Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A estranha postura de César Bombeiro…

A seta vermelha indica César Bombeiro entre sua turma; perceba Flávio Dino no centro da imagem, com uma criança

Diante da crise da Segurança Pública – que mobiliza opiniões e movimentos políticos no Maranhão e fora dele – a estranha postura de um de seus atores tem chamado a atenção deste blog.

César Bombeiro – que apesar do nome é agente penitenciário e um dos comandantes do sindicato da categoria – tem ação abertamente política e de enfrentamento ao governo e ao sistema prisional.

Seja nos bastidores da atividade no Complexo de Pedrinhas, seja no envolvimento com partidos e líderes políticos.

César Bombeiro é ligado ao PT – partido pelo qual foi candidato a vereador –  e ao PCdoB.

Na campanha de 2012 apoiou o então candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) sob orientação do chefão comunista Flávio Dino. Chegou a posar com o dois em várias imagens.

E estava na reunião do controverso Comitê Militar de apoio a Holandinha, que quase levou às favas a candidatura do atual prefeito.

O militante sinical como candiato a vereador

Mas a ação do sindicalista é muito mais intensa no ambiente turbulento de Pedrinhas do que se imagina.

Foi César Bombeiro, por exemplo, quem repassou ao juiz Douglas Martins o vídeo fraudulento de um suposto detento de Pedrinhas com a perna rasgada, citado no relatório do juiz ao CNJ, e que acabou por desmoralizar o documento.

Recebi as imagens do César Bombeiro e, para não correr o risco de pecar por omissão, coloquei-as no relatório – disse o juiz ao jornal O Imparcial.

Foi o sindicato controlado por Bombeiro quem também repassou ao jornal Folha de S. Paulo o vídeo com imagens de presos mortos e decapitados dentro do complexo.

E aí vem o detalhe que chama a atenção: o vídeo, segundo a própria Folha de S. Paulo, foi feito pelos próprios detentos. (Leia qui)

Pergunta-se: como César Bombeiro teve acesso a um vídeo feito por detentos? E quem deu o celular aos detentos para fazer a filmagem?

Pelo que se lê no jornal paulista, os presos tinham mesmo a intenção de fazer o vídeo para ser divulgado. Tanto que uns orientam os outros sobre enquadramento, o que sugere uma orientação externa para a filmagem.

César Bombeiro, o servidor público penitenciário,  ativista sindical, o militante político, tem, portanto, que explicar claramente como se movimenta dentro do Complexo de Pedrinhas.

E é a partir dele que se poderá encontrar as causas das ações marginais no presídio.

É simples assim…

Leia também:

Sindspen precisa explicar como teve acesso a vídeo feito por presos de Pedrinhas

E agora, o que acontece com César Bombeiro???

 

Sair da versão mobile