20

Mostra-se palafitas, mas não de quem é a responsabilidade

Foi veiculado em matéria nacional a situação da pobreza no Estado do Maranhão. Para ilustrar, as palafitas situadas nas áreas de marinha e mangue de São Luís. Quase ninguém comentou de quem é a responsabilidade, mas a atribuíram imediatamente ao Governo do Estado.

Apenas a título de informação, o problema das palafitas se arrasta a anos e, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, não houve qualquer intervenção. Passou pelas gestões de Tadeu Palácio, se agravando mais ainda na gestão de João Castelo e, no momento, completamente abandonadas pela atual gestão.

Por meio de acordo firmado com a União, a Prefeitura responde legalmente pelas áreas ocupada pelas palafitas e, no momento, o projeto do PAC Rio Anil de parceria entre Governo Federal e Governo do Estado é que melhorou mais a área com a construção dos apartamentos, para a realocação de famílias que viviam nas áreas de mangue próximo à Camboa.

A Blitz Urbana é o principal agente da prefeitura que deveria, por responsabilidade, fiscalizar as áreas afim de evitar o aumento deste tipo de moradia. Porém, não é exatamente o que acontece, fato alegado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, não haver estrutura o suficiente no aparelhamento dos órgãos de vigilância.

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Êh Zé chato ainda bem que vc relaciona ex gestores afilhados do velho sarney. Dentre estes esta o Zé cornao que roubou tanto que se esqueceu e vcs também o esqueceram ou então está sendo professor desees grupo que 35 Anos manda
    Na capital e nunca fixer am nada a nao ser applicar o instruído.
    Mas no conjunto este nao esta acusado, passa criminalmente escondido.

  2. Deça , vc tem alguma informacao sobre o pac 2 , projeto este q fara a urbanizacao de toda area da ilhinha-sao francisco retirando aquelas palafitas?

    Resp.: não!!!

  3. Eu acho incrível… Não se deve julgar a responsabilidade, pois todos teus aliados incluindo Roseana Sarney a sua atual governadora passaram pela prefeitura e nada fizeram… então não seja hipócrita em citar apenas Tadeu Palácio, João Castelo e Holanda Junior… pois esse problema é de muito antes deles e foi varrido para debaixo do tapete pelos seus também… Vocês só acham as matérias criminosas quando são contra vocês… querem evideciar Campinas-SP e tentar desvincular o Maranhão como um todo, como ase lá os problemas fossem melhores….

  4. Caros leitores, a referida reportagem, mostrou apenas a realidade das palafitas, e trouxe grande indignação. Se essa matéria mostrasse as problemáticas do nosso rico miserável Estado, como a Educação por exemplo, que estamos no por índice do Pais….ACORDA MARANHÃO, toda essa miséria é problema do Estado. Aos longos dos anos, desde que nasci, o Maranhão pertence a um grupo, onde esse grupo vivem com plenos poderes e riquezas, e a grande maioria “nós” o povo, vivemos com um orçamento apertado e outros em miséria absoluta.

  5. Interessante as imagens das palafitas. São iguais aquelas que Sarney encomendou a Glauber Rocha em 1966. Não mudou nada após quase 50 anos. É de impressionar.

  6. O que falta nessa cidade é fiscalização, pois em 2011 os órgão responsáveis pelo meio ambiente ficaram de retirar umas palafitas que estava sendo construídas na Av Ferreira Gullar até setembro daquele ano. Nunca mais apareceram e o numero de casas aumentou consideravelmente .Sem contar que quando Dr Jackson foi prefeito da cidade retirou as palafitas área da Lagoa da Jansen e construiu um conjunto habitacional para os mesmos, a maioria vendeu as casas e voltaram construir palafitas nas áreas de mangues, aquelas mostradas no jornal nacional . Dessa forma não tem governo que resolva o problema habitacional.

  7. Palafitas? Complicados mesmo são os índices da educação. Os piores do Brasil!

  8. OS QUATRO PRIEMIROS COMENTÁRIOS, DEMONSTRAM QUE FORAM DE ALGUEM COM OPINÃO FORMADA EM DEFENDER A OPOSIÇÃO, OU ENTÃO, NÃO SABEM E SE SABEM OPTARAM POR NÃO INFORMAREM DE FATO DE QUEM SÃO AS RESPONSABILIDADES: Amigos, as áreas de manguezais pertencem a UNIÃO mas já que essas áreas estão dentro do território geográfico do MUNICIPIO, este tem o dever de opinar e interceder politicamente no campo administrativo. Neste sentido, cabe a UNIÃO não ingnorar a intermediação do EXECUTIVO MUNICIPAL. No entanto e em ultimo caso, é que entra o ESTADO como parceiro dentro de um aparato constitucional para o entendimento em questão de acordo com a situação que pode ser um problema a ser solucionado ou pode ser um empreendimento a favor do coletivo como um todo.

    É o caso das palafitas que só existem porque é o PREFEITO quem permite, ele é o chefe do EXECUTIVO é ele quem determina por meio de suas prerrogativas o entendimento seja ele a importância do acontecimento em vista. Claro, o ESTADO também tem sim, sua responsabilidade mas só no caso da omissão de um determinado agente público pelo fato daquele solo seja ele de quem for o proprietário, mas ele está dentro do linha mento territorial estadual lembrando que o ESTADO É FORMADO PELOS MUNICÍPIOS.
    Já neste caso como alem de ser da marinha, a UNIÃO deveria ter impedido e provocado intervenções constitucionais na implementação de investimento social contemplando ESTADO E MUNICIPIO, E PORQUE NÃO ACONTECEU? Faltou conjuntura que envolvesse gestão entre UNIÃO, MUNICIPIO E POR ULTIMO, O ESTADO.

  9. marcos que devender o indefensavel fora familha sarney agora 65 flavio dino

  10. O problema não foram as palafitas em si, mas sim os indíces sociais do Estado, já que a governadora falou que é um Estado rico.

  11. Eu vi direito ou vc tá insinuando que o problema habitacional do estado é responsabilidade da prefeitura? meu irmão, acordo nenhum tira do Estado a responsabilidade habitacional, assim como acontece nos interiores que o problema de moradia é uma tragédia, um sofrimento.

  12. Deixa de sofismar. Não interessa de quem é responsabilidade quanto à manutenção de palafitas naquele local. A reportagem pretendeu mostrar o que todo mundo vê e sabe por aqui: HÁ MUITO MARANHENSE MISERÁVEL, INCLUSIVE DEBAIXO DOS OLHOS DA GOVERNADORA, que fica entronada no Palácio dos Leões fazendo não se sabe o que. Ou seja, que pouco ou nada representa o falado enriquecimento do Estado se apenas uns poucos apaniguados (os de sempre) usufruem dessa riqueza. DEIXA DE PENSAR QUE O TELESPECTADOR É IDIOTA…

  13. Na minha visao o problema não é só do prefeito não… Primeiro que em relação a areas de mangue onde há construção de palafitas quem tem responsabilidade de fiscalizar é a Sec. Municipal de Meio Ambiente. Ai também entra a Blitz Urbana para manter esse tipo de intervenção longe. Porem, a miseria em que essas pessoas vivem É CULPA DO ESTADO SIM! Prefeitura nao tem verba pra construir casa! o Minha Casa Minha Vida é por intermedio do Governo Federal. A prefeitura não pode chegar la pra essa gente e dizer ” dêem o fora dai” sem poder abrigá-las em outra parte, nem o Estado também. Até por que isso depende de ação judicial. Tenho que dizer que a miserabilidade de quem vive em palafita é consequencia direta da má distribuição de renda, de um PIB GIGANTE NA MAO DE EMPRESARIOs e isso nunca se reverte para melhorias para o POVAO. É SO ACUMULO PARA OS GRANDES E UMA RENDA PER CAPITA IFIMA PARA OS PEQUENOS! INJUSTIÇA SIM! DESIGUALDADE SIM!

  14. O problema não é a palafita em si. É a miséria do povo que mora nesse estado oligárquico!

  15. Caro Marco D’Eça,
    Só falta agora você responsabilizar os “marcianos” pelos problemas da Educação, Saúde, Saneamento e principalmente da Segurança no Maranhão.
    A atual governante está no seu 4º mandato, coitadinha, não tem culpa nenhuma.
    Ah, conta outra cara!

  16. NÃO SE TRATA DE RESPONSABILIDADE, TRATA-SE DO ESTADO, ISTO É O MARANHÃO E QUEM GOVERNA O MARANHÃO MESMO ANTES DE PALÁCIO, CASTELO E OUTROS É A FAMÍLIA SARNEY, A MISÉRIA EXISTENTE NO INTERIOR TAMBÉM É DE RESPONSABILIDADE DO MESMO BANDO, O GOVERNO DO ESTADO FOI ELEITO COM VOTOS DE SÃO LUIS, PORTANTO, A RESPONSABILIDADE DELA “SE É QUE TEM” É EM TODO O ESTADO, NÃO VENHA COM DEFESAS IDIOTAS E IRRESPONSÁVEIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *