21

Não existe oligarquia no Maranhão, diz Roseana

Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), durante entrevista em São LuísDo portal Uol

Na última quinta-feira (9), ao lado do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a governadora Roseana Sarney (PMDB) se irritou com uma pergunta que questionava o representante federal sobre a ajuda à “família Sarney.”

Interrompendo a todos, Roseana respondeu em tom ríspido que a crise no Maranhão não era questão familiar. “Quem manda aqui sou eu, Roseana”, disse, para aplausos de aliados. 

Neste sábado (10), a governadora maranhense concedeu entrevista ao UOL, por e-mail, e voltou a ser dura ao ser questionada se no Maranhão existe uma “oligarquia”.  “Isso é ignorância ou má-fé.”

Com respostas curtas, a governadora também disse que não sabe se vai deixar o governo do Estado em abril para concorrer ao Senado, afirmou que a violência é um problema nacional e confirmou a manutenção da licitação para compra de itens como caviar e uísque escocês.

A governadora também relata as medidas que estão sendo tomadas para minimizar a crise no sistema prisional do Estado. Leia a íntegra da entrevista AQUI.

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. Caro repórter, as respostas da Governadora tem que ser curtas, pois o despreparo para isso é muito grande, as respostas curtas já são um desastre imagine se resolver prolongar.

  2. As pessoas são livres para falarem o q bem entenderem, afinal estamos numa democracia a Roseana apenas expressou sua opinião.Contudo,acredita quem quiser. Afinal da mesma forma que não existe oligarquia no Ma, o Papai Noel existe e distribui vários presentes durante o natal! simples sim… rsrsrs

  3. Imagina Sr Gilberto rsrsrsrsrs, me manda um pouco dessa maconha paraguaia

  4. Rapaz, esse negócio de desenvolvimento e violência… O negócio deve ta feio pras bandas da Suécia, do Japão, da Alemanha…

  5. Muito bem Sr. FRANCISCO BORGES DE SOUSA.
    Etimologicamente, a palavra oligarquia significa a preponderância de uma família sobre o governo.
    Assim, e, sem deixar de considerar às mazelas do Maranhão, entendo que esse epíteto e os desmandos não podem ser atribuídos, apenas à família Sarney, uma vez que, de 1965 até os dias atuais, depois do “chefão”, tivemos vários governadores que, com toda certeza não pertenciam ao mencionado clã, ou seja, Nunes Freire; Pedro Neiva; João Castelo; Luiz Rocha; Edson Lobão; Cafeteira e Jackson Lago.

  6. Marco,
    A História é feita de fatos:
    O Sarney quando deixou o governo assumiu o Dr. Antônio Dino. Foi eleito o Governador, o DR. Pedro Neiva de Santana. (Homem forte que mandava do Governo, o economista Jaime Santana). Depois foi eleito Dr. Nunes Freire( Quem era o homem forte, Dr. Araújo, seu cunhado). É importante ressaltar que, a volta do Sarney era tida como certa em 1974, tanto que os poucos carros de São Luís, tinham adesivos com a seguinte mensagem: “Ele voltará”. Depois de Nunes Freire, foi eleito governador, João Castelo. Homens fortes do Estado, além de Castelo claro, Dr.João Rodolfo, seu primo, e Dr. José Burnett. Depois veio Luís Rocha, quem mandava era Dr. Teixeira, Nelson Frota e alguns amigos do governador. Depois veio Cafeteira, homem forte do seu governo, foi o seu sogro Hilton Rodrigues. Depois Lobão, Roseana, José Reinaldo, Jackson, Roseana. Diante desses fatos questiono, questiono o tempo de mando do Senador Sarney no Maranhão. Acho que confundem o período que efetivamente está na política com o período de poder exercido. Na administração do Dr. Nunes Freire, o único parente do Sarney que exercia cargo de relevância, era DR. Emiliano Macieira, homem probo, competente que era Presidente do antigo Banco de Desenvolvimento. Na gestão do Castelo, o Alberico, tio do Sarney, foi obrigado a renunciar, para que Ivar Saldanha assumisse o governo. Por quê esse Homem tão poderoso permitiu isso? Acho que a oposição tem que pedir muitos anos de vida ao Sarney, para que o discurso anti Sarney não acabe.

  7. ENGRAÇADO, GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, SEC DE SAÚDE O CUNHADO, DESEMBARGADORA MULHER DO TIO, PAI SENADOR(APESAR DE SER DO AMAPÁ), IRMÃO DEP FEDERAL, FILHO DE PRIMO DEP ESTADUAL, E POR AI VAI. E NÃO ADIANTA DIZER QUE CARGO DE DEPUTADO QUEM ELEGE É O POVO, MAS A CAMPANHA É FEITA COM DINHEIRO DO GOVERNO ATRAVÉS DE CONVÊNIOS COM PREFEITURAS PARA ELEGER ADIVINHA QUEM? OS MEMBROS DA OLIGARQUIA.

  8. Recomendo a leitura das páginas 10 e 11 do jornal O Globo deste domingo. Ou será que recolheram todas os exemplares no Maranhão?

  9. Era melhor Roseana ter evitado outra piada nacional, já bastava a do Maranhão rico…

    Resp.: Você está enganado. Todos os sites especializados confirmam o que ela afirmou sobre enriquecimento do Maranhão

  10. A Governadora aparentemente não sabe o significado de oligarquia. Vou ensina-la. Oligarquia dona Branca é: substantivo feminino
    Estado de uma nação em que a preponderância de alguma família dispõe do governo (1).

    (1) “oligarquia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/oligarquia [consultado em 12-01-2014].

  11. Leiam aqui quais os interesses da VEJA + organizações GLOBO, RECOD, SBT e outras em crucificar mais o Maranhão em relação à segurança pública, de penitenciárias logo quando apareceu um prato cheio: uma garota de 6 anos queimada por facções criminosas e mais o descarrego de bandidos antes do natal e por ultimo a visita da comissão em função do que está acontecendo. Pois bem, a FIFA tem conhecimento da real situação em que se encontram os estados que você desconhece em relação à violência, seria mister que aproveitassem uma situação parecida para focar os olhos do mundo para o Maranhão, assim desviando o foco das atenções da insegurança em outros estados principalmente naqueles onde vão acontecer os jogos da copa ai esta o interesse da grande mídia Nacional reflitam bem se faz sentido ou não.

  12. Definicao de oligarquia: “designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico.” Dias dificeis para os escribas da oligarquia hein deça

  13. É verdade…Estado rico, melhor IDH do Brasil, educação, saúde e segurança de primeiro mundo… quem sabe um dia… Esse câncer não dura pra sempre, essa página será virada e a oligarquia será um passado.

  14. Tudo bem, falemos apenas dos mandatos dela que totalizam mais de dez anos. E o MA continua sendo o estado com maior número de miseráveis . E ela dizendo que o estado ficou mais rico. Ela virou piada NACIONAL.

  15. Concordo com a governadora, o que existe no Maranhão é um governo que beneficia enriquecendo uma minoria de sabidos em prejuízo de uma maioria de pobres incautos.

  16. …alias, o uol, a folha, o globo tem outras matérias interessantes, por que não posta também ? Ou tem medo de perder a boquinha ?

  17. kkkkk, é muita cara de pau !!!!! Mas tem gente que acredita, não é o escriba da oligarquia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *