22

O antes e o depois de Sarney no Maranhão…

 O vídeo abaixo é uma relíquia histórica. Trata-se de um documentário produzido por volta de 1969, com parte de uma série exibida em rede nacional. E mostra o antes e o depois do então governador José Sarney no Maranhão. A construção das barragens de Boa Esperança, do Bacanga e do Batatã; a implantação de estradas rasgando o estado; a modernização de São Luís – com construção de conjuntos habitacionais, o Parque do Bom Menino, novas avenidas e a ponte do São Francisco, na época, a maior do Nordeste. O visionarismo de Sarney, ao trazer para o estado os primeiros sistemas de processamento de dados e a implantação de escolas a cada mês.  É um vídeo histórico, que nem o próprio Sarney conhecia. E que mostra a verdade nua e crua do que era e do que passou a ser o Maranhão

 

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Um sugador desse ,o estado pior do Brasil. Um verme desse,um sacador dos pobres. Ainda tem puxa saco desse,segurador de sacos.

  2. Até onde eu seu o Maranhão não esta muito bem não. Ainda mais consideando que a família Sarney manda no estado desde 1960.
    Este monte de comentários positivos to comecando a achar que o povo do maranhão merece o governo que teve nas ultimas decadas.

  3. um estadista! quando passou pela presidência as obras continuaram (papódromo e aterro do rio bacanga) como presidente do senado (negou autorização para empréstimos do BNDES); a filha, como governadora não constrói uma (única sala de aula)… alguma coisa deu errado nesse periodo de 40 anos… parece que só os 4 primeiros anos foram bons! eu quero o estadista da década de 60!

  4. EU ACREDITO EM SARNEY, EM ROSEANA, EM PAPAI NOEL, SACI PERERE, MULA SEM CABEÇA, IARA ….

  5. Por coincidência, naquela época, Sarney saiu para se candidatar ao Senado e assumiu o seu vice Antônio Dino.

  6. Essa é a verdade dos fatos enquanto Sarney touce o progresso para o maranhão na época a oposição touce o que nada tá de parabéns este grande líder politico José Sarney.

  7. Todas essas iniciativas, partiam da casa civil lideradas pelo General Golbery, era a forma positiva do Regime Militar de governar, forma competente e proativa, repito essa iniciativa não partiu do governador biônico José Sarney, más sim da Revolução, que teve como único pecado, ter virado as costas para a democracia. Uma certa vez o General Geisel afirmou que as usinas de Angra I e Angra II, iriam resolver problemas no futuro de apagões no Brasil e houve contestação, para finalizar você Marcos Deça é um sem moral e sem decência nenhuma para afirmar alguma coisa.

  8. NÃO ENTENDO, ISSO NÃO EH OBRIGAÇÃO DE QUALQUER GESTOR PUBLICO, NÃO FORAM ELEITOS E SÃO PAGOS COM O DINHEIRO DO POVO PARA TRABALHAR PELA MELHORIA DO ESTADO?
    PARECE QUE ELE FEZ FAVOR AO ESTADO.

    COMO DIRIA VC… ME COMPRE UM BODE

  9. Será que alguém tá pensando que este sugado Estado era para está igual em todos esses anos.
    O que tem que ser observado muito bem, é que avançamos bem menos que os outros estados, pela incompetência de nossos administradores..

  10. Seria bom colocar o video de Glauber Rocha Maranhão 66′ pois da para ver a diferença.

  11. GILSON,
    BOA PARTE DAS RESPONSABILIDADES ESTÃO NAS MÃOS DOS PREFEITOS. ELES SÃO OS RESPONSÁVEIS EM DESENVOLVER OS SEUS MUNICÍPIOS.
    NÃO É JUSTO ATRIBUIR A APENAS UMA ÚNICA PESSOA , TODAS AS MAZELAS DE UM ESTADO.

  12. MOSTRA A HISTÓRIA DO CEARA NESSE PERÍODO…COMPARA!…E OLHA QUE LÁ A SECA É BRABA…ALIÁS, EXCETO ALAGOAS, QUE É CHEIA DE CORRUPTOS ( RENAN, COLLOR…) COMO AQUI, COMPARA COM QUALQUER OUTRO ESTADO….JÁ TE FALEI : NÃO MENOSPREZE A INTELIGÊNCIA DE SEUS LEITORES.

  13. O vídeo mostra tudo. Ninguém vai fazer mais do que Sarney. O que o Maranhão precisa hoje é de gestão, alguém competente para administrar o Maranhão. Alguém experiente e com gestão competente e comprovada. Que me desculpe a dupla Tom e Jerry, mas a experiência de vocês é tocar fogo na cidade e se juntar com a escória da política maranhense. Outra coisa, quando vocês falam em quarenta anos de oligarquia, vocês estão chamando o povo de gado. Meta uma coisa nas cabeças de vocês: se tem um adjetivo para esse tempo todo à frente da política maranhense o nome é COMPETÊNCIA.

  14. Se esses sarney , foi tão bom porque somos o pior estado com os piores serviços. Por que Estado e mais analfabeto , não tem estrutura hospitalar ,o povo maranhense não se engana com essa mentiras, podem postar um rio , por que tudo que vem dessa oligarquia tem ser verificado a veracidade

  15. Parabéns Sarney!!!
    Oposicionistas apresentem a lista de obras, e beneficios a população….

  16. EU SOU TESTEMUNHA DA TRANSFORMAÇÃO QUE OCORREU NO MARANHÃO QUANDO O PRESIDENTE SARNEY FOI GOVERNADOR. NÃO HAVIA ESTRADAS, NÃO HAVIA PORTO DO ITAQUI, NÃO HAVIA BARRAGEM DO BACANGA, NÃO HAVIA ÁGUA NA CIDADE, NÃO HAVIA UM METRO DE ASFALTO. TUDO FOI REALIZADO NA GESTÃO DO PRESIDENTE SARNEY, NÓS DEVEMOS MUITO A ESSE HOMEM. SÓ A OPOSIÇÃO NÃO QUER ENXERGAR. AGORA PENSE BEM, A PREFEITURA DE SÃO LUIS ESTÁ NAS MÃOS DO ADVERSÁRIOS A APROXIMADAMENTE 30 ANOS E SÃO LUIS ESTÁ PÉSSIMA. TODOS OS ELEVADOS CONSTRUIDOS EM SÃO LUIS PARA MELHORIA DO TRANSITO FORAM FEITOS POR ROSEANA SARNEY, AS GRANDES AVENIDAS FORAM ABERTAS OU PELO SARNEY OU POR ROSEANA. A OPOSIÇÃO DEVERIA RECONHECER O FRACASSO QUE É ESSA PREFEITURA GERIDA POR INCOMPETENTES CORRUPTOS.

  17. Perae!!! A Hidroelétrica de Boa Esperança??entre dois Estados?Acesse o site da Eletrobrás,é uma obra 100% do governo federal.Hoje faz parte da Eletronorte.Foi nos governos militares que por sinal o País cresceu muito no setor de energia elétrica e telecomunicações.Sei q mais uma vez vou ser censurado,por discordar.

  18. Cara um documentário muito bonito acho ate que você deveria postar mais videos desse tipo, até para que algumas pessoas conheçam mais a historia do nosso estado. Mais olha só pelo que deu pra perceber a maioria dessas obras foram do governo federal, por outro lado o Sarney naquela época era sinônimo de mudança e agora esta acontecendo a mesma coisa, esta na hora de mudar quem sabe daqui a 44 anos outro jornalista não irá postar outro vídeo parecido com esse, só espero que seja com mais imparcialidade.

  19. Só os cegos e loucos negão que o povo do Maranhão tem muito a agradecer este visionário, lembro-me da época de criança em minha querida cidade, sem energia elétrica, sem estradas e este homem construiu a barragem de boa esperança um nome bem em pregado, pois acabava de dá esperanças a todos os habitantes daquela região. Meus parabéns Sarney e agradeçe a Deus por ter nascido no meu Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *