24

A rede e os bobos de televisão

Críticas, quando construtivas, estão aí para serem feitas mesmo! O problema é quando a crítica vem disfarçada da falta de embasamento e serenidade para tal.

Todos os dias a linha do tempo da maioria das pessoas do Facebook é tomada por críticos que até outro dia não tiveram a decência de ler um livro ou eram daqueles que reprovavam na escola, pois preferiam bagunçar a aula do que estudar.

E as opiniões são diversas e estarrecedoras. Vão dos que odeiam a Globo, mas assistem ao Programa do Ratinho no SBT, até mesmo àqueles que vivem apenas de internet, mas não tem coragem de abrir o Google para pesquisar algo.

Agora, esta semana, uma declaração veio para tirar as certezas de muito sobre o que te deixa mais ou menos alienado. Ariano Suassuna, escritor paraibano e criado em Pernambuco, declarou recentemente que estava assistindo ao Big Brother Brasil e, algo que deixou muitos incomodados, adora novelas. Não assiste todas, mas adora (leia mais aqui).

O argumento de alguns xiitas é chamar quem faz isso de alienado. Um conceito muitas vezes empregado fora de contexto, deixando a pessoa que o usou com a verdadeira alcunha de alienação.

Mas agora, fica bem difícil chamar Ariano Suassuna de alienado ou coisa do tipo por gostar de novelas. Mostrando que nem sempre aquilo que você é, é o que você consome.

Existe algo chamado entretenimento e, muitas vezes, ele não vem acompanhado de reflexões filosóficas a todo momento, como muitos sonhadores, ou alienados mesmo, querem.

Se algumas programações são nocivas a algumas pessoas, isto já é outra discussão: a do nível de instrução de cada pessoa para diferenciar entretenimento do que lhe agrega valor cultural. Mas aí já é outra história.

Com redação de Aline Alencar

Sem categoria

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Marco, sou leitor fiel do teu blog… Acho inclusive, que vc é um formador de opinião aqui em nosso estado… Cara, na boa… Tentar alterar a imagem real do que está acontecendo no nosso estado é fóda… Pow Marco, agente sabe que o que a rede globo está publicando não é nem 50% do que realmente acontece aqui no Maranhão… poxa cara, as coisas estão muito piores do que o que está sendo noticiado… caramba, aquela menina que foi queimada viva, bixo, eu tenho uma filha de 6 anos, eu até consigo imaginar a dor do pai daquela criança… A que ponto chegamos Marco??? Véi, seja honesto consigo mesmo, coloque quem realmente você é pro lado de fóra! Não é agora que temos que esconder o descaso do nosso governo Estadual com a segurança publica !!! Não foi você que perdeu uma filha de 6 anos de idade… Uma criança que ocupava o seu tempo assistindo dvd’s infantis e brincadeiras… Independentemente de suas convicções religiosas, politicas e da puta que pariu, somos todos irmãos! Um grande abraço. Thiago farias

  2. (o otimista é um tolo,o pessimista um chato,bom mesmo é ser um realista esperançoso. ) ariano suassuna.

  3. Troca a imagem da globo pela da mirante e o texto continua fazendo o mesmo sentido.

  4. Marco,
    O The Economist publicou ontem, (quinta feira),uma matéria sobre as prisões no Brasil, claro que nesse contexto está Pedrinhas. Hoje, o Globo, enfatiza como se a matéria fosse específica de Pedrinhas. Fico impressionado de como matérias ruins sobre o Maranhão causam comichões mentais em alguns!.

  5. Dizer que assistir BBB é entretenimento, e que é cultura. É o mesmo que dizer que o estado do Maranhão está progredindo, e que está em constante avanço tecnológico! É ter muita pretensão e ser capacho de uma dinastia de sangue sugas, que vilipendia o estado e o seu povo, que em pleno século XXI, a estrutura estatal ainda beira o século XVIII.
    Arcaico e pobre miserável é esse o quadro real do nosso estado, é pobreza e miséria.
    Tenho dito!

  6. Gostaria é que esse tipo de reportagem da globo (fazendo um favor ao povo pobre do maranhão) passasse todos os dias e todas as horas, para ver se o povo do maranhão acordava, porque são luís como capital já não é grande coisa, que dirá o resto do maranhão, ribamar (não sei como dão essa cidade como exemplo) tem uma rua lá que eu já fui e vi que não tem asfalto e nem piçarra, enfim, o interior do maranhão é um lástima, todo o estado é uma grande pobreza e falta de infra-estrutura. Mas 2014 é o ano da mudança, não quero nem saber de copa, carnaval, são joão, eu quero é que chegue outubro.

  7. CARO MARCOS
    TA NA HORA DE VOCÊ TIRAR UMAS FERIAS,ACHO QUE O AMIGO TAMBÉM FOI CONTAMINADO COM A LOUCURA DA TUA GOVERNADORA,VOCÊ AGORA TÁ QUERENDO ATACAR A GLOBO COM ESTE COMENTÁRIO SOBRE BBB,ACHO QUE O AMIGO ASSIM COMO SEUS COLEGUINHAS DO SISTEMA E SEUS PATROES ESTAO ENVERGONHADOS,POIS INICIARAM UMA SERIE DE PROPAGANDAS DAQUELAS MENTIROSAS DIZENDO QUE O MARANHÃO TÁ BEM OBRIGADO E RICO COMO TUA GOVERNADORA LOUCA FALOU,SÓ QUE NÃO CONTAVAM COM A MATÉRIA DO JORNAL NACIONAL DO DIA 15/01 APRESENTADA PELO REPÓRTER THIAGO ELTZ QUE DESMASCAROU E MOSTROU O VERDADEIRO MARANHÃO PARA O BRASIL,SUA GENTE ,SEUS PROBLEMAS,SUA POBREZA UMA AULA DE JORNALISMO,VOCÊS DEVERIAM SE ESPELHAR NESTE JOVEM REPÓRTER NÃO FICAREM COBRINDO NEM JOGANDO A SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE COM UM JORNALISMO FAZ DE CONTA.

  8. Nossa! Novela e BBB entretenimento? Paciência, quem fez esse comentário foi bem infeliz viu. Ou foi uma infelicidade ou sou obrigado a acreditar que o mundinho desse sujeito é bem pequeno. Quantas coisas se pode fazer para se divertir… Meu irmão, amplia essa tua visão de entretenimento. Vai fazer palavra cruzada, ler um livro, visitar uma amiga, namorar, viajar…

    Resp.: …e ver BBB! Por que não?!? Como vc mesmo diz, “quantas coisas se pode fazer pra se divertir”. Às vezes, meu caro, a pessoa quer apenas ficar na frente da TV, sem faZer nada, só vendo besteira. TV não é apenas cultura ou esucação. É tbm entretenimento e bobagem. E às vezes, é bom fazer bobagens..,

  9. Meu Deus! Tem gente achando que o texto é uma crítica à Rede Globo? Acho que problema não é analfabetismo, é falta de QI mesmo.

  10. O problema das novelas, é que são novelas… … se fossem filems eram muito melhores, assim era possivél assistir de uma vez só!!!

  11. O mesmo vale pro teu blog sarará !!! Pro EMA e pro sistema mirante!!!

  12. Conhecer a realidade brasileira vc também pode através do cinema nacional e da literatura.

  13. Corcordo com você. A GLOBO não tá mostrando a realidade não, por que na verdade ela é muito pior…quem anda pelos arredores da Ilha e pelo interior do Maranhão sabe que nosso Estado tá cambalido, depenado e o povo agonizando na miséria imposta pelo domínio do Honorável Bandido, o Dom Bigodom e sua famíla. A rede Globo tá maquiando a verdade e encobrindo ainda muitos fatos.

  14. Em linhas gerais o texto quer satanizar a Globo por ter mostrado a cruel realidade que o governo-lagosta de Roseana realiza. A Globo mostrou a verdade dos fatos e issso causou à governadora um enorme constrangimento perante o país.

  15. FALAR DE REDE GLOBO E DE NOVELA NÃO FAZ SENTIDO, SÓ PORQUE A GLOBO MOSTROU ONTEM AO BRASIL E AO MUNDO O INFERNO QUE É VIVER NO MARANHÃO SOB A BATUTA DE ROSENGANA, MOSTROU UM POUCO DA MISÉRIA QUE DOMINA O MARANHÃO, EU GOSTARIA QUE A GLOBO TIVESSE MOSTRADO O INTERIOR, SÓ EM CUBA PARA ACONTECER ISSO, O ESTADO MISERÁVEL E AINDA TEM QUEM O DEFENDA POR UM PRATO DE COMIDA, AINDA BEM QUE A MAIORIA NÃO TEM TANTA MERDA NA CABEÇA E AS COISAS PODEM MUDAR, E VAI MUDAR.

  16. A PM está incomodando. Esses presos tem muitas regalias lá dentro. Eles não comem a comida fornecida pelo Estado, e no final do dia as quentinhas cheias de comida são jogadas no lixo ou são dadas aos moradores próximo do presidio que criam porcos. É muito desperdício… tanta gente sem ter o quê comer e eles ficam jogando fora a comida! Também, as visitas levam de tudo para eles como: carne de sol, juçara, bisteca, picanha, linguiça. E eles ficam dizendo que fazem greve de fome… brincadeira, comem melhor que muitos trabalhadores aqui fora que ralam o dia todo. Vá no dia das visitas na porta do presídio e vejam com seus olhos a quantidade de comida e matérias que as visitantes levam. O problema é que a PM faz as revistas e não deixa passar vários objetos que antes entravam sem problemas, pois os funcionários faziam vista grossa. Esse presídio tem que ser é moralizado mesmo!

  17. Continuo achando o BBB uma tremenda besteira, e novelas pasmens, porém, sou incapaz de achar que quem as assiste é um idiota, caso contrário, minha esposa seria uma, minha mãe e principalmente meu pais seriam uns idiotas de corpo e alma, ler o capital de Marx não torna ninguém melhor ou pior, e assistir BBB ou novelas idem.

    Resp.: eu fico com uma sentença que ouvi há alguns de um professor de Jornalismo, o Marcos Fábio: “quem não vê novela, não conhece a realidade brasileira”.

  18. Deça…. a Turma do Gogó não tá gostando da atuação da PM no presídio de Pedrinhas. Por que será?

  19. Então Ariano Suassuna é responsável por Pedrinhas e a miséria no Marnhão… Ah, entendi.

  20. Há muito tempo, quando meu filho perdeu no vestibular, resolvi analisar o programa e contrapor com o que ele havia estudado no segundo grau em um dos melhores colégios aqui da ilha e nesta “auditoria” encontrei um texto de Betinho, onde ele explicava de forma muito clara a função e as obrigações das emissoras de televisão. Existe uma responsabilidade social que a Rede Globo não cumpre e você como jornalista deveria saber que em país algum seria permitido que uma emissora concentrasse tanto poder. A preferencia de Ariano Suassuna pouco importa, o fato é essas novelas e esse Big Brother são programações imorais, que não agregam valor algum a sociedade brasileira e que deveriam ser censurados e retirados do ar.

  21. E o tumulto rola em Pedrinhas!!! Cuidado população pode ter retaliações de novo na capital!!!

    Resp.: terá não, amigo! Agora a PM está lá para impedir. Acho que era por isso que a OAB, o sindicato dos agentes e os Direitos Humanos – todos ligados ao chefão – forçaram tanto a barra para tirar a PM de lá. Já sabiam que iria acontecer outra daquelas, mas deram com os burros nágua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *