Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os caminhos de Eliziane Gama…

Eliziane Gama: sozinha, ela chegou até aqui

É fato que a oposição já ofereceu à deputada Eliziane Gama (PPS) a vaga de candidata ao Senado na chapa a ser encabeçada pelo chefe comunista Flávio Dino.

Não se sabe como Dino resolverá a questão com o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), mas que os seus gentes sondaram a parlamentar, isto e um fato.

Sabe-se que a candidatura de senadora desperta interesse na deputada, mas ela ainda não se decidiu por que seu futuro político não se resume a um mandato parlamentar de oito anos.

Eliziane Gama tem condições plenas de chegar a um segundo turno nas eleições de governador – e isso as pesquisas mostram claramente. Mas, independentemente disto – e tanto o governo quanto a oposição sabem – ela está cacifada desde 2012 para o embate com  o fraco prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) em São Luís.

E para ela, as duas eleições – 2014 e 2016 –  estão amarradas.

Eliziane Gama pode até aceitar a proposta de disputar o Senado na chapa oposicionista, mas tem que ter a consciência de que isso significará o adiamento do seu sonho de ser prefeita de São Luís.

Se Flávio Dino ganhar o governo, seu candidato a prefeito será Edivaldo Holanda Júnior, pouco importando o seu desempenho à frente da prefeitura. E Eliziane estará impedida de enfrentá-los, por conta dos compromissos que terá firmado para ser senadora.

A menos que resolva sair por si, mas com a pecha de traidora e não cumpridora de compromissos.

A deputada do PPS não é uma política de grupo.

Ela tem carisma pessoal extraordinário, que poucas lideranças dispõem, mas não tem grupo.

Como ela, várias outras lideranças de carisma extraordinário – Cafeteira, Domingos Dutra… – surgiram no Maranhão, mesmo sem grupo.

E todos eles, mesmo assim, alcançaram patamares altíssimos na seara política.

Não seria diferente com Eliziane Gama…

Sair da versão mobile