10

E agora, Rodrigo Janot e Nicolau Dino?

Por Robert Lobato

Segunda maior cidade de São Paulo enfrenta onda de violência; após morte de policial militar, terminal de ônibus é invadido e três coletivos são incendiados; madrugada teve 13 assassinatos; capital teve quatro ônibus queimados no final de semana; crise na segurança será motivo de pedido de intervenção federal em Estado governado pelo tucano Geraldo Alckmin?; por motivo igual, jornal Folha de S. Paulo defendeu intervenção no Maranhão de Roseana Sarney; diferença política?

CAMPINAS: 13 MORTOS E CHAMAS. INTERVENÇÃO?

247 – A julgar pelos critérios de análise do jornal Folha de S. Paulo, Campinas, a segunda maior cidade do Estado, merece sofrer intervenção política o quanto antes. Ou melhor, o governo de São Paulo é que precisa ser enquadrado e perder seus poderes para uma força-tarefa saída de Brasília para resolver tudo a toque de caixa.

No final de semana, uma onda de assassinatos varreu a cidade, com treze mortos na madrugada do domingo 12 para a segunda-feira 13. Um grupo de cerca de 20 homens invadiu um terminal rodoviário e ateou fogo em três ônibus. Os crimes aconteceram após a divulgação da morte de um policial militar.

Na capital paulista, no final de semana outros quatro ônibus foram incendiados.

Em editorial, a Folha defendeu, por motivos semelhantes, agravado pela crise no sistema carcerário, uma intervenção federal no Maranhão governado por Roseana Sarney. Mas está claro desde já que não defenderá a mesma solução de força contra a gestão de Geraldo Alckmin, em São Paulo.

O que é descontrole lá é normal aqui, este parece ser o recado dado pelo jornal. Apenas as preferências políticas do jornal explicam a grita num caso e o silêncio no outro.

Na verdade, o episódio de Campinas ilustra tristemente o quanto é temerário promover atos institucionais bruscos sobre instituições como governos de Estado e prefeituras municipais. Pelo critério de crise na segurança, dezenas de cidades brasileiras e outros Estados além do Maranhão, infelizmente, passariam à tutela federal, que, de resto, assumiria novas responsabilidades acima de todas as que já tem.

Seria isso a resolver o problema que parece se agravar em todo o País?

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Vocês blogueiros vendidos a oligarquia, tentam de todas as formas encobrir e descaracterizar aberrações do governo que estão estampadas ao vivo. é muita bajulação, senhores vassalos.

  2. Ricardo sobre vai com tua família pra São Paulo viver com esses bons de respostas e amigos da flavete.

  3. Mas Campinas não êh no Maranhao!!!!!!!!!!!!!!????????? Os bandidos estão aprendendo então com os nossos meninos do judiciário.

  4. São Paulo tem dinheiro para comprar notícias favoráveis na mídia.
    Uma comissão de senadores maranhenses deveriam ir a São Paulo investigar o pelotão de fuzilamento da PM paulista.
    Intervenção em São Paulo já.

  5. Pelo menos lá em São Paulo não houve decapracões e menina queimada. E o governador, quando aparece na TV, sabe o que fala e não é um fantoche minado com cara de choro. E assume a sua falha, sem imputar a outros as consequências de sua incompetência. Por fim, o Governador de São Paulo conta com blogueiros bem mais qualificados do que os que mamam e babam Roseana. Tu pensas que engana a quem?

  6. É ISSO AÍ. AQUI NO MARANHÃO TUDO É INFLUENCIA DO TAL DE FLAVIO DINO, HOMEM TRUCULENTO E AGITADOR. FELIZMENTE ESSA SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA NÃO É SÓ AQUI E SIM EM TODO O BRASIL.

  7. Rapaz aqui tem uma cambada de blogueiro que deus me livre! Estão fazendo de tudo pra tirar a culpa da branca, mais não tem jeito, a oposição não tá precisando fazer nada o brasil todo tá baixando o cacete com gosto de gás. E quando chegar as eleições e gente terminar da enterrar.

  8. São Paulo resolve seus problemas sozinho, como um adulto.
    O Maranhão nada sabe fazer diante da crise, como uma criança impúbere.
    Triste realidade.

  9. Essa história de intervenção federal é coisa da cabeça de PAPADA de PORCO , isso não vai dar em nada.
    A Presidenta Dilma esteve hoje com o ministro da justiça Eduardo Cardoso e já falou que nem pensa nessa possibilidade de intervenção federal no Maranhão.
    Deixa esse cachorros latirem da oposição,que a caravana vai passando !

  10. Meu amigo, acorde, São Paulo tem dinheiro para resolver seus problemas, não é igual o Maranhão que depende do Gov. Federal, essa ladainha ai eu já sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *