Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Aluísio Mendes, o intocável…

Cenas do cotidiano de violência que se abateu no Maranhão; algumas delas tão fortes que foram distorcidas para não chocar…

É evidente que o bombardeio midiático em torno dos problemas do sistema penitenciário no Maranhão tem o objetivo evidente de desqualificar o secretário de Justiça, Sebastião Uchôa.

Ele seria o bode expiatório do sistema de Segurança como um todo, uma espécie de boi de piranha para manter blindado o incapaz secretário de segurança Aluísio Mendes – que a despeito de toda a incompetência se mantém incólume no cargo, aconteça o que acontecer.

Se presos dão ordens a bandidos em liberdade e estas ordens são cumpridas nas ruas, a culpa é do sistema de Segurança, que demonstra incapacidade de impedir as ações.

Mas Aluísio, mesmo assim, mantém-se inabalável.

Se um preso de alta periculosidade, como Júnior Bolinha, consegue pagar R$ 150,00 para dar um passeio no fim de semana e praticar novos delitos, a falha é do corrupto sistema de segurança pública.

Mesmo assim, Aluísio se mantém intocável.

Se facções se matam diante dos olhos da polícia e o sistema de segurança só consegue classificar de guerra entre gangues, sem apresentar reação, então o sistema de Segurança está falido.

…E Aluísio Mendes incólume no posto, altivo e cheio de teorias mirabolantes que não dão em nada

Mas Aluísio Mendes se mantém enraizado no cargo, aconteça o que acontecer.

Aluísio Mendes já se mostrou incapaz de gerenciar o sistema de Segurança, com suas teorias tolas e elucubrações impraticáveis. Seus auxiliares mais diretos, mostram-se, a cada entrevista, não entender nada de nada de Segurança Pública.

Sua equipe de delegados responsáveis pelas investigações mostram-se falhos, com  inquéritos mal feitos e investigações inacabadas.

Mas Aluísio Mendes continua incólume, inabalável, intocável, enraizado no cargo sem ameaça alguma de ser responsabilizado pela falência do sistema.

A recente troca e comando na Polícia Militar, com o afastamento da influência do secretário de Segurança na tropa – e consequente melhoria das ações da PM nas ruas – é uma mostra clara da ameaça que Aluísio representa ao sistema.

O coronel Zanoni Passos deixou claro desde o início que o comandante da Polícia Militar seria ele. E que, embora respeitasse a hierarquia com o chefe da SSP, caberia a ele, unicamente a ele, a tomada de decisões.

O resultado é uma PM mais ativa nas ruas, que aos poucos vai retomando a sua característica de policiamento ostensivo.

Infelizmente, o comando continua o mesmo na Polícia Civil.

E o resultado são agentes desmotivados, policiais sem vontade de ação e serviço de inteligência sem apresentar nem o básico.

E estas falhas desaguam diretamente no outro braço do setor de Segurança Pública, o sistema penitenciário, vinculado à Secretaria de Justiça.

E como elo mais fraco da corrente, é Sebastião Uchôa quem paga o pato pelo caos no sistema.

Já que Aluísio Mendes não pode ser tocado…

 

Sair da versão mobile