23

Os 30 anos da oposição em São Luís…

O blog inicia hoje uma série para analisar as três décadas de domínio da oposição na Prefeitura da capital maranhense. Com base em fatos que se podem comprovar a olhos vistos e dados históricos, o blog vai abordar desde os resultados práticos deste domínio, passando pela “obra” de cada um dos oito prefeitos, e discutir como seria São Luís sem o que foi realizado pelos governadores. Abaixo, o primeiro da série de três posts

 

 

http://2.bp.blogspot.com/-41CtM22wFrQ/UhO5uzctZlI/AAAAAAAAAYo/Ikac6z4kSnw/s320/IMG_000010491.jpg

De Gardênia a Holandinha, prefeitura se limita a a tapar-buracos

A oposição maranhense completa neste 2014 nada menos que 30 anos de controle da Prefeitura de São Luís.

À exceção de um curto período de três anos em que coincidiram os mandatos dos governadores José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT) com o do prefeito Tadeu Palácio (ex-PDT, hoje no PP), todos os eleitos na capital maranhense – de Gardênia Gonçalves (antigo PDS) a Edivaldo Júnior (PTC) – fizeram e fazem oposição ao Governo do Estado, e sobretudo ao grupo Sarney.

Mas o resultado prático deste controle oposicionista é quase nulo, em termos de obras estruturantes.

Nenhum dos oito prefeitos fez qualquer obra que pudesse ser considerada como importante para o desenvolvimento futuro da cidade. Nem Jackson Lago, que passou três vezes pela prefeitura.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/378x0/2012/04/20/via_expressa.jpg

Grandes obras, como a Via Expressa, são todas feitas pelos governadores

Tudo o que São Luís tem em obras de mobilidade urbana, melhoramento de trânsito, abertura de avenidas, construção de hospitais e saneamento básico foi feito pelos prefeitos anteriores a estes oposicionistas – aliados exatamente a Sarney – ou pelos governadores José Sarney, João Castelo, Epitácio Cafeteira, Edison Lobão, João Alberto de Souza e Roseana Sarney.

Absolutamente tudo mesmo.

O que os prefeitos fizeram nestes 30 anos, mal e porcamente, foi apenas a manutenção  do que já existia ou do que foi feito pelos governos. A inoperância é tamanha que se vê aberrações como as de Holandinha, que distribui farto material publicitário e de comunicação para anunciar operações tapa-buracos.

http://4.bp.blogspot.com/-QS36fqW2jnw/TnqWhpoaH4I/AAAAAAAAAaI/pjUGR14dNFY/s400/Prefeito+_+Assina+Ordem+de++Servi%25C3%25A7o+_+Pavimenta%25C3%25A7%25C3%25A3o_+Cidade+Olimpinca_+Foto+Hon%25C3%25B3rio+Moreira006.6583.jpg

Castelo é a única exceção ente os prefeitos

A honrosa exceção é feita a João Castelo (PSDB), coincidentemente, também um governador realizador.

Ele construiu ou recuperou em quatro anos de mandato, pelo menos quatro importantes avenidas da capital – Santos Dumont, Estrada da Vitória, Mário Andreazza e Santo Antonio do Calhau; também construiu a Avenida Mauro Bezerra e uma outra, que liga, a Santos Dumond à Guajajaras, por dentro do João de Deus.

Além disso, iniciou a recuperação dos canais que cortam São Luís e o prolongamento da avenida Litorânea.

Os demais prefeitos se preocuparam em aperfeiçoar apenas serviços básicos, deixando as grandes e importantes obras apenas para os governadores que eles próprios diziam combater.

Como será mostrado nos próximos posts…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. O povo é um bicho besta e se contenta com muito pouco.
    Tudo que esses políticos fizeram é pouco para o Maranhão! somos os últimos em todas as estatísticas!
    Fazer grandes avenidas, hospitais e escolas é OBRIGAÇÃO de TODOS os governantes, é por isso que colocamos eles no poder!

  2. O bairro onde eu moro, Habitacional Turu, as ruas pareciam uma tábua de pirulito de tanto buraco. Foi recapeada todas as ruas com asfalto de primeira qualidade. Foi o Castelo quem fez. Volta, Castelo.

  3. Diante de tal relato, eu só torço para q o atual prefeito Edivaldo Holanda Jr trabalhe e transforme essa cidade e cumpra com suas promessas de mudanças. A exemplo do q já vem mostrando na educação municipal.

  4. Castelo foi o único prefeito que deixou um legado de grandes obras prontas e em andamento durantes os últimos 30 anos. Isso é fato, o resto é enrolação. Volta Castelo, a cidade precisa de você.

  5. SÓ UMA PERGUNTA: PORQUE OS VIADUTOS QUE ROSEANA SARNEY CONSTRUIU EM SÃO LUIS, COMO O DA COHAB E DA COHAMA NÃO RESOLVERAM OS PROBLEMAS NO FLUXO DO TRÂNSITO DA CIDADE? OU VOCÊ ACHA QUE RESOLVEU?
    QUAL OBRA DE SANEAMENTO BÁSICO IMPORTANTE FOI REALIZADA PELO GOVERNO ROSEANA SARNEY OU DE SEU GRUPO?

    Resp.: Não resolveram? Agora imagine estes retornos sem estes viadutos? Você já viu as unidades de tratamento de esgotos do Jaracaty e do Bacanga? São obras de saneamento.

  6. Realmente o ex prefeito João Castelo fez muito por nossa São Luis nos 4 anos que foi prefeito,como voçê enumerou as obras,e só naõ fez mais por não ter sido reeleito.
    O grupo do Jackson Lago foi só maquiagem na nossa São Luis,nunca teve grandes obras estruturantes na nossa ciadade quando o grupo do Jackson Lago estava no comando da prefeitura de São Luis.
    E o PIOR de todos os prefeitos da história de São Luis é justamente o que pregou a tal MUDANÇA e que é o mais jovem e por consequência o mais inexperiente e incompetente,infelizmente não temos o que comemorar nesses 30 anos de oposição na nossa Ilha e sim pensar em chutar a bunda desse prefeitinho safado e mentiroso.
    VOLTA CASTELO !!

  7. INTERESSANTE, NÃO SABIA DESSE DETALHE DOS TERMINAIS. ACHEI QUE CONCEIÇÃO TINHA FEITO SÓ O ATERO DA RIBEIRA

  8. PERMITA-ME ACRESCENTAR CAO JORNALISTA QUE COMO HISTORIADOR, ANTES DE BACHAREL EM DIREITO, QUE ACHEI EXTRAORDINÁRIO O VIDEO AO LADO.
    DE FATO, PODEMOS COMPARAR O VITORINISMO COMO A NOSSA IDADE MÉDIA. SARNEY FEZ SIM UM EXCEPCIONAL GOVERNO. NO CASO DA BARRAGEM DO BACANGA SARNEY TINHA UM PROJETO PARA FAZER UM PARQUE AQUATICO ALI. URBANIZANDO TODA AQUELA ÁREA MAS PEDRO NEIVA DE SANTANA AO ASSUMIR O GOVERNO, ALÉM DE ROMPER COM SARNEY, NÃO TOCOU O PROJETO EM FRENTE.
    LEMBRO CRIANÇA AINDA DAS LUMINÁIAS ORIGINAIS, EM ESTILO FRANCES, DANDO UM CHARME À CIDADE. ALÉM DE LIGAR SAO LUIS AO RESTANTE DO ESTADO.
    SARNEY TEM SEUS FEITOS E ISSO NÃO SE PODE TIRAR DELE!

    Resp.: Grato pela participação

  9. VAMOS COLOCAR 50 ANOS DE OLIGARQUIA SARNEY O QUE O MARANHÃO GANHOU O TROFÉU DE SER ULTIMO EM TUDO.

    resp.; Veja o vídeo aí ao lado e tire suas próprias conclusões.

  10. AGORA QUE OS TERMINAIS É UM LEGADO DE TADEU PALÁCIO ISSO É FATO, CONTUDO FEZ MUITO POUCO EM TERMO DE INFRAESTRUTURA PRA 6 ANOS DE PODER
    E DETALHE: COM O GOVERNO ESTADUAL COMO ALIADO, LEIA-SE JOSE REINALDO!!!

    Resp.; Na verdade, o projeto de integração é de Conceição Andrade, que construiu o primeiro terminal. Mas foi interrompido nos dois mandatos seguitnes de Jackson Lago. Tadeu deu continuidade, construindo os demais. Todas estas histórias serão temas de novos posts sobre “os 30 anos da oposição em São Luís”.

  11. SR VICENTE:

    A RECUPERAÇÃO DA AV. SAO LUIS REI DE FRANÇA FOI UMA ABERRAÇÃO DE ENGENHARIA, SENÃO VEJAMOS:

    – ROTATORIA DEFICIENTE SÓ CONSERTADA POR CASTELO QUANDO DA RECUPERAÇÃO DA ANREAZZA;

    – AUSENCIA DE PROJEO QUE PROJETASSE A AVENIDA PARA COMPORTAR A EXPANSÃO VIÁRIA DA AVENIDA(LEIA-SE AUMENTO DE TRAFEGO DE VEÍCULOS);

    – CALÇADA E CICLOVIA SE CONFUNDEM, TORNADO-SE UMA SÓ (UM ABSURDO);

    – CALÇADA E CICLOVIA MUITO EXTENSAS DIMINUINDO A AREA PARA OS VEÍCULOS AUTOMOTORES (QUEM PASSA TODO DIA POR LÁ SABE QUE MEIO METRO DE PISTA FAZ UMA FALTA DANADA);

    – FALTA DE PROJETO QUE VISUALIZASSE QUE A QUANTIDADE DE PESSOAS E CICLISTAS É MUITO MENOR QUE A DE CARROS, ÔNIBUS E MOTOS.

    ENFIM, QUANDO JACKSON GANHOU PARA O GOVERNO FIQUEI IMAGINANDO QUE UM CIDADÃO QUE NÃO CONSEGUE NEM FAZER UMA AVENIDA DIREITO COM PREFEITO, COMO É QUE GOVERNARIA NOSSO ESTADO ?

  12. Tudo que fizeram foi muito pouco e mal feito e causando transtornos.Todas as obras principais da Prefeitura durou quase toda a gestão de cada prefeito , inclusive Marcos quero que vc pergunte ao Edivaldo quando ele vai mandar aterrar as crateras do VLT da rotatória do bacanga e do canteiro da AVENIDA , É UM RISCO

  13. Calma, Jackson recuperou a São Luís Rei de França. Tadeu Palácio fez os terminais de Integração.

  14. boa tarde, gostaria que acrescentasse neste post a toda pavimetação da Chacara Brasil e incio da expanção da aavenida litorena que vem contribuindo na modabilidade de milhares de usarios de veiculos que trafegam na avenida dos holandeses

  15. é verdade, apesar de discordar de vc em alguns assuntos, reconheço q vc às vezes demonstra sensatez…..eu realmente me pergunto o q a oposição fez durante todo o tempo q esteve no poder? em termos de realizações só ví o Castelo….na verdade o q precisa é haver UNIDADE ENTRE GOVERNO E PREFEITURA DE SAO LUIS, pro bem estar da população….se a oposição não tem muita oportunidade no governo, deveria aproveitar seus tempos de executivo municipal, pra mostrar realizações e dar a entender q é possível governar bem..abraços.

  16. eles sempre fala mal do governo, e as obras da caiptal sempre tem o dedo do governo., isso ninguem fala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *