Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Administrando cidades, eis as mudanças

Eis as cidades:  São José de Ribamar e São Luís. São duas importantes cidades da grande ilha. A primeira foi administrada por Luís Fernando Silva (PMDB), atualmente pré-candidato ao governo do Estado e hoje, é comandada por Gil Cutrim (PMDB). Este, por sua vez, apoia a candidatura de Luís Fernando. Já São Luís é administrada por parte do mesmo grupo que disputará o Palácio dos Leões, este ano.

São Luís, como a maioria sabe, sofre com constantes trocas de secretários apenas nesta gestão. O prefeito Edivaldo Holanda perdeu um ano inteiro de mandato tentando ajustar sua equipe, com trocas, principalmente, nas áreas mais importantes da gestão – Saúde, Educação, Infraestrutura e Trânsito.

Maioria das trocas estas que vieram do mesmo grupo que atualmente pretende governar o Maranhão (reveja aqui). A cidade, com isto, permanece praticamente a mesma, apesar do discurso de mudança estar espalhado aos quatro cantos.

Já São José de Ribamar, mesmo sendo menor, apresentou grandes mudanças reais desde a administração de Luís Fernando, em 2004.  E continua apresentando atualmente com a gestão de Gil Cutrim, sucessor de Luís Fernando. É pioneira em programa educacionais,  por exemplo, estando à frente da capital ludovicense.

Se pontuar aquilo que mudou de fato e o quê apenas permaneceu nas ideias nestas administrações em especial, o comparativo mostra que Ribamar fez acontecer, enquanto São Luís, aos poucos tenta se reerguer, por enquanto, sem sucesso.

Com redação de Aline Alencar

Sair da versão mobile