1

Sedihc visita famílias ocupantes de terra indígena Awá-Guajá

visitaUma equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou, nestas quinta (20) e sexta-feira (21), visitas técnicas às famílias que estão em processo de dê intrusão das terras dos índios Awa-Guajá, demarcadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A visita foi uma solicitação do município de São João do Carú, com o objetivo de realizar uma reunião com as famílias e com representantes do Governo Federal, Funai, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com o mapeamento realizado pela Sedihc, a resistência de algumas famílias em deixar as terras dos índios Awa-Guajá se dá em decorrência da distância entre os locais disponíveis para o assentamento e o município de São João do Caru.

Muitas famílias relataram que sobrevivem da lavoura, mas o local onde pretendem reassentá-los não é adequado para esse trabalho. No entanto, segundo o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, 265 famílias já se cadastraram para serem assentadas em outras localidade – afirmou Thayane Cristine Tavares, coordenadora do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos do Estado do Maranhão.

Na reunião, articulada pela Sedihc, o município de São João do Caru se comprometeu em reforçar o acolhimento às famílias que não terão para onde ir com o processo de expulsão.

Segundo o Pedro Gabriel Soares Souza, superintendente de Articulação e Avaliação das Políticas Públicas da Sedihc, o papel da secretaria é garantir os direitos humanos de todas as partes envolvidas no processo.

Fomos até a cidade para ouvir tanto as famílias que serão reassentadas, quanto os representantes das organizações responsáveis pelo processo. Solicitamos que fossemos informados de todas as ações realizadas ao longo desse procedimento de desintrusão, para que possamos fazer um acompanhamento do trabalho e garantir os direitos humanos e a assistência a essas famílias – informou Pedro Souza.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. PRA QUE ESSES INDIOS QUEREM TANTA TERRA?
    ENTÃO VAMOS TER QUE DEVOLVER A ELES O ESTADO DE SÃO PAULO QUE TAMBEM ERA DELES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *