8

Abandonadas Brasil a fora, UPA’s são modelos de atendimento no MA…

UPA abandonada antes da inauguração o interior de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)

No interior de São Paulo, as UPAs estão assim, abandonadas

Do blog de Gilberto Léda

Reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou hoje (31) que diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pelo país simplesmente não funcionam. Algumas sequer foram inauguradas e já estão abandonadas

Na nova UPA de Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins, o mofo vai se infiltrando. A construção terminou faz dois anos e meio, mas a prefeitura diz que falta dinheiro para comprar equipamento e contratar funcionários.

O Ministério da Saúde diz que, se a unidade não abrir até março, a prefeitura vai ter que devolver os mais de R$ 2 milhões que recebeu do Governo Federal.

Outra Unidade de Pronto Atendimento, em Patos de Minas, custou R$ 5 milhões e foi concluída há um ano. Os equipamentos quase foram perdidos quando a chuva entrou na área do atendimento de emergência. O conserto foi feito e a nova previsão é de abrir em março.

Em Francisco Morato, na Grande São Paulo, a população passa pelo prédio novo, que está fechado há muito tempo.

– No começo estava abandonado e os vândalos acabaram roubando alguma coisa. Agora tem guarda, pararam. Mas no começo andaram invadindo, pelos fundos, e roubaram bastante coisa: fiação, destruíram banheiro, levaram tudo – diz o comerciante João Batista.

Do outro lado da Região Metropolitana, a UPA de Carapicuíba começou a ser construída em 2010 e deveria ter ficado pronta um ano depois. Nunca atendeu nenhum paciente. Fica em um dos bairros mais pobres da cidade, onde mora a Ionice Alves de Lima, que tem seis filhos.

UPA-do-Araçagy

No Maranhão, o atendimento é elogiado até porq uem tem plano de Saúde

Situação bem diferente ocorre no Maranhão.

Em todo o estado, são dez unidades desse porte. Todas funcionando. A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. As unidades estão equipadaz para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.

A primeira UPA maranhense foi inaugurada no bairro do Itaqui Bacanga e realizou, logo em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 130 mil atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria.

– O governo está oferecendo aos maranhenses um serviço de alta qualidade, com equipamentos moderníssimos, estrutura física completamente nova e adequada, profissionais competentes e compromissados. A satisfação da população comprova que estamos no caminho certo – avalia o secretário da Saúde, Ricardo Murad.

Dotadas de modernos equipamentos, as UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Nas UPAs os pacientes são estabilizados e, dependendo da situação, são encaminhados para casa, para o Centro de Medicina Especializada (Cemesp) ou para um dos hospitais de referência até a completa resolução dos seus problemas.

Elas estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Engraçado é que em todo Brasil quem constrói as UPA’s é o governo federal. Aqui deixam transparecer que é o governo do Estado. Porque????

  2. Imagine sào Luís sem essas UPA’s e só com os fétidos socorrões do Holandinha e do Flávio Dono! Cruz, credo!!!! Isso o a imprensa sulista comprada pelas verbas da Embratur não vê.

  3. talvez seja a única coisa boa que esse governo fez,mas deve ter dinheiro federal no meio, o Estado nunca financia um projeto 100%, tomara que continue assim para melhor.

  4. Meus amigos, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MÍDIA NACIONAL?
    Meus amigos, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AQUELE QUE TANTO SE FAZ PASSAR POR OPOSIÇÃO?

    Meus amigos, foi o que eu sempre disse, AQUI NO MARANHÃO NÃO TEM OPOSIÇÃO AO GRUPO SARNEY. ONDE SE ENCONTRA A OPOSIÇÃO DE VERDADE? O que custa admitir e assumir no apresentar sequer uma vez, um gesto de carinho pelo MARANHÃO chamando atenção da mídia nacional que algo de bom e de positivo existe na sua terra, já que ela é terra natal? Meus amigos, OPOSIÇÃO DE VERDADE pode até já ter tido aqui no MARANHÃO, mas só se foi nos últimos 30 anos. Meus amigos, onde estão os argumentos a respeito dessas UPAs? Meus amigos, eu desafio essa turma a comentar algo do DIFERENCIAL DO MARANHÃO em relação a funcionabilidade das UPAs.

  5. Certo! Mais na hora de internar corre pro socorrão. Inclusive os dois PS estão lotados, mais a maioria desse pessoal é do interior do estado, logo o estado que diz que a saúde no maranhão e coisa de primeiro mundo. Então porque que essas pessoas não estão nos “hospitais modernos” que o secretario de estado de saúde faz questão de dizer que fez? Essas UPAS na verdade são mais uma manobra politica pra arranjar emprego temporário ate passarem as eleições, mesmo porque só tem remédio pra dor e febre e olhe lá.

  6. para curar dor de cabeça e tomar dipirona é ótima,fazer exame já é bem diferente, o maranhão nesta gestão marcos,só é diferente em sofrimento,em pernambuco voçê é encaminhado imediatamente para o nossa senhora da restauração um hospital de 10 andares,quando o problema é de alta complexidade nem precisa,aqui marcos quando vai,é socorrão marcos o que socorre o maranhão ,lá as pessoas morrem porquê é um hospital marcos,as upas são do governo federal para ajudar governos aliados do pt vai na upa marcos,e sai comentando que lá é bom, o socorrão sempre carregou este estado nas costas 50 anos marcos…….

  7. Hoje a grande maioria da população de São Luís procuram atendimentos nas UPAs. Pois as Unidades Básicas de Saúde do município e as Unidades Mistas não funcionam como deveriam funcionar. Pura falta de gerenciamento da Saúde municipal. Enquanto em outros estados existem UPAs completamente abandonadas como vemos nas imagens acima. As nossas UPAs funcionam plenamente cumprindo o seu papel e de outros. Dai a César o que é de César, pois o secretário Ricardo Murad vem realizando um trabalho extraordinário à frente da Saúde Estadual. Com ações concretas e visto a olhos nus. Só não vê quem faz de cego. A mudança de verdade se faz se faz assim…. com trabalho…

  8. Você foi feliz em abordar esse assunto, parabéns, só falta mandar para Globo e folha de São Paulo, pra ver se eles publicam, só assim eles verão que o MARANHÃO é o contrário do que falam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *