9

Aliança de apoio a Luís Fernando terá 15 partidos

luis fernando2Da coluna Estado Maior

Os articuladores do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney já começam a trabalhar no sentido de consolidar a base da aliança partidária que deve sustentar a pré-candidatura de Luis Fernando Silva ao Governo do Estado. A base é formada por PMDB, PT, PSD, PV, DEM, PTB, PSC, PTdoB, PSL, PRTB, PMN e PR, podendo contar ainda com PHS e PEN, entre outros.

O PMDB é o carro-chefe da coligação, tendo DEM, PSD, PTB, PV e PSC como aliados incondicionais. O PT é presença garantida na coligação, mas no momento passa por ajustes internos depois da saída de Washington Oliveira, que foi para o Tribunal de Contas do Estado, e dos deputados Domingos Dutra e Bira do Pindaré, que deixaram o partido – o primeiro entrou no Solidariedade e o segundo no PSB – e do processo que elegeu a nova direção partidária.

PSL, PRTB, PTdoB, PMN e PR são aliados de primeira hora e já têm posição definida na aliança que embalará a corrida do pemedebista Luis Fernando Silva ao Governo do Estado. Todos esses partidos, por meio de suas lideranças no estado, já conversaram com os articuladores da aliança e se manifestaram decididos a dela participar.

O aspecto mais discutido da aliança são as coligações proporcionais. Há partidos que querem participar do chapão para deputado federal e deputado estadual, mas há outros que preferem coligações menos numerosas, e uns poucos cujo projeto é não se coligar, preferindo lançar suas próprias chapas para a Câmara federal e Assembleia Legislativa.

A rigor, nenhum problema grave. A aliança pode reunir até 15 partidos. Vale aguardar.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. se partido ganhasse eleiçao w.o. seria hj o prefeito desao luis mas amargou a quarta colocaçao com treze partidos salvo engano e o povo foi de 36 com apenas cinco ou seis partidos quem decide e o povo cara palida,

  2. Bom dia Marco, gostaria apenas de afirmar a você que o partido da republica é independente e não faz parte nem do governo e muito menos da oposição…. estamos num momento de arrumação interna do partido e se algum deputado estadual esta falando em nome do partido com o governo, informo que o mesmo está desautorizado pelo presidente regional Deputado Davi Alves!

  3. Podem reunir 150 partidos e Luis Fernando não será eleito! Duvido!

  4. é ele é ele é ele é LUIS FERNANDO…
    Competente e trabalhador…….
    TESTADO E APROVADO
    O resto é papo furado….
    Lorota da turma do gogó

  5. Amigo Marco D’Eça quero lembra a você que faltou você inclui na sua matéria o PSDC que já declarou apoio ao pré-candidato ao governo do estado Luis Fernando ok.

    Resp.: Verdade, Allan. Estou, inclusive, tratando um post específico sobre o apoio do PSDC.

  6. LUIS FERNANDO SILVA DEVERÁ SER VITORIOSO NESSA PRÓXIMA ELEIÇÃO PRA GOVERNADOR, TEM EXPERIÊNCIA, BOM GESTOR, HONESTO E TRABALHADOR, COISA QUE SEU OPOSITOR, FLÁVIO DINO NÃO TEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *