Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

PT fora do palanque de Roseana Sarney é tese de bobalhão

Por Linhares Júnior 

Acredite, apesar de tudo ainda existe gente no Maranhão que acredita que o PT não é aliado de primeira linha de José Sarney. Basta ler os blogs, ouvir opiniões e parar para ver o comportamento de algumas pessoas: elas acham que existe a possibilidade do PT no Maranhão não ir com Roseana.

Especificamente a oposição comandada por Flávio Dino acredita que a direção nacional do PT irá romper com Roseana Sarney nas próximas eleições. Ou lançará candidato, ou apoiará Flávio Dino. Caso não ocorra uma guinada histórica, isso é miopia cínica ou cretinice intelectual, das duas uma.

Após a onda de criminalidade o que fez o Governo Federal? Mandou ajuda ao governo do Maranhão. Nem mesmo os órgãos especializados em criticar tais acontecimentos deram um pio sobre o assunto. Hoje Gilberto Carvalho, um dos cabeças do PT, fez severas críticas contra a ação da polícia contra s “rolezinhos” em São Paulo. Quanto às decapitações, ônibus destruídos e pessoas queimadas, nem uma palavra sequer.

O PMDB nacional, partido do pai de Roseana, já começa a ensaiar uma pressão no PT. Existem boatos de candidatura própria. E isso aterroriza o PT. Sem o partido de Sarney a eleição está perdida. E vamos aos números.

O partido governado por Sarney possui nada mais nada menos que 1024 prefeitos. Em segundo lugar vem o PSDB, com 702. O PT tem pouco mais de 600. Na bancada federal, o PT aparece com 88 deputados federais, seguido pelo PMDB com 76. Em 2010 o PT elegeu 149 deputados estaduais, o PMDB 147. Nos estados, a situação é desesperadora. Juntos PSDB e PSB, que devem ser adversários do PT, possuem 14 governadores. Tucanos governam 8 estados e socialistas 6, mais da metade do total. O PMDB governa 6, PT 4, PSD 2 e DEM 1.

Ou seja, se o PMDB pular fora do barco, Dilma perderá uma parcela significativa de prefeitos, deputados federais, deputados estaduais e provavelmente terá que enfrentar nada mais nada menos que 21 governadores.

Se fosse Roseana uma qualquer, continuaria sendo uma das 6 governadoras do PMDB. Contudo, a coisa é pior. Além de governadora, ela é filha do homem que influencia diretamente grande parte deste batalhão do PMDB.

O PT maranhense não possui candidato forte. Apesar da liderança nas pesquisas, a vitória de Flávio Dino ainda não é uma certeza. E qual seria a guinada histórica? Ou surge um Lula maranhense no PT até março que conquiste 50% das intenções de voto nas pesquisas, ou Flávio Dino alcança 80% na preferência do povo.

O fato é que a muleta do PT sempre foi Lula, mas agora é o PMDB. Os dois partidos são irmãos. Portanto, é muito improvável que Dilma queira comprar briga com José Sarney. E quem acha que Sarney deixaria barato qualquer atitude que prejudicasse a filhota nas eleições, seja candidatura própria ou apoio a Flávio Dino, é míope ou é cínico.

Sair da versão mobile