Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A rede e os bobos de televisão

Críticas, quando construtivas, estão aí para serem feitas mesmo! O problema é quando a crítica vem disfarçada da falta de embasamento e serenidade para tal.

Todos os dias a linha do tempo da maioria das pessoas do Facebook é tomada por críticos que até outro dia não tiveram a decência de ler um livro ou eram daqueles que reprovavam na escola, pois preferiam bagunçar a aula do que estudar.

E as opiniões são diversas e estarrecedoras. Vão dos que odeiam a Globo, mas assistem ao Programa do Ratinho no SBT, até mesmo àqueles que vivem apenas de internet, mas não tem coragem de abrir o Google para pesquisar algo.

Agora, esta semana, uma declaração veio para tirar as certezas de muito sobre o que te deixa mais ou menos alienado. Ariano Suassuna, escritor paraibano e criado em Pernambuco, declarou recentemente que estava assistindo ao Big Brother Brasil e, algo que deixou muitos incomodados, adora novelas. Não assiste todas, mas adora (leia mais aqui).

O argumento de alguns xiitas é chamar quem faz isso de alienado. Um conceito muitas vezes empregado fora de contexto, deixando a pessoa que o usou com a verdadeira alcunha de alienação.

Mas agora, fica bem difícil chamar Ariano Suassuna de alienado ou coisa do tipo por gostar de novelas. Mostrando que nem sempre aquilo que você é, é o que você consome.

Existe algo chamado entretenimento e, muitas vezes, ele não vem acompanhado de reflexões filosóficas a todo momento, como muitos sonhadores, ou alienados mesmo, querem.

Se algumas programações são nocivas a algumas pessoas, isto já é outra discussão: a do nível de instrução de cada pessoa para diferenciar entretenimento do que lhe agrega valor cultural. Mas aí já é outra história.

Com redação de Aline Alencar

Sair da versão mobile