Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Mostra-se palafitas, mas não de quem é a responsabilidade

Foi veiculado em matéria nacional a situação da pobreza no Estado do Maranhão. Para ilustrar, as palafitas situadas nas áreas de marinha e mangue de São Luís. Quase ninguém comentou de quem é a responsabilidade, mas a atribuíram imediatamente ao Governo do Estado.

Apenas a título de informação, o problema das palafitas se arrasta a anos e, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, não houve qualquer intervenção. Passou pelas gestões de Tadeu Palácio, se agravando mais ainda na gestão de João Castelo e, no momento, completamente abandonadas pela atual gestão.

Por meio de acordo firmado com a União, a Prefeitura responde legalmente pelas áreas ocupada pelas palafitas e, no momento, o projeto do PAC Rio Anil de parceria entre Governo Federal e Governo do Estado é que melhorou mais a área com a construção dos apartamentos, para a realocação de famílias que viviam nas áreas de mangue próximo à Camboa.

A Blitz Urbana é o principal agente da prefeitura que deveria, por responsabilidade, fiscalizar as áreas afim de evitar o aumento deste tipo de moradia. Porém, não é exatamente o que acontece, fato alegado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, não haver estrutura o suficiente no aparelhamento dos órgãos de vigilância.

Sair da versão mobile