Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Uma estranha ligação entre crime e imprensa…

O garoto Costa toca o terror com ações de bandidos

O sistema de Segurança do Maranhão – fortemente criticado em diversas postagens, inclusive deste blog – faz um esforço brutal para controlar a situação de violência nos presídios maranhenses e fora deles, ninguém pode negar.

A Polícia Militar mantém um batalhão no Complexo de Pedrinhas,  realiza blitz e ações de captura em vários bairros e já anunciou a ocupação das áreas mais violentas. O Serviço de Inteligência da Polícia Civil também faz o serviço de interceptação telefônica e investigação velada que resulta na desarticulação das ações criminosas.

Mas a batalha é desumana e  desigual, por que a SSP briga contra o crime e contra a mídia.

E tem sido muito estranha a relação da mídia – os aborígenes* locais e os quatrocentões sulistas – com as facções criminosas e as ações de bandidos.

Estranhamente, setores da mídia – justamente aqueles ligados à oposição – têm anunciado ações criminosas bem antes de elas acontecerem.

John Cutrim: sempre ‘inocente” e “bem intencionado”

Detalhe: blogueiros e jornalistas oposicionistas, anunciam o milagre, mas não revelam o santo, numa clara intenção de tocar o terror em São Luís.

Primeiro foi o blogueiro do Jornal Pequeno John Cutirm – aquele mesmo do artigo que publicou sem ler e teve que se retratar – que anunciou em seu blog uma nova ação criminosa.  No texto intitulado “Cautela sobre nova ação de bandidos em São Luís”, ele cita “amigos da PM”, para dizer que recebeu a informação de novas ações criminosas na capital.

– Amigos da Polícia Militar nos informaram que bandidos podem aprontar neste domingo ou nos próximos dias em São Luís, em represália à ação da PM onde, na noite de ontem, um membro do Bonde foi morto – disse Cutrim. (Leia aqui)

O blogueiro do JP tem sido useiro e vezeiro na ação de anunciar – no blog e nas redes sociais –  supostos ataques, que nunca se confirmam., mas geram o pânico na população.

Na quarta-feira, o próprio Cutrim chegou a exaltar seu próprio aviso: “Avisamos, no domingo, que facções criminosas planejavam fazer ataques em São Luís. Na noite desta terça-feira, confirmou-se a previsão. Nos próximos dias, a Polícia Militar e a população devem ficar em alerta máximo”.

Outros blogueiros, do mesmo JP, encarregam-se de manter contatos sistemáticos com a mídia quatrocentona, que retrata um suposto clima de tensão constante na capital maranhense – com objetivo de forçar intervenção no Maranhão.

Ontem, foi a vez do blogueiro dinista Domingos Costa revelar que bandidos invadiram as ondas de rádio da PM para “colocar ainda mais terror na capital”. (Leia aqui)

Em meio a isto, estão os quatrocentões da mídia sulista, que passam 24 horas cobrando uma intervenção federal em São Luís, sob a justificativa das ameaças artificiais criadas pelos aborígenes*

É esta estranha relação entre o crime e a imprensa que precisa ser esclarecida.

Pelo bem do Maranhão…

*Aborígenes são nativos da Oceania, que ficam deslumbrados, como qualquer índio, quando o homem branco – geralmente europeu – chega em suas terras oferecendo “espelhos” em troca de sua honra
Sair da versão mobile