Tesouro. E o caos do sistema penitenciário aprofundou-se na proporção direta do crescimento do monturo de cadáveres.
    Nos últimos doze meses, foram executados dentro dos cárceres do Maranhão 59 detentos. Numa chacina de outubro passado, produziram-se no complexo de Pedrinhas dez cadáveres e mais de duas dezenas de feridos. Com o cadeião de Pedrinhas sob convulsão, Roseana decretou “situação de emergência” —que lhe permitiria agora dispensar as licitações.
    Na semana passada, arrancado de sua inércia por um novo surto de violência no presídio de Pedrinhas (cinco mortos, três decapitados), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu explicações a Roseana por escrito. O prazo para a resposta venceu na terça-feira.
    Como não havia expediente na Procuradoria, a data limite foi esticada para esta quinta-feira pós-natalina. Porém, Roseana já mandou dizer que precisa de pelo menos 15 dias para se manifestar. O procurador-geral cogita requerer no STF a intervenção federal no Maranhão.
    Há dois meses, em 24 de outubro, Roseana recebeu em sua sala representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Seus interlocutores tinham acabado de visitar o inferno de Pedrinhas. Desfiaram na frente dela o rosário de violações de direitos humanos que haviam testemunhado.
    Nesse encontro, Roseana disse que não compactua com as atrocidades. E mencionou a intenção de erigir os 11 presídios novos —dez no interior do Estado, um na capital São Luís. Entre os presentes estava o juiz Douglas de Melo Martins. Vinculado ao Tribunal de Justiça do Maranhão, Douglas está cedido ao Conselho Nacional de Jutiça. Ele assessora a presidência do órgão, hoje ocupada por Joaquim Barbosa, que também preside o STF.
    Profundo conhecedor das mazelas carcerárias do Maranhão, o doutor Douglas sustenta que o Complexo Penitenciário de Pedrinhas fugiu ao controle sobretudo porque recebe presos de todo Estado. Nessa versão, o crime organizado do interior do Maranhão passou a disputar território dentro da cadeia com as facções criminosas da capital. Daí a elevada quantidade de defuntos.
    Contra esse pano de fundo, Roseana acertou ao localizar em cidades do interior maranhense dez dos 11 presídios que pretende erguer. Ela prometera entregar as cadeias prontas em seis meses. Já lá se vão dois. E não há vestígio de parede levantada. O que o procurador-geral terá de avaliar é se Roseana será capaz de fazer por pressão o que não fez por obrigação.

    Fonte: Blog do Josias – site UOL

  4. O MARANHÃO É SEMPRE RIDICULARIZADO POR CULPA DA INCOMPETÊNCIA DESSA GOVERNADORA, E NÓS MARANHENSES É QUE SOFREMOS A VERGONHA, AFINAL DE CONTAS ELA FOI “ELEITA” PELO POVO.

  5. A Roseana tem que prestar esclarecimentos e da satisfação em primeiro lugar a nós maranhenses. Eu quero saber duas coisas: primeiro até qdo essa governadora vai ficar achando que nós maranhenses somos troxas e que na cabeça dela (e só na cabeça dela) nós não estamos percebendo o papel ridículo q ela tá fazendo de se esconder de convocar uma entrevista coletiva dando satisfação sobre a real situação de pedrinhas e falar o q ela vai fazer para acabar com essa situação de calamidade q se instalou na penitenciária. Segundo até qdo a imprensa escrita, falada e televisionada vai achar que nós maranhenses somos trochas d “comprar” a idéia que o culpado é o secretário de segurança???? Em qualquer estado que se preze o mínimo de responsabilidade por parte de um chefe do poder executivo qdo ocorre uma rebelião o governador é o primeiro a da a cara a tapa, convocar uma coletiva, chamar a responsabilidade pra si e dizer olha isso ta acontecendo mais iremos fazer isso. Aqui não, pedrinhas tá pegando fogo, mulheres de presos sendo estupradas, a OEA inclusive tá responsabilizando o Brasil devido a situação caótica de pedrinnhas e a governadora ta aonde mesmo??? ninguém sabe. Aí me vem a imprensa e no intuito de claramente blindar a governadora falando o mínimo (e quando fala) da responsabilidade dela governadora, me desce o sarrafo somente no secretário de segurança, dizendo que como ele é o secretário de segurança ele é o responsável. Aí eu pergunto: é para rir da imprensa????? só pode ser. Aí eu faço algumas perguntas: Quem nomeia e exonera secretários??? Secretário estadual tem autonomia pra ficar na pasta contra a vontade do governador??? Se a governadora gosta do trabalha exercido por um secretário ela mantém o secretário ou o exonera??? Dá se conclui que a governadora tem poder para exonerar qtos secretários ela quiser, se hj apesar de tudo q está acontecendo a governadora mantém o Aluísio como secretário é pq ela tá gostando do trabalho exercido por ele, daí se conclui mais duas coisas: o secretário de segurança é um incompetente e a governadora é mais incompetente que ele. Ou seja, a governadora é mil vzs mais responsável que o secretário pela situação periclitante que se instalou em pedrinhas, reflexo de décadas e décadas de falta de investimento no setor carcerário do Ma.

  6. A Roseana tem que prestar esclarecimentos e da satisfação em primeiro lugar a nós maranhenses. Eu quero saber duas coisas: primeiro até qdo essa governadora vai ficar achando que nós maranhenses somos troxas e que na cabeça dela (e só na cabeça dela) nós não estamos percebendo o papel ridículo q ela tá fazendo de se esconder de convocar uma entrevista coletiva dando satisfação sobre a real situação de pedrinhas e falar o q ela vai fazer para acabar com essa situação de calamidade q se instalou na penitenciária. Segundo até qdo a imprensa escrita, falada e televisionada vai achar que nós maranhenses somos troxas d “comprar” a idéia que o culpado é o secretário de segurança???? Em qualquer estado que se preze o mínimo de responsabilidade por parte de um chefe do poder executivo qdo ocorre uma rebelião o governador é o primeiro a da a cara a tapa, convocar uma coletiva, chamar a responsabilidade pra si e dizer olha isso ta acontecendo, mais iremos fazer isso. Aqui não, pedrinhas tá pegando fogo, mulheres de presos sendo estupradas, a OEA inclusive tá na iminência de responsabilizar o Brasil devido a situação caótica de pedrinhas e a governadora ta aonde mesmo??? ninguém sabe. Aí me vem a imprensa e no intuito de claramente blindar a governadora falando o mínimo (e quando fala) da responsabilidade dela governadora, me desce o sarrafo somente no secretário de segurança, dizendo que como ele é o secretário de segurança ele é o responsável. Aí eu pergunto: é para rir da imprensa????? só pode ser. Aí eu faço algumas perguntas: Quem nomeia e exonera secretários??? Secretário estadual tem autonomia pra ficar na pasta contra a vontade do governador??? Se a governadora gosta do trabalha exercido por um secretário ela mantém o secretário ou o exonera??? Dá se conclui que a governadora tem poder para exonerar qtos secretários ela quiser, se hj apesar de tudo q está acontecendo a governadora mantém o Aluísio como secretário é pq ela tá gostando do trabalho exercido por ele, daí se conclui mais duas coisas: o secretário de segurança é um incompetente e a governadora é mais incompetente que ele. Ou seja, a governadora é mil vzs mais responsável que o secretário pela situação periclitante que se instalou em pedrinhas, reflexo de décadas e décadas de falta de investimento no setor carcerário do Ma. Ah e com relação ao papel da governadora…. putzz. acho que qdo morrerem mais umas 50 pessoas ela vai começar pensar em exonerar o secretário e tomar medidas concretas com relação a pedrinhas. e isso é pq ela falou e falou e falou e falou …. “VOU FAZER DESSE O MELHOR GOVERNO DA MINHA VIDA!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *