12

Por que só estes dois se preocupam com isso?!?

A iminente expulsão de moradores de uma suposta reserva Awá-Guajá, na região de São João do Caru e Zé Doca – uma tragédia anunciada – ganha repercussão internacional, mas no Maranhão, ninguém parece se preocupar com isso. ou quase ninguém. Os deputados Weverton Rocha (PDT) e Neto Evangelista (PSDB) são os únicos que já se manifestaram publicamente sobre o assunto, e pedem o envolvimento das autoridades para evitar o pior

 

 

http://i1.ytimg.com/vi/QYA4EzezDXM/0.jpg

Weverton na tribuna: assunto tem sido recorrente em sua ação parlamentar

O clima é tenso nas regiões do Gurupi e Pindaré, envolvendo os municípios de Zé Doca e São João do Carú.

Antropólogos da Funai decidiram que a área onde viviam cerca de 1,2 mil famílias há décadas, pertence, na verdade, a 400 índios nômades da etnia Awá-Guajá.

E conseguiram convencer a Justiça a expulsar as famílias de agricultores.

O Exército está na área, para promover o que a Funai chama de “desintrusão”, mas no Maranhão, apenas o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e o estadual Neto Evangelista (PSDB) já se manifestaram sobre o assunto.

http://www.agorasantaines.com.br/imagens/fotos/877/exercito.jpg

Homens do Exército mantêm guarda dia e noite na reserva

Weverton levou o problema para a Câmara Federal, em audiências públicas em várias comissões – inclusive com a presença de agricultores e índios – e chegou  visitar a reserva, onde o clima é de tensão com a presença dos militares.

Entenda aqui como se deu a ocupação da suposta reserva

Evangelista, por sua vez, entrou no comitê que discute o assunto e conseguiu influenciar a mudança da data-limite determinada para que os “intrusos” saiam por vontade própria.

http://blogdasilviatereza.com/wp-content/uploads/2013/11/neto.jpg

Evangelista também demonstrou preocupação na AL

Mas a ordem do Exército é tirar todo mundo, nem que seja à força.

E os moradores não têm para onde ir, por que o Incra ainda não conseguiu novo assentamento para eles.

Mesmo assim, ninguém do Governo do Estado, na Assembleia Legislativa ou das prefeituras dos municípios envolvidos no conflito se manifestou até agora.

E o silêncio é cúmplice da omissão…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. O dep. Weverto Rocha que desde o início tem se pronunciado em defesa dos agricultores prejudicados com a criação da Reserva Awa Guajá. Estes Índios são nomandes e se alimentam da caça e coleta de mel e alimentos existente na floresta. Ora esta reserva criada já está com quase 50% já desmatada. Lá existem vários povoados e muito homem branco. E porque a criação desta reserva neste local, impróprio para os índios. Vejam bem retirar estas famílias que lá estão há mais de 20 anos vivendo exclusivamente para produzir alimentos para o seu sustento. E o que eles vão fazer agora? O governo vai retirar sem pagar pelos seus investimentos realizados neste período. Ficam tapiaando estes inocentes agricultores que irão assentar em terras que vão comprar que até agora ainda não adquiriram nem um hectare se quer. Gente levar estas pessoas as margens das estradas ou transformalos em favelados nestas quatro cidades com os piores IDH’s do Maranhão é simplesmente desumano. Parabéns Neto Evangelista e dep. Weverton rocha pelas suas preocupações em defesa desse povo sofrido. Odilon Alves – Zé Doca -Ma

  2. O estrago vai ser grande, tirar 1.200 familias sem ter para onde ir e nem do que viver, levando em consideração que a maioria tira seu sustento da terra. Alguem precisa tomar providencias sobre este caso. Parabens deputado Weverton por ter levantado essa bandeira na camara federal e ao deputado Neto Evangelista por tambem ter se manifestado.

  3. meu caro marco,
    parabenizo a iniciativa dos deputados, no que se refere aos “agricultores”, que nõ meu entender TAMBÉM não deixam de ser invasores. entretanto, falta que eles (os deputados) esclareçam – deixem isso bem claro mesmo – sua posição em relação aos madeireiros que vivem lá derrubando a floresta, humilhando os que lá estão, com o trabalho escravo e com a exploração das terras sem as devidas autorizações. ou seja, ROUBANDO O QUE É NOSSO. Nesta parte aí do problema o nobres deputados colocaram uma nuvem de fumaça por cima. Por que será?

  4. E eles se preocupam com alguma coisa?
    Na verdade pra mim esses poderes legislativos nem eram pra existir.
    Deputado, vereadores só servem pra acatar ordens de prefeitos e governadores. Ou seja: a gosto do freguês.

  5. DESRESPEITO AOS PROFESSORES
    A EDUCAÇÃO MUNICIPAL VEM SEM DÚVIDAS TRABALHANDO PARA MELHORIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, NO ENTANTO, SOMOS SABEDORES QUE POR LEI TEMOS DIREITO A UMA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO. LEI QUE VEM SENDO DESRESPEITADA DIARIAMENTE.
    NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL, A ORDEM É ACABAR COM A REDUÇÃO DE JORNADA DOS PROFESSORES. A SUPERINTENDENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (DALVINA AMORIN) VEM COMETENDO ABUSOS E DESRESPEITO DIARIAMENTE, SEJA POR INCOMPETÊNCIA OU POR NEGLIGÊNCIA.
    NÃO QUEREMOS REDUÇÃO DE JORNADA SÓ NA MÍDIA, QUEREMOS O QUE NOS GARANTE A LEI. CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO?

  6. O problema maior é que já é uma decisão judicial, e tem que ser obedecida. Fala o Incra arrumar lugar para colocar esse povo. Caso não coloque vão ser mais sem terras que eles estão produzindo, 1200 famílias na beira da BR.

  7. Parabens aos dois deputados. Uma pena o silencio de seus pares, por omissao ou conivencia

  8. Deputado Weverton Rocha dando um exemplo de humanidade! Pena que são poucos os que fazem isso.

  9. Marcos, é digna de elogios a decisão corajosa do deputado Weverton Rocha de chamar atenção para os graves problemas causados por esse decisão arbitrária, que fora tomada sem levar em conta a situação das milhares de famílias, que há décadas moram naquela região, muitos até com o título da terra reconhecido e entregue pelas autoridades.
    Não sou admirador das práticas políticas do Deputado, mas, nesse particular, e por ter a coragem de abraçar uma causa tão delicada, que não é bem vista pelas elites e nem tão pouco politicamente correto defender, ele ganhou a minha simpatia e o meu respeito.
    Parabéns Deputado!

  10. ISSO É UM ABSURDO, TENHO ACOMPANHADO O SOFRIMENTO DESSAS FAMÍLIAS QUE ESTÃO AMEAÇADAS DE PERDEREM TUDO QUE CONSEGUIRAM EM 20 OU 30 ANOS. ESSES INDIOS QUEREM TERRA PRA PLANTAR MACONHA E VENDER MADEIRA. ESSAS FAMÍLIAS JÁ ADQUIRIRAM O DIREITO DE PROPRIEDADE PELO USO CAPIÃO. OCUPAÇÃO DO SOLO POR UM PERÍODO.
    PELA PRIMEIRA VEZ ESTOU COM O DEP. WEVERTON ROCHA E ESSE TAL DE EVANGELISTA. NÃO ACREDITO QUE TODO O CONGRESSO NACIONAL SE CALE DIANTE DE UMA BARBARIDADE DESSE. CONSIDERO ESSE ASSUNTO TÃO SÉRIO QUANDO A DECISÃO DO SUPREMO QUE ORDENA OS SERVIDORES DO SENADO A VOLTAREM A RECEBER OS SUPERSALÁRIOS. PELO AMOR DE DEUS.

  11. Pede pro Tocador de Obras, vosso candidato a derrota ir lá e tomar alguma posiçãoa , ele tem autoridade pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *